O hamster do Juca

Neste arquivo iremos colocar os problemas já resolvidos (não são problemas "mortos" porque a discussão pode continuar a qualquer altura!)

O hamster do Juca

Mensagempor jap em Terça Set 16, 2008 9:15 pm

O hamster do Juca costuma brincar numa roda que gira em torno de um eixo central sem atrito. No interior da roda, e para variar os exercícios do hamster, o Juca colocou uma plataforma, que fixou na roda, e que se encontra inicialmente na posição horizontal. Ao colocar o hamster num dos extremos da plataforma, o hamster, que sente a roda a desequilibrar-se, começa a movimentar-se na plataforma com tal habilidade que consegue que a plataforma se mantenha sempre equilibrada na posição horizontal. :shock:

Imagem

O Juca olha para o hamster, que corre freneticamente na plataforma, para cá e para lá, e comenta:

- Caramba, parece que o meu hamster sabe física! :shock:

Que lei do movimento sobre a plataforma deverá executar o hamster para conseguir manter a plataforma horizontal na sua correria?

- Ah - disse o Juca - acho que já descobri! :D Deixa-me cá testar a minha teoria com uns cálculos...

- É isso mesmo! Incrível! Este hamster é muito esperto! :wink:

O que foi que o Juca descobriu? Qual é o movimento do hamster? Ora façam lá a vossa teoria e justifiquem com os cálculos e, já agora, mandem ao Juca ou ao irmão, Xavier, para conferir. Também podem colocar aqui, em alternativa. :wink:

Imagem

Good luck! :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: O hamster do Juca

Mensagempor barbosa em Quinta Set 18, 2008 5:27 am

Seja y a distância do centro da roda até a plataforma, x a distância do hamster até o centro
da plataforma em um instante qualquer e m a massa do hamster. São duas as forças que atuam na plataforma,
a normal do hamster que é igual ao seu peso(=mg) e a força de atrito(=ma, em que a = aceleraçao do hamster).
Para haver equilíbrio os torques dessas duas forças em relação ao centro da roda são iguais.
Temos: mgx = may

Ajustando o sinal podemos escrever a aceleraçao como a = -(g/y)x . Vemos claramente que
o movimento do hamster é caracterizado por um MHS.
barbosa
gluão
gluão

Registado: Quinta Set 18, 2008 1:05 am

Mensagempor jap em Quinta Set 18, 2008 11:10 am

Olá! :D

Sim, é isso mesmo. És colega do Juca? :roll: Por favor, deixa uma mensagem de apresentação na secção de "apresentações". :wink:

PS: se conheces o Juca, dá-lhe uma abraço da minha parte e cumprimentos ao irmão e ao tio Max. :P
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor barbosa em Quinta Set 18, 2008 12:52 pm

:lol: Com certeza!
barbosa
gluão
gluão

Registado: Quinta Set 18, 2008 1:05 am

Mensagempor Ivo_Timóteo em Quinta Set 18, 2008 9:48 pm

Isto já foi abordado na sessão de preparação do ano passado!

E também no auditório principal da FEUP na apresentação aos caloiros! Passo a explicar: eu decidi propô-lo ao João Ramos, ao Tiago e ao Nuno que, obviamente, deixaram logo a apresentação aborrecida de lado e começaram imediatamente a rabiscar num papel até que o resolveram pelo que passámos para o problema mítico :twisted:
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor jap em Quinta Set 18, 2008 9:52 pm

E não me digas que o Xavier (dos açores) estava presente na sessão! :D Ele levou o irmão Juca? :wink: Consta que eles andam algures pelo Porto. Tens notícias deles?

Como não têm dado notícias :cry:, acho que vou ter de escrever ao Tio Max a perguntar o que se passa!
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Ivo_Timóteo em Sexta Set 19, 2008 5:29 pm

O Xavier não, só Feupinhos :)

Também não sei nada deles... Desapareceram :D
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor jap em Sexta Set 19, 2008 5:52 pm

Ivo_Timóteo Escreveu:O Xavier não, só Feupinhos :)

Também não sei nada deles... Desapareceram :D

Estou a ficar preocupado. :? Devemos notificar a polícia, ou apenas o Tio Max? :P
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Voltar para Problemas resolvidos

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes