QTT?

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Re: QTT?

Mensagempor xpt0x em Quinta Maio 01, 2014 12:27 pm

Os membros podem comunicar como quiserem, não estou a ver nenhum impedimento de que assim seja.
No entanto, para a escolha dos capitães, acho que mensagem privada aqui no fórum é suficiente, não é preciso andarmos a trocar skype nem coisas do género. :P
"A pencil and a dream can take you anywhere." - Joyce A. Myers
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Mar 18, 2012 10:39 pm

Mensagempor biarlopes1997 em Quinta Maio 01, 2014 7:10 pm

Eu também gostava de me inscrever :)
biarlopes1997
gluão
gluão

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:36 pm

Mensagempor ritamcosta em Quinta Maio 01, 2014 8:06 pm

Parece-me boa ideia, também gostava de participar :)
Mas gostava de saber mais detalhes sobre o projecto.
ritamcosta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 29, 2013 7:36 pm

Mensagempor xpt0x em Quinta Maio 01, 2014 8:25 pm

Que tipo de detalhes? Se quiserem, podem criar uma conta no fórum delfos e ver como os ctt funcionam lá. Mas se tiverem alguma dúvida em mente que eu não me tenha lembrado de esclarecer é só perguntar, claro.

Neste momento temos 8 inscritos, mais uma pessoa e conseguimos fazer 3 equipas de 3.
O ideal seria alguma coisa como 4 ou 5 equipas de 3, portanto temos de arranjar mais quarkianos que alinhem! :lol:
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Quinta Maio 01, 2014 8:49 pm

Se calhar podia anunciar a todos por mail. Que achas?
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Mensagempor xtrm0 em Sexta Maio 02, 2014 12:12 am

Gostava também de me inscrever. Já há datas? Que tal este fim-de-semana?

BTW, esta é a minha primeira mensagem no forum! Olá a todos, sou o Afonso :P
'Uh... you mean.... you don't... uh... You just ask them?'
http://www.chem.fsu.edu/chemlab/isc3523 ... surely.pdf
xtrm0

Registado: Domingo Jan 19, 2014 11:30 pm

Mensagempor xpt0x em Sexta Maio 02, 2014 1:17 pm

Tendo 3 equipas de 3 já é possível fazermos este fim de semana, mas se esperássemos mais uns dias poderíamos fazer no fim de semana seguinte a este, com mais pessoas. Dá-vos mais jeito neste fim de semana ou no outro? :)
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor antonio_carneiro em Sexta Maio 02, 2014 2:04 pm

Para mim , no próximo era melhor, porque o meu irmão vai à segunda comunhão e não vou poder estar muito atento ao fórum :s Mas podem fazer sem mim, obviamente, e depois integro me numa equipa na semana seguinte :)
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:57 pm

Mensagempor joaofrme em Sexta Maio 02, 2014 2:42 pm

O cognome do Duarte é que é algo de especial
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor antonio_carneiro em Sexta Maio 02, 2014 3:21 pm

Soberbíssimo, digo eu xD
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:57 pm

Mensagempor duarte.magano em Sexta Maio 02, 2014 6:14 pm

Ok, acho que podíamos começar a definir um regulamento mais sério. Venho aqui com uma proposta de adaptação do modelo délfico:

QTT

Cada participante envia para o organizador dois problemas, do nível de dificuldade que entender, mas deve ter conhecimento do modo como os resolver, dado que vai ser ele a corrigi-los no fim. Podem ser problemas inventados ou não. Os problemas devem estar devidamente editados em texto, com a possibilidade de ilustração. O organizador compromete-se a não ver os problemas antes do início da competição.
O organizador coloca os problemas, por ordem arbitrária, no post de abertura do QTT há hora combinada (pode ou não indicar o seu autor).
Até ao prazo combinado, o capitão de cada equipa envia para o organizador a resolução dos problemas - a resolução pode ser por imagem, ou, se em texto, devidamente editada em LATEX - por mail/mensagem privada. Depois dessa hora, o organizador publica no tópico dessa edição a resolução de cada uma das equipas, tal como ele as recebeu do capitão. De seguida, os vários participantes devem olhar para as resoluções divulgadas e, também nesse tópico, deixar um post com os resultados atribuídos às várias equipas. No fim, o organizador soma as pontuações todas e anuncia as classificações e o vencedor.

Pontuações:
Cada problema vale o mesmo, independentemente do nível de dificuldade. Discriminam-se 3 pontuações:
0 - não resolver ou resolveu mal
4 - não chegou à resposta certa, mas recebe pontos pelo esforço
10- chegou à resposta certa por métodos válidos

Eleição de capitão/formação de equipas:
Hipóteses:
- sorteio pelo organizador, quer dos capitães, quer dos outros participantes
- eleição de capitães e das equipas por conversa e acordos
- um critério qualquer seleciona os capitães (por exemplo, o número de posts no fórum) e este escolhe os elementos da equipa

Que acham?
última vez editado por duarte.magano s Sexta Maio 02, 2014 7:17 pm, editado 1 vez no total
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Sexta Maio 02, 2014 6:19 pm

Em relação a esta edição, em particular, penso que o organizador por direito é o Rui, dado que foi ele que teve a ideia. (Rui, se não quiseres, não há problema, que eu, por exemplo, também posso fazer isso)

Penso que poderíamos ter como prazo de abertura Domingo à meia-noite. Teríamos 2 dias para procurar problemas e para dar tempo a mais inscrições.
Como prazo de encerramento, talvez uma semana, dia 11 à meia-noite. Que acham? Muito curto?

E o que sugerem para a formação de equipas? Por mim, íamos pela hipótese de total randomness. Assim, o organizador publicava as equipas na data de abertura.
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor xpt0x em Sexta Maio 02, 2014 6:53 pm

10- chegou à resposta certa por métodos válidos

"Métodos válidos" é um bocado ambíguo... Aproximações meias javardas são consideradas métodos válidos?
Eu penso que selecionar as equipas funcionaria melhor, uma vez que depois não há o argumento de "ah e tal, nós perdemos porque aquela equipa ficou demasiado OP e nós não temos tanto traquejo como eles".
E já agora, concordo com o prazo.
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Sexta Maio 02, 2014 7:15 pm

xpt0x Escreveu:"Métodos válidos" é um bocado ambíguo... Aproximações meias javardas são consideradas métodos válidos?
Eu penso que selecionar as equipas funcionaria melhor, uma vez que depois não há o argumento de "ah e tal, nós perdemos porque aquela equipa ficou demasiado OP e nós não temos tanto traquejo como eles".

É ambíguo, de facto, mas acho que, para já, não posso fazer muito mais que isso. A determinação do que é válido ou não deverá ser feita pelo criador do problema. Aproximações meio javardas não são consideradas métodos válidos, quando muito valem os 4 pontos.

Ok, podemos selecionar. Como é que querem fazer a seleção?
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor xpt0x em Sexta Maio 02, 2014 8:05 pm

Depois especifica-se melhor, tens razão.

Podíamos votar entre nós em capitães (para já acho que 3 seria suficiente), e depois os capitães escolhiam por uma ordem aleatória (sorteio) os participantes que quisessem.
A votação pode ser por exemplo em 3 rondas. É capaz de ser suficiente mensagem privada aqui no fórum.

O Duarte organiza esta edição dos QTT, dado que na próxima semana não vou ter tanto tempo quanto isso para organizar uma competição (estava a pensar em fazermos mais para os fins de semana, mas penso que apesar de não ter tempo para organizar, tenho tempo para resolver uns problemas).
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

AnteriorPróximo

Voltar para Comunidade Quarkiana

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes