CONCURSO “JOVENS CIENTISTAS E INVESTIGADORES”
4 Grandes Prémios para Jovens dos 15 aos 20 anos - Entrega de trabalhos até 20 de Abril
Estão abertas as inscrições para o CONCURSO “JOVENS CIENTISTAS E INVESTIGADORES” - 2008, promovido pela Fundação da Juventude. O prazo de entrega de trabalhos termina a 20 de Abril.
De âmbito nacional, o Concurso apela ao espírito competitivo dos jovens, através da realização e desenvolvimento de projectos/trabalhos científicos.
Destinado a jovens estudantes portugueses, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos de idade, e a frequentar, no máximo, o 1º ano do ensino superior, este Concurso visa, também, contribuir para o aparecimento de jovens talentos.
Os interessados podem concorrer individualmente ou em grupo, no máximo de 3 elementos, apresentando trabalhos que abordem uma das seguintes áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharia, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática e Química.
Cada trabalho exige, ainda, a participação de um professor, coordenador do projecto.
O 4 Grandes Prémios, no valor de 2.000, 1.500, 1.000 e 500 Euros, serão atribuídos na forma de material ou equipamento científico, de acordo com as necessidades e os interesses escolares e profissionais dos jovens. Serão, ainda, atribuídas Menções Honrosas, não pecuniárias, aos trabalhos que manifestamente apresentem índices de inovação e oportunidade relevantes.
Para além disso, os projectos premiados no Concurso Jovens Cientistas e Investigadores participarão em Certames Europeus e Mundiais, destacando-se a Final Europeia do Concurso Europeu Para Jovens Cientistas, o qual vai ter lugar em Setembro de 2008, em Copenhaga, na Dinamarca, e a Intel ISEF 2008, a ter lugar em Atlanta/Georgia/EUA, em Maio próximo.
Destaca-se, ainda, o Prémio Especial para o Professor Coordenador do projecto vencedor do primeiro prémio, no valor de 500 Euros, que a Fundação da Juventude irá atribuir para gratificar o empenho e a dedicação no acompanhamento e orientação do projecto.
A confirmar a crescente adesão dos jovens a este Concurso, é a taxa verificada de mais de 140%, relativamente à edição de 2006, facto que levou a Fundação da Juventude a organizar a primeira Mostra de Ciência, de âmbito nacional, em 2007. Foram apresentados cerca de 60 trabalhos, tendo também a diversidade e a qualidade dos trabalhos aumentado consideravelmente. Por este motivo, a Fundação da Juventude tem já agendado para este ano, a 2ª Mostra de Ciência do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores, a qual terá lugar de 22 a 24 de Maio de 2008, em Lisboa, no Museu da Electricidade. (Os trabalhos, as fotos e os prémios da Mostra de Ciência de 2007 estão acessíveis em
www.fjuventude.pt/jcientistas2007).
De salientar, a participação maioritária dos alunos de Escolas de regiões de pequenos centros urbanos, nomeadamente, Arouca, Covilhã, Coimbra, Fundão, Nelas, Nisa, Odemira, Vila do Conde, Vila Real, entre outras.
Também ao nível internacional, os jovens portugueses têm visto reconhecidas as suas aptidões científicas, podendo-se destacar o 3º lugar obtido pelo projecto intitulado “O declínio do Montado”, realizado por 3 alunos da Escola Secundária de Odemira, na sua participação na Intel ISEF 2007. Este prémio foi atribuído pela Sociedade Norte Americana de Fitopatologia.
A edição 2008 do Concurso “Jovens Cientistas e Investigadores” tem o patrocínio da/o: Fundação EDP, Ciência Viva - Agência Nacional Para a Cultura Cientifica e Tecnológica, TMN, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Porto Editora, Instituto Português da Juventude, e é apoiada pela revista Super Interessante e pelo Infarmed.
O regulamento está disponível em
www.fjuventude.pt/jcientistas2008.