inpanzinator Escreveu:Percebi...Agora temos de partir deste caso particular para a generalização, certo?
Certo, é isso mesmo!
Então vamos lá. Vamos considerar um tipo genérico de movimento entre 0 e 1 s tal que o móvel parte do repouso e chega ao fim em repouso, sem exceder 4m/s2 de aceleração em nenhum instante. Vou começar por mostrar que para que não exceda essa aceleração máxima, todos os pontos da hipotética curva v(t) que descreve esse movimento têm de estar *todos* por baixo do triângulo OAB do exemplo anterior!
De facto, imagina que existe um ponto P desta curva v(t) que está um pouco acima da linha OA, num dado instante, por exemplo 0,3 s, para concretizar. Ora, decorre imediatamente do teorema do valor médio que existe um instante entre 0 e 0,3 s onde o móvel tem uma aceleração igual ao declive da recta OP, que é, sem dúvida superior a 4 m/s^2, uma vez que o declive da recta OP é superior ao da recta OA!
Podemos assim concluir que só os movimentos em que todos os pontos da curva v(t) estejam por baixo do triângulo é que não violam a condição de |a| < 4. Mas há muitas curvas nessa situação, não é? Pois há, mas para nenhuma delas é possível satisfizer a outra condição do problema: que ao fim de 1 s o móvel tenha percorrido 1 m. Estás a ver porquê?
