II2Eu não resolvi este problema na prova (pelo menos totalmente) mas encontrei um problema bastante semelhante na PDF de 2007 e vou tentar adaptar a este problema.
a) Quando se liga o condensador (depois de já estar carregado), começa a fluir no circuito uma corrente

.
Esta corrente, que circula na barra, origina uma força

que vai fazer a barra movimentar-se.
b) 
Isto pode ser feito assim? A velocidade não vai ser constante mas se considerarmos

suficientemente pequenos...
c) O movimento da barra provoca um aumento do fluxo magnético no circuito que se opõem à variação de fluxo, diminuindo a corrente, opondo-se, portanto à descarga do condensador. Assim à medida que o condensador descarrega, diminui a tenção entre as suas armaduras (diminui a tenção a que normalmente o associamos que pode ser medida pondo um voltímetro em paralelo com ele. Acho que as armaduras são as placas) e, simultaneamente, a tenção induzida pela variação do fluxo magnético aumenta, até uma altura em que as duas tensões se compensam. Nesta altura cessa a corrente, e a barra continua o seu movimento com a velocidade máxima dada pela expressão:
*
(Da alínea a) concluímos que a aceleração
é dada por:
)A equação do movimento da barra é:

Integrando esta equação (de

a

) obtemos:
** 
Podemos assim concluir, destas equações (
* e
**), que:

;

Eu não sei que

é suposto utilizar. Todas as contas estão feitas para

mas não me parece ser esse a usar. Alguma ideia?
d) Eu não percebi muito bem o que era suposto calcular, por isso fiz o rendimento.

%
Mais uma vez este

não me parece bem... Acho que não é isso que é para usar...