Vinha aqui pedir a opinião de todos em relação à resolução de um exercício.
Este exercício faz parte de um teste de FQ que realizei e eu e o meu professor deparámo-nos com uma dúvida. Queria também acrescentar que quer eu quer o meu professor estamos abertos a novas ideias e à vossas opinião quanto à legitimidade da minha resolução.
(Peço desculpa pela minha letra

Como se pode ver pela minha resolução, eu calculei a velocidade em Z também exclusivamente através de considerações cinemáticas. A dúvida surge quando eu meto que a aceleração é de -10 m/s^2. O meu professor descontou dois pontos (e eu compreendo a posição dele), porque a aceleração não é -10 m/s^2, mas sim -10cos(a) m/s^2 (em que "a" é o ângulo entre o vetor força gravítica e o vetor deslocamento); e a aceleração não vai sendo constante, dado que a inclinação da descida vai variando. O deslocamento, se considerarmos esta aceleração, não é apenas a altura h.
A minha posição é que a maneira como eu fiz é válida, pois, tal como o enunciado diz, consideramos desprezáveis as forças dissipativas durante o movimento do automóvel. Isto leva-nos a crer que o movimento é de queda livre, o que na verdade não é, mas ao fazer dessa forma, fazemos uma aproximação que vai dar o mesmo resultado e de uma forma mais fácil e simples.
Outra forma de resolver seria fazer com a aceleração sendo -10cos(a) ou através de considerações energéticas.
A questão que coloco é se a maneira como eu fiz é válida, pois nem eu nem o meu professor chegámos a um consenso sobre se ele deve dar a cotação toda neste exercício ou não.
De qualquer das maneiras, agradeço o vosso tempo e potencial resposta