Apresentação - Rui Bebiano (IPhO 1999)

Os novos utilizadores do fórum deverão deixar aqui a sua primeira mensagem de apresentação!

Apresentação - Rui Bebiano (IPhO 1999)

Mensagempor RuiBebiano em Quinta Jun 09, 2011 2:57 pm

Caros "Quarkianos",

Se quiserem ler a "Auto-Biografia Olímpica" de um representante português do milénio passado... continuem a ler! :)

Nos meus "saudosos" tempos do 11º-12º ano participei nas Olimpíadas de Física e fui às Internacionais (IPhO-1999), em Pádua, Itália. As memórias que guardo desse tempo e das várias fases/aspectos das Olimpíadas são persistentes e intensas... As eliminatórias, o convívio com os amigos, o meu estudo solitário, as sessões de preparação na UC, e claro a simpatia e dedicação dos professores, sempre dispostos a ajudarem-nos (naquela altura eram sobretudo os professores António Paixão e Manuel Fiolhais). Posso dizer que as Olimpíadas de Física foram um dos acontecimentos mais marcantes da minha vida!

Ainda me lembro, quando o despertador me acordava às 4h da manhã, e eu lançava-me aos livros de Física (generosamente oferecidos pela SPF), até ir para as aulas, às 8h30. Quando aprendia um conceito novo ficava muito feliz, como se tivesse acabado de ter sido eu a fazer a descoberta científica. Quando li pela primeira vez sobre a "dilatação do tempo" não queria acreditar, foi uma experiência mística! :) Lembro-me que resolvia os testes de Física e Matemática da escola usando o rigor e a objectividade que via nas resoluções das provas das IPhO anteriores, e as "stôras" ficavam perplexas com a qualidades daquelas demonstrações e deduções.

Quando fui a Coimbra, à primeira sessão de preparação, senti uma grande humildade ao subir a escadaria monumental... era o meu primeiro contacto com o mundo universitário. Mas os professores foram sempre muito receptivos, e sentíamo-nos à vontade para colocar todas as questões. E, claro, também foi muito gratificante conviver com os colegas participantes. O dia do apuramento para as Internacionais foi um dos mais felizes de que me recordo de ter vivenciado, pois era o cumprir de uma ilusão para a qual tinha trabalhado muito!

Nas Internacionais ficou-me na memória o convívio com estudantes de vários países do mundo, todos com uma experiência semelhante e de gosto pela Física. Acho que foi aí que assimilei, pela primeira vez, que o mundo era mesmo uma aldeia global. Na prova fui feliz e ganhei uma Menção Honrosa (a primeira que Portugal obteve).

Enfim, tenho estado a falar (incessantemente!) de mim, mas a minha intenção fundamental é transmitir-vos o quanto pode ser marcante experienciar as Olimpíadas de Física, e desejar que muitos dos “Quarkianos” possam vivenciar o mesmo que eu. Obrigado por lerem! ;)
Rui Bebiano IPhO-1999, Pádua
RuiBebiano

Registado: Segunda Nov 20, 2006 6:49 pm

Re: Apresentação - Rui Bebiano (IPhO 1999)

Mensagempor jap em Quinta Jun 09, 2011 9:05 pm

Caro Rui,

Obrigado pela mensagem! :friends:

Foi óptimo ter notícias tuas! :D

Também nós guardamos excelentes memórias da IPhO de Pádua, em 1999, quando tu conquistaste o primeiro prémio de uma delegação portuguesa! Grande emoção! :hurra:

Um abraço amigo do

jap.

e keep in touch! :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor RicardoCampos em Sexta Jun 10, 2011 1:56 am

RuiBebiano Escreveu:Enfim, tenho estado a falar (incessantemente!) de mim, mas a minha intenção fundamental é transmitir-vos o quanto pode ser marcante experienciar as Olimpíadas de Física, e desejar que muitos dos “Quarkianos” possam vivenciar o mesmo que eu. Obrigado por lerem! ;)

Obrigado nós por termos direito a uma leitura destas. Tendo eu já passado há 3 anos por essa experiência olímpica fenomenal consigo entender essa nostalgia que é falar desse passado.

Fico curioso... O que é feito de si nos dias de hoje e o que é que o trouxe aqui ao Quark! ?

Obrigado de novo pelo testemunho :)
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor RuiBebiano em Terça Jun 14, 2011 3:21 pm

Muito obrigado, prof. Paixão!
Em breve disponibilizo o tal exercício sobre atrito.
RuiBebiano

Mensagempor RuiBebiano em Terça Jun 14, 2011 3:50 pm

Saudações Olímpicas, Ricardo!

Antes de mais, obrigado pelo simpático comentário! :)

Depois das Olimpíadas acabei por me afastar um pouco da Física, pois fiz a licenciatura em Eng. Civil e depois disso fiz o doutoramento, que terminei no ano passado. Actualmente sou professor na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, que pertence ao Instituto Politécnico de Setúbal, e sou responsável por cadeiras na área da mecânica e do cálculo básico de estruturas.

Por incrível que hoje possa parecer, "no meu tempo" (i.e., 1999 :lol:) ainda era pouco comum ter-se internet em casa e nem toda a gente (eu incluido) tinha e-mail... daí que após as Olimpíadas acabei por perder o contacto com os professores de Coimbra. Passaram-se os anos, até que há duas semanas atrás fui a Coimbra (a propósito de uma acção de formação), pela primeira vez desde as ditas, e essa estadia na cidade trouxe-me um turbilhão de intensas memórias! Daí ter voltado a contactar os professores, ter-me reconectado com as Olimpíadas e ter-me também disponibilizado para ajudar dentro do que eu puder.

Acho este fórum (do qual já vi que és um "entusiasta VIP" - parabéns! :D) uma ideia muito interessante, e que eu teria adorado que já existisse (bem como a wikipédia!) há 12 anos atrás...

Um abraço. Vai dando notícias!
RuiBebiano

Voltar para Apresentações

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes