Área projecto

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Out 25, 2007 4:28 pm

é possível calcular esse ángulo? não tendo em conta o índice de refracção da atmosfera basta ver o ângulo que a recta que vai do sol até ao ponto na terra que queremos iluminar faz com o plano tangente a terra nesse ponto...

Imagem
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor FF em Quinta Out 25, 2007 11:23 pm

Exactamente. É o problema inverso da determinação da latitude a partir da altura do Sol ao meio dia utilizando um astrolábio ou um sextante.

Na prática um painel fixo não deve ser apontado exactamente para o ponto de máxima irradiação ao meio dia - deve-se fazer uma correcção para um valor que represente um valor médio óptimo, pois o painel vai funcionar ao longo do dia.

A minha sugestão para um um trabalho de robótica de área projecto de 12º ano é fazerem um sistema com um painel que siga o Sol e um outro com um painel fixo e comparar o desempenho dos dois sistemas. Se trabalharem bem no Outono e no Inverno podem testar os sistemas com o Sol da Primavera!
Francisco Fraga
Departamento de Física da FCTUC
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sexta Out 26, 2007 7:01 pm

isso nem é nada má ideia... eu e o meu grupo vamos fazer uma maquete de uma cidade que produza grande parte do seu consumo energético... vamos por coisas como turbys (uma coisa muito gira... procurem no google) paineis solares nos telhados etc. Queriamos ainda procurar enquadrar geradores de electricidade na nossa cidade ideal ou então criar um sistema para produzir electricidade, de uma forma não-poluente CLARO!!! eu vi uns sistemas muito engraçados e muito século XXIII onde se deslocavam espelhos para focar os raios solares em paineis solares ou então paineis solares móveis :D
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor FF em Sábado Out 27, 2007 10:44 pm

A menos que a vossa cidade esteja situada ao lado de uma queda de água ou que construam uma central nuclear, tenho dúvidas que consigam ser autosuficientes em termos de energias não poluentes…
Mas um aspecto é certo – se vão ter pouca energia têm de a utilizar racionalmente, minimizando os desperdícios. Como pensam fazer isso na vossa cidade?
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Domingo Out 28, 2007 12:04 am

pois... aí e que vai entrar a parte mais engraçada do trabalho... isto não agrada muito ao meu colega de grupo mas se ele levantar muitas ondas faço eu sozinho esta parte... quero criar, inovar... quero investigar métodos para poupar energia e, como a maquete não permite muito detalhe, colocar as descrições desses métodos num trabalho escrito... mas fazer uma coisa em grande... já tenho ideias para os transportes e tudo mas tal como o professor disse ou a cidade já está num sitio favoravel ou então nada feito para a parte da produção energética... aí é que entra a parte engraçada :D

no meio de tanta vontade de melhorar pode ser que chegue a algum lado ou crie qualquer coisa decente... nunca se sabe... :roll:

o professor de AP já reclama comigo a dizer que eu tenho que começar pelo geral e só depois ir aos detalhes... tudo porque estou sempre a tomar apontamentos das ideias que vou tendo para o trabalho em vez de tar a definir os objectivos gerais do projecto :roll:
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Painel solar térmico

Mensagempor phy_chem em Segunda Nov 05, 2007 1:18 pm

Olá!
Um dos projectos da minha turma para AP é um painel solar térmico feito com materiais reutilizados. Já tenho o meu projecto praticamente feito mas falta-me saber com que inclinação vou colocar o painel visto que vai ser fixo. Alguém me pode ajudar neste ponto??
phy_chem
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Out 27, 2007 9:31 pm

Mensagempor FF em Segunda Nov 05, 2007 6:13 pm

É uma pergunta simples de resposta complicada. Um paiinel fixo é uma situação de compromisso e a melhor inclinação depende de factores muito diversos. Alguns , tais como a influência da latitude são fáceis de considerar, mas outros, como o aspecto sazonal (o painel vai ser mais necessário no Inverno ou no Verão), estar ou não ligado a sistema com acumulador de calor, a que horas vai haver maior necessidade de água quente, são mais difícies de modelar.

Podes ver por exemplo este sítio:
http://www.macslab.com/optsolar.html
que está cheio de tabelas e exemplos.

Mas porque não construir vários paineis e fazer um trabalho experimental sobre a optimização da colocação por comparação dos desempenhos? Tenho quase a certeza que os grupos de Robótica e Mindstorms te vão "roubar" a sugestão - e se calhar pedir ajuda para constuir os páineis!
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor kanixe em Segunda Nov 05, 2007 8:49 pm

alguem tem por ai informação ou trabalhos sorbe energia eolica?
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

Painel solar térmico

Mensagempor phy_chem em Segunda Nov 05, 2007 10:14 pm

Obrigada pelo site, vou dar uma olhada nessas tabelas!

Quanto à hipótese de fazermos vários paineis... bem, não deve haver tempo nem recursos para isso porque para além do painel ainda vamos construir um aerogerador e um hovercraft! :roll:
phy_chem
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Out 27, 2007 9:31 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Segunda Nov 05, 2007 11:01 pm

kanixe Escreveu:alguem tem por ai informação ou trabalhos sorbe energia eolica?

isto é uma coisa muito gira e +/- recente... chama-se turby... energia eólica na cidade... procura é giro :wink:
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor kanixe em Quarta Nov 07, 2007 8:01 pm

tah fixe obrigado .

pessoal ai das universidades não arranjam prai apontamentos de aulas sobre energia no geral e energia eolica?

na google arranja-se umas coisas giras sobretudo nas paginas 10 11 12...etc que vao aparecendo uns diapositivos e uns pdfs :D :D :D
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor hexphreak em Quarta Nov 07, 2007 8:15 pm

Não sei se isto te é útil ou não, mas se estiveres à procura de um determinado tipo de ficheiro (diapositivos, PDFs), podes pôr nos termos de pesquisa "ext:pdf" ou "ext:ppt" (sem aspas). Aplica-se a qualquer extensão de ficheiro.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor FF em Quinta Nov 08, 2007 12:18 am

Tens ainda outra hipótese - na pesquisa avançada do google podes restringir a pesquisa a sítios de um domínio definido.
Procurei ficheiros PDF - os relatórios e documentos são normalmente colcados na rede neste formato - no donínio utl.pt (Universidade Técnica de Lisboa ) com a palavra eólica e já estou a ler o Relatóriio da REN "A energia eólica em Portugal 2006"
http://www.ren.pt/content/346FA354060A4 ... BF00B7.PDF , pois era referido por documentos que me apareceram na pesquisa.
Colcando uc.pt (Univeridade de Coimbra) no campo do domínio achei num instante uma apresentação sobre Energias Renováveis cheia de dados e informações:
http://www.dec.uc.pt/~jsacarmo/TracadeAlmeida.pdf
Boa pesquisa!
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor kanixe em Quinta Nov 08, 2007 6:48 pm

obrigadão, sabes mais dominios de outros sitios?
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor FF em Sexta Nov 09, 2007 4:20 pm

Estão todos na Wilipédia :
Lista de universidades portuguesas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_u ... ortuguesas

Basta encontrar o endereco do sítio da instituição e depois escolher os dois últimos campos. Ex www.uc.pt - domínio de procura é uc.pt
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

AnteriorPróximo

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes