Fórmula da Variação de Compton

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Fórmula da Variação de Compton

Mensagempor miguel_pass em Sábado Maio 15, 2010 6:04 pm

Boas Tardes,

Sou um aluno do 12º de Física e estou a fazer um trabalho sobre Efeito de Compton, e vinha aqui pedir uma ajudazita :mrgreen:

Será que alguem podia-me postar aí a dedução da Fórmula da Variação de Compton de forma explicada? É que não entendi muito bem a da wikipedia :wall:

Obrigado desde já pela atenção!
miguel_pass

Registado: Sábado Maio 15, 2010 2:50 pm

Re: Fórmula da Variação de Compton

Mensagempor jap em Domingo Maio 16, 2010 9:27 pm

Olá Miguel,

Trata-se apenas de aplicar as leis da conservação da energia e do momento linear ao coque de um fotão com um electrão.

De resto, é apenas uma questão de "contas", tal como é feito em detalhe na página da Wikipedia. O que é que não entendes na dedução? Há algum detalhe ou passagem algébrica que não esteja clara? :roll:
Diz-me para te poder ajudar.
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor jcarlos em Domingo Maio 16, 2010 9:47 pm

A dedução na wikipedia parece-me bem explicada. Melhor do que eu seria capaz :) Inicialmente temos um fotão com comprimento de onda \lambda e um electrão em repouso, e no final temos um fotão com comprimento de onda \lambda' e um electrão com uma certa energia, que faz um certo ângulo \phi com a direcção inicial do fotão. O que pode ser mais difícil de entender é que o momento linear de um fotão é dado por \frac{hf}{c} (em que "h" é a constante de Planck, "f" a frequência do fotão e "c" a velocidade da luz). A energia de uma partícula com massa em repouso "m" e momento linear "p" é dada por \sqrt{(pc)^2+(mc^2)^2}. E a relação entre a frequência e o comprimento de onda é dada por f=\frac{c}{\lambda}. Depois são apenas contas :wink:
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm

Mensagempor miguel_pass em Segunda Maio 17, 2010 1:08 am

Muito obrigado pela ajuda, já entendi tudo da dedução, realmente não estava a entender era a energia do electrão depois de "colidir" com o fotão, mas agora já estou mais esclarecido :confident: !

Muito Obrigado :hands: ,

Miguel Rodrigues
miguel_pass

Registado: Sábado Maio 15, 2010 2:50 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes