A manobra do capitão Kork

Neste arquivo iremos colocar os problemas já resolvidos (não são problemas "mortos" porque a discussão pode continuar a qualquer altura!)

A manobra do capitão Kork

Mensagempor jap em Quarta Abr 04, 2007 4:13 pm

A nave espacial enterprise está de volta à Terra depois da difícl batalha que travou contra os Uniborgs. Mas no caminho, o computador de bordo lançou um alerta: a entreprise está a mover-se na direcção de um buraco negro! :shock:
O capitão Kork reage de imediato e decide a manobra a tomar: ejectar todo o combustível da nave numa direcção perpendicular à velocidade da nave.

Calculem a distância mínima r a que a enterprise fica do buraco negro, se a massa da nave for M, a sua velocidade inicial V (que aponta para o centro do buraco negro), a massa de fuel ejectado m, e a velocidade de ejecção do fuel v. O alerta é dado quando a nave se encontra a uma distância ldo buraco negro. O raio de Schwarzschild do buraco negro é r_s. Podem fazer as aproximações l >> r e M >> m.
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor pmp em Terça Abr 10, 2007 11:08 pm

Está a dar-me uma solução complicada: :?

r=\sqrt{\frac{1}{4}\frac{r_s^2c^4}{(V^2+(\frac{mv}{M})^2)^2} + \frac{(mvl)^2}{M^2(V^2+(\frac{mv}{M})^2)}}}-\frac{1}{2}r_s\frac{c^2}{V^2+(\frac{mv}{M})^2}
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 3:35 pm

Mensagempor jap em Terça Abr 10, 2007 11:48 pm

pmp Escreveu:Está a dar-me uma solução complicada: :?

r=\sqrt{\frac{1}{4}\frac{r_s^2c^4}{(V^2+(\frac{mv}{M})^2)^2} + \frac{(mvl)^2}{M^2(V^2+(\frac{mv}{M})^2)}}}-\frac{1}{2}r_s\frac{c^2}{V^2+(\frac{mv}{M})^2}

Parabéns, capitão Kork! :hands:

Por complicada que possa parecer, esta solução foi confirmada como absolutamente correcta por HALLF 9k, o computador de bordo! :D

A tripulação agradece a rapidez e a segurança com que efectuou a manobra :P
UFF! :swet:
última vez editado por jap s Quarta Abr 11, 2007 12:02 am, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor pmp em Terça Abr 10, 2007 11:55 pm

Ehehe, não estava nada espera que estivesse certo, ainda revi umas tantas vezes e tentei simplificar. :lol:

A propósito fui ao google ver quem era este capitão e esta nave que desconhecia, e acho que o nome correcto é capitão Kirk. Confesso que nunca vi Star Trek. :shock:
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Terça Abr 10, 2007 11:59 pm

pmp Escreveu:Ehehe, não estava nada espera que estivesse certo, ainda revi umas tantas vezes e tentei simplificar. :lol:

A propósito fui ao google ver quem era este capitão e esta nave que desconhecia, e acho que o nome correcto é capitão Kirk. Confesso que nunca vi Star Trek. :shock:

Pois é, esta foi uma maldade minha :lol: (na realidade este problema saiu numas olimpíadas de física checas, mas sem esta "roupagem" delirante da Star Trek). Nem sempre os problemas olímpicos têm soluções simples!:?

Eu vi o filme, e sabia o nome correcto do capitão, foi mais uma brincadeira alterar ligeiramente o nome. Também há um computador famoso com nome parecido, mas não exactamente igual a "HALLF 9k", sabem de que computador estou a falar? :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor vbmaster em Quarta Abr 11, 2007 12:43 pm

Do Hal do 2001 Odisseia no Espaço.
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 11:49 pm

Mensagempor jap em Quarta Abr 11, 2007 1:05 pm

vbmaster Escreveu:Do Hal do 2001 Odisseia no Espaço.

Certo, Obrigado Miguel! :wink:
O Hal 9000 do filme do S. Kubrik, 2001 - Odisseia no Espaço, ficou famoso por várias razões :D Conhecem o filme? :roll:

Vejam (vale a pena)

http://en.wikipedia.org/wiki/HAL_9000

Podem ver vários clips com o HAL 9000 no youtube - a fala do computador é fantástica! :D Há paródias ao filme usadas pela Apple para mostrar a superioridade dos seus computadores vs. os Windows PC's, também podem ver no youtube.
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor vbmaster em Quarta Abr 11, 2007 4:51 pm

Foi um filme que passou algures no verão (acho eu) na rtp2 e eu decidi ir ver.

O príncipio pareceu-me muito estranho, muito pacato, mas sem dúvida que aquele filme é uma obra prima.
A parte que mais gostei foi mesmo a pequena aventura "Homem vs. Hal". :P

P.S.: Ah e além disso, é o filme mais antigo que conheço que menos antigo parece.
Pode-se dizer que tem uns efeitos especiais tremendos para a altura.
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 11:49 pm

Mensagempor kelker em Quarta Abr 11, 2007 5:19 pm

Tenho o filme, mas ainda não tive oportunidade de o ver, embora tenha visto algumas partes e só no pouco que vi apanhei logo umas falhas na física... Mas têm desculpa, o homem ainda nem tinha ido à Lua (só terá ido no ano seguinte, se não estou em erro).
kelker
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Mar 13, 2007 10:56 pm

Mensagempor manuelmarque em Quarta Abr 11, 2007 6:31 pm

Sim, mas salvo erro já entrava com o vácuo e a não propagação do som... em muitos filmes de ficção "científica" esse é um erro crasso ;)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor kelker em Quarta Abr 11, 2007 6:47 pm

manuelmarque Escreveu:Sim, mas salvo erro já entrava com o vácuo e a não propagação do som... em muitos filmes de ficção "científica" esse é um erro crasso ;)

Acho que é um erro que cometem propositadamente, pois o filme perderia algum "impacto" sem o som e haveria mais gente a criticar por não haver som, do que havendo...
A Física esquecida em prol de um melhor "espectáculo"... :(
kelker
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Abr 11, 2007 8:16 pm

Para quem não viu (e para quem viu!) o clássico "2001 - Odisseia no espaço" recomendo o seguinte site com a "explicação" do filme (tem uma versão em português) bastante boa...

http://www.kubrick2001.com/

O que acharam do site? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor kelker em Quarta Abr 11, 2007 9:36 pm

Neste fim de semana já irei ver o filme... :D (O site está portanto muito bom.)
kelker
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor Joao Guerreiro em Domingo Abr 15, 2007 10:18 pm

pmp Escreveu:Está a dar-me uma solução complicada: :?

Pedro, podes explicar como chegaste à solução quando puderes?
Joao Guerreiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Nov 26, 2006 10:01 pm

Mensagempor pmp em Domingo Abr 15, 2007 10:33 pm

Claro, amanhã deixo aqui uma explicação, mas é seguir as máximas do prof. Fernando Nogueira, conservação da energia, do momento linear e do momento angular.

Já agora, para fazer inveja ao Manuel, que é o maior admirador da TVI, fiz a viagem para São Miguel com alguns actores e algumas actrizes da novela que estão a filmar cá. :P
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Próximo

Voltar para Problemas resolvidos

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante