A partir de hoje, e por minha iniciativa, deixei de fazer parte da Comissão Nacional das Olimpíadas de Física.

Após quase 10 anos de trabalho nesta Comissão, e assumindo a team-liderança em muitas participações olímpicas, com resultados de que me orgulho, é com pena que vos comunico esta situação, mas tenho a certeza que a nova equipa manterá bem vivo o espírito olímpico e continuará a impulsionar esta iniciativa, ampliando-a e procurando que ela continue a crescer, quer no número de participantes, quer nos resultados nas competições internacionais.
Estou certo de que compreenderão esta minha posição face aos acontecimentos deste ano que impunham esta decisão. Também é tempo de se renovar a equipa!
Apesar de deixar de ter qualquer ligação formal às Olimpíadas de Física, os jovens olímpicos podem continuar a contar comigo, nomeadamente disponibilizo-me desde já para continuar a ajudá-los na preparação para as competições internacionais.

Há novidades a este respeito, que vos comunico (quase) em primeira mão.
O Departamento de Física da FCTUC vai lançar em breve uma iniciativa da sua exclusiva responsabilidade (com o patrocínio, entre outros, da Agência Ciência Viva), a "Escola/projecto Quark!" que vai funcionar muito à semelhança do projecto Delfos. Acolheremos nesta escola, que funcionará uma vez por mês aos fins de semana, os olímpicos pré-seleccionados pela SPF nas olimpíadas nacionais e cerca de mais 30 jovens "de excelência" de todo o país, do 11º e 12º anos, que estejam interessados em aprender física. E boa, divertida e interessante física! Alguns destes fins de semana serão mais dedicados aos alunos do 12º ano, no espírito das sessões de preparaçao olímpicas, mas abertos a todos. Daremos, em breve, mais detalhes.

Também este fórum, deixará de ser o "fórum das olimpíadas de física" para passar a ser, simplesmente, o fórum Quark! , talvez com o subtítulo "Escola de Física para jovens" (como o Delfos). Na essência, pouco mudará neste fórum, que continuará a ter secções de problemas, projectos experimentais, etc, etc, e uma secção olímpica - mas o fórum estará associado à escola/projecto Quark! da FCTUC e não às olimpíadas, que manterão o seu site web oficial.
Fiquem atentos às novidades e gostaria de ouvir a vossa opinião sobre esta iniciativa.

Abraço do
jap