Colectores solares

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Colectores solares

Mensagempor Eloísa, a matemática em Quarta Nov 14, 2007 2:17 pm

Boa tarde.

Uns colegas meus estão a fazer um trabalho de área projecto sobre colectores solares. Aconselhei-os a virem aqui pedir auxílio ;)

Entretanto eles já se registaram no fórum e estão só à espera que o user seja activado...

Eles poderão depois explicar melhor o que pretendem, mas espero que possam receber ajuda ;)

A escola é a Escola Secundária Domingos Sequeira de Leiria, espero que apesar dos 72 km de distância possam receber apoio... ;)
Eloísa, a matemática
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Fev 20, 2007 9:37 pm

Mensagempor c3dr1c em Sábado Maio 10, 2008 10:56 am

Boas...

Depois de este post da eloísa nunca mais ninguem falou pois conseguimos solucionar todas as duvidas e problemas encontrados e porque ainda nao tinha adsl :P

Entretanto o projecto ja foi finalizado e correu tudo bem. Breve post aqui todos os procedimentos para os mais interessados no assunto.

Cumps...
c3dr1c
gluão
gluão

Registado: Quarta Nov 14, 2007 2:12 pm

Mensagempor jap em Segunda Maio 12, 2008 6:06 pm

c3dr1c Escreveu:Boas...

Depois de este post da eloísa nunca mais ninguem falou pois conseguimos solucionar todas as duvidas e problemas encontrados e porque ainda nao tinha adsl :P

Entretanto o projecto ja foi finalizado e correu tudo bem. Breve post aqui todos os procedimentos para os mais interessados no assunto.

Cumps...

Olá!

Fico contente por saber que conseguiram levar avante o vosso projecto. Gostaríamos muito que colocasses aqui mais alguma informação sobre ele. Ficamos à espera. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor c3dr1c em Segunda Maio 12, 2008 8:20 pm

Penso em depois colocar o projecto todo...

Hoje tive a testar o colector solar, com o ceu meio enublado e os resultados foram surpeendentes. Alem disso o colector tava virado mais ou menos a 70 graus do sol e testei as 5h da tarde. Agora imaginem num dia de verao, ceu limpo, com a inclinação e direção correcta e la po meio-dia :D

Aqui vao umas pics para os mais impacientes:

Imagem

Sera que os termomentros rebentam??? :D

Imagem

Nesta pic ja tava a utilizar outro recipiente para ver melhor os resultados e pa poder sentir a agua na minha mao :P Como podem ver a agua ta acastanhada, é um dos problemas que tou a ter. Como foi utilizado um radiador de uma arca frigorifica velha, aquilo deve ter restos de gas nos tubos ou entao estar enferrujado la por dentro.

Cumps...
c3dr1c
gluão
gluão

Mensagempor jap em Segunda Maio 12, 2008 9:45 pm

Obrigado!

O teu colector solar tem muito bom aspecto - e é giro teres reciclado o permutador de calor de uma arca frigorífica! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Cirdaro Larama em Segunda Maio 12, 2008 10:48 pm

Acho melhor passares a usar termómetros digitais... lol

Eu fiz um trabalho no 10º (apenas teórico) sobre um CPC. Que é um colector solar parabólico composto (acho que era assim), concentra os raios solares em alhetas conseguindo um maior aumento de temperatura...

Muito parabéns por teres conseguido fazer um coletor! Quando for grande também vou conseguir! :P
Cirdaro Larama
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Maio 12, 2008 10:16 am

Mensagempor c3dr1c em Sábado Jul 19, 2008 8:55 am

Epa esquecime de voces... :P

Tenho aqui o video do colector pa meter... Vou tentar por este fim de semana, mas como tenho a net lenta nao sei se consigo... De qualquer maneira ja falei com um colega pa me meter o video...

Entretanto vou busca-lo a escola pa testar agora de novo no verao e com um termometro digital... Com este sol e calor, ui... :P :D

Ha tive 19 no trabalho... eh... eh... Nao tive 20 porque a stora diz que precisava de ser pintado por fora :P

Ja agora, em principio este ano vou pa esses lados. Vou estudar pa universidade de coimbra para o curso de engenharia electrotecnica e de computadores...

Aguardem que o video ha-de aparecer...

Cumprimentos...
c3dr1c
gluão
gluão

Mensagempor jap em Sábado Jul 19, 2008 11:32 am

c3dr1c Escreveu:Ha tive 19 no trabalho... eh... eh... Nao tive 20 porque a stora diz que precisava de ser pintado por fora :P

:lol: Parabéns! :hands:

c3dr1c Escreveu:(...)

Aguardem que o video ha-de aparecer...

Cumprimentos...

Ficamos ansiosamente à espera! :D
Abraço,
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin