Câmara de infravermelhos

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Câmara de infravermelhos

Mensagempor jap em Quarta Out 17, 2007 10:12 pm

Não sei se sabem, mas os sensores CCD das câmaras fotográficas (e de vídeo) digitais são não só sensíveis à luz visível, mas também à luz infravermelha. Na realidade, estes sensores são construídos à base de um semicondutor, silício, que é bastante sensível a este tipo de radiação. Por isso, todas as câmaras têm entre a lente e o sensor um filtro de infravermelho destinado a bloquear a maior parte da radiação infravermelha que atinge o sensor - caso contrário ele seria super sensível ao infravermelho e a vossa câmara veria muito mais do que os vossos olhos - o que pode ter boas e más consequências :P.
Por exemplo, se retirarmos este filtro (não é recomendado, podem destruir a vossa máquina!) a câmara fica muito sensível ao "calor" emitido pelos corpos; fotografias tiradas com câmaras sem filtro, na praia, conseguem ver através dos fatos de banho, sobretudo naquelas "partes" :shock:

A Sony descobriu isso, tarde de mais, quando lançou no mercado uma das suas primeiras máquinas fotográficas digitais, com um flitro de infravermelho reles; foi um escândalo no Japão, pois as fotos tiradas na praia com estas máquinas revelavam muito ... :shock:

Bom, hoje em dias os filtros são muito melhores e deixam apenas escapar uma pequena porção do infravermelho - excepto nas câmaras do segmento mais barato :? . Mas resta ainda uma sensibilidade ao infravermelho residual, que pode ser explorada (NÃO PARA AQUELE FIM :P !) se bloquearmos a entrada da maioria da luz visível na câmara e deixarmos passar o infravermelho. Para o efeito, teremos de usar um filtro que bloque a luz visível mas que deixe passar o infravermelho, uma espécie de "antifiltro" daquele que está dentro da máquina. Um bom filtro que deixa passar o infravermelho, mas não o visível, é um pedaço de película "escura", depois da revelação. Aumentando o tempo de exposição, sem retirar o filtro que está dentro da máquina e colocando um antifiltro podem obter bons resultados! :D

Este filme explica tudo...

Have fun!

Como construir uma câmara digital de infravermelhos
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor pretomix em Quinta Out 18, 2007 3:11 pm

lol :P :P

está de mais já tinha ouvido falar mas nunca me disseram que dava pa ver aquelas "partes"

ate já me disseram que veríamos a "libertação de gases"

o filme também está muito bom, mas fiquei com uma duvida o filtro que se faz no filme vai ser utilizado mas sem retirar o filtro interno da maquina, certo?

mas acho que vou fazer o filtro mas também retirar o interno da câmara

tenho uma câmara digital muito fraca que saiu de uma revista tem um resolução muito má e não tem visor atrás, acho que vou usa-la pa este fim

que implicações poderei ter ao tirar o filtro?

assim dá para ver no escuro pessoas mesmo sem usar uma fonte luminosa de infravermelhos

dá para ver manchas de outra cor atrás de uma porta se estiver la uma pessoa como nos filmes de ficção??
pretomix
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Ago 15, 2007 6:12 pm

Mensagempor jap em Quinta Out 18, 2007 3:22 pm

Se conseguirem retirar o filtro de infravermelho do interior da máquina, terão uma sensibilidade muito maior ao infravermelho. Mas isto não é fácil e não o recomendo porque podem destruir irrreversivelmente a vossa máquina nesta operação. Se quiserem experimentar numa máquina mais fraca a que não deiam grande valor, tenham muito cuidado na desmontagem para não quebrar ou riscar partes sensíveis como as lentes e o próprio sensor. :D
Há instruções na web para a retirar o filtro de várias câmaras populares, tais como

Como retirar o filtro IR de uma câmara Nikon

Good luck! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quinta Out 18, 2007 3:39 pm

E para quem tem amor à sua máquina digital, há uma alternativa: "estragar" uma webcam!
Como transformar uma webcam numa câmara IR
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor pretomix em Quinta Out 18, 2007 3:43 pm

a câmara que possuo é mesmo fraca o meu medo não é estraga-la mas como a qualidade é tão fraca o meu medo é depois de tiradas fotos sem filtro não terem pés nem cabeça

brg pela dica
pretomix
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Ago 15, 2007 6:12 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Out 18, 2007 5:07 pm

haha tem uma explicação só para a minha webcam :D

eu que já andava a ver maneiras de meter a minha webcam no carro que ando a fazer assim até já posso por uma a ver os infravermelhos... :D
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor RicardoCampos em Quinta Out 18, 2007 5:40 pm

Se a maquina filtra o infravermelho e nos com esse "anti-filtro" estamos a filtrar o visivel... Então nao deviamos ficar a ver preto?

Ou esses residuos sao suficientes para fazer o que é dito?

Não é por nada, mas se esses residuos fossem assim tao "suficientes" entao nao se notariam numa foto normal?
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor manuelmarque em Quinta Out 18, 2007 6:41 pm

Creio que não é bem assim... o CCD da câmara é sensível num espectro que vai desde os infra-vermelhos até ao visível.

Para que a foto não fique estranha (e por estranha entenda-se... aquilo que o prof. Paixão referiu :roll: ), mete-se um filtro que apenas impede a passagem de radiação infravermelha. Retirando o dito filtro, o CCD volta a ter a capacidade de registar vísivel e IR (bem, sempre a teve, mas não chegava era radiação com esses comprimentos de onda...).

Acho que é isso... mas posso estar errado :P
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Quinta Out 18, 2007 6:53 pm

RicardoCampos Escreveu:Se a maquina filtra o infravermelho e nos com esse "anti-filtro" estamos a filtrar o visivel... Então nao deviamos ficar a ver preto?

Ou esses residuos sao suficientes para fazer o que é dito?

Não é por nada, mas se esses residuos fossem assim tao "suficientes" entao nao se notariam numa foto normal?

Se mantivermos o filtro dentro da máquina e colocarmos o antifiltro, bloqueamos praticamente todo o visível e só passa um pequeno resíduo de infravermelho. No entanto, nesta situação de pouca luminosidade a maioria das câmaras aumenta a abertura e a amplificação electrónica pelo que, embora com mais ruído, vê-se, efectivamente um pouco de infravermelho. Muitas câmaras (quase todas) têm um modo de "night shot", sem flash, que deve ser usado para fotos com pouca luz e onde a amplificação é aumentada ao máximo - é aí que a câmara se comporta melhor no infravermelho. Podes testar a tua câmara fotografando (ou olhando no visor) os leds do teu comando de infravermelhos quando mudas de canal - na maior parte das máquinas, mesmo sem antifiltro, o piscar dos LEDs é claramente visível! :wink:

Mas, Ricardo, o teu raciocínio está correcto: se o filtro IR fosse perfeito e se colocássemos um antifiltro não veríamos nada, ficaria tudo preto. O facto de não se notar o IR nas fotografias normais é só devido a que o visível é dominante! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quinta Out 18, 2007 8:09 pm

Têm de ver este clip do youtube :D

Fun with a camcorder in night shot mode
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quinta Out 18, 2007 8:21 pm

Ah, e mais este! :lol:

Ver através da roupa com os CCDs da SONY!

Claro que esta "câmara de raios-X" não tem nada a ver com raios-X!

e...

:omg:

Está mesmo *tudo* no youtube!

Vejam mais este!
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quinta Out 18, 2007 8:34 pm

Oh, e este é muito bom!

Demonstrações com uma câmara FLIR - estas câmaras profissionais são excelentes, tive a oportunidade de trabalhar com uma! :D

Câmara de IR
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Out 18, 2007 8:40 pm

haha a cabeça dele acendeu que nem uma lampada quando ele meteu o saco na cabeça... aquelas camaras são giras mas sao um bocado po caras...

se o professor tivesse um site ou documento que ensinasse a fazer uma :roll:
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor jap em Quinta Out 18, 2007 8:59 pm

José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Out 18, 2007 9:08 pm

nice... é bastante simples... vou tentar...

eu queria mesmo era uma flir mas pronto... não se pode ter tudo :(

eu puz uma data de entradas no google e nada :(
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Próximo

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes