Alguns de vocês já devem conhecer este tipo de problemas dado que eu já tinha ouvido um do género quando era criança e não tinha percebido a solução. Hoje voltaram a colocar-me esta questão e, após ter resolvido, reparei que a solução que me tinham dado na infância estava incorrecta

Cheguei a casa e para relaxar do exame de hoje, encontrei a solução geral e comecei a programar para encontrar soluções engraçadas e eventualmente descobri algo engraçado (que mais tarde partilharei).
O objectivo é descobrir a altura, em degraus, de uma escada rolante. Ou seja, quantos degraus seriam visíveis caso ela estivesse parada.
Para isso, dois amigos decidem subir a escada. Um sobe um degrau de cada vez e o outro sobe dois degraus de cada vez (sabendo que têm a mesma cadência de passo) e contam os degraus enquanto sobem. No final, um contou 27 e o outro contou 36 e assim, conseguiram descobrir quantos degraus de altura tinha a escada.
Será que também consegues descobrir?
E para os fortes, que conseguem subir 3 degraus de cada vez!
Um amigo sobe dois de cada vez e o outro três. No final, um contou 924 e o outro 990 (eu disse que eram fortes

Quantos degraus tinha a escada?