Bernardo Escreveu:Então isso significa que uma das equações de maxwell diz que o campo magnético(visto que a variação do campo magnético com a variação da distância é 0) é uniforme, certo?
Bernardo Escreveu:A minha dúvida é que uma professora de Física-Química disse-me que se tivermos um fio muito longo com uma corrente constante(penso que isto quer dizer que a variação de corrente com a distância é 0) ao afastarmo-nos o do fio(penso que numa direcção na qual o fio não esteja) o campo magnético diminui. A minha interpretação da equação de Maxwell está errada?
hexphreak Escreveu:Como ainda estás no 12º, esta explicação é capaz de ser um bocadinho confusa (talvez não estejas habituado a derivadas parciais ou funções deem
). Aparentemente ainda ninguém escreveu nada acerca disto na secção de técnicas matemáticas; um destes dias, se estiverem interessados, faço isso
tomegouveia Escreveu:A wikipedia diz que "a partial derivative of a function of several variables is its derivative with respect to one of those variables, with the others held constant". Isto significa, então, que uma funçãonão tem derivada parcial?
tomegouveia Escreveu:Acho que já percebi um pouco melhor o assunto das derivadas parciais... Só não percebi a utilidade de fazer disso um vector, com o dito...
tomegouveia Escreveu:Acho que já percebi um pouco melhor o assunto das derivadas parciais... Só não percebi a utilidade de fazer disso um vector, com o dito...
hexphreak Escreveu:É apenas uma questão de notação e de "simplificação mental". O \nabla, como vector, pode ser intuitivamente aplicado numa "multiplicação por escalar" (o gradiente), num "produto escalar" (divergência) ou num "produto vectorial" (rotacional), e a simplificação notacional que isto traz é muito grande!
tomegouveia Escreveu:Quão disparatado é eu arranjar um livro de cálculo no 12º ano? Eventualmente hei-de precisar dele a sério não é?
tomegouveia Escreveu:Quão disparatado é eu arranjar um livro de cálculo no 12º ano?
Eventualmente hei-de precisar dele a sério não é?
Voltar para Questões simples e/ou curiosas
Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes