Água em rotação

Neste arquivo iremos colocar os problemas já resolvidos (não são problemas "mortos" porque a discussão pode continuar a qualquer altura!)

Água em rotação

Mensagempor Ivo_Timóteo em Quinta Nov 16, 2006 10:41 pm

Este problema foi-me proposto pelo Diogo há mais ou menos dois aninhos... Na altura nem tinha ideia de como abordar, e mesmo hoje continuo mais ou menos em branco.

Existe um recipiente paralelipipédico cheio de água. A base, no centro, tem uma hélice (desloca a água para baixo). O problema é provar que a deformação na superficie da água é parabólica.

Não sei se devia ser "tricky" ou "trivia", mas acho que é um problema interessante, que eu gostava de ver resolvido!

Saudaçoes!
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor jap em Quinta Nov 16, 2006 10:55 pm

Esta é uma questão clássica mas não é propriamente "trivia" porque a solução mais elegante é relativamente "tricky" :?

A hélice não tem, aqui, um papel fundamental. A superfície de um líquido em rotação, na situação de "equilíbrio", é um parabolóide de revolução.
Se tirarmos um instantâneo de um copo com água em rotação em cima de um velho giradiscos, por exemplo, podemos digitalizar a foto e obter os pontos da interface água/ar e verificar que ela se ajusta perfeitamente a uma parábola :wink:

Aqui fica lançado o desafio: mostrar que é uma parábola e determinar a equação dessa parábola! :D

PS - É claro que a aceleração da gravidade entra na equação! Com a experiência que acima descrevi (copo com água a rodar no prato de um gira-discos) é possível determinar a aceleração da gravidade!
PS2 - Como habitual, se até lá ninguém conseguir resolver este desafio (com uma solução elegante!) eu darei a solução de hoje a 8 dias.
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Real em Quinta Nov 16, 2006 11:22 pm

Aqui vai uma dica:

Analiza as forças que actuam numa partícula à superfície do líquido em rotação.

Abraço

PS: quando tiveres datas para nos encontrarmos na FCUP diz-me alguma coisa!
Diogo Fernandes
(IPhO 2005 - Salamanca)
Real
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 7:52 pm

Mensagempor jap em Sexta Nov 17, 2006 12:28 am

Este vídeo ilustra a questão e é (acho :lol: ) inspirador de uma boa solução!

http://algol.fis.uc.pt/movies/RotationWater.mov

(Limonada Rosa? :shock: )

PS - O peso no fundo do tanque é só para "estabilizar" a montagem... :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor pmp em Sexta Nov 17, 2006 7:45 pm

Bom, aqui vai a minha proposta de solução. Perdi um bom bocado do dia, mas acho que valeu a pena. :D

http://www.4shared.com/file/6065172/502b9253/Solu

Peço desculpa pela condição da solução e pela falta de um esquema, mas como não tenho muito tempo e existe a possibilidade de estar errado decidi não fazê-lo, mas acho que ninguém terá dificuldades em representá-lo. :)

Pelo menos parece haver coerência na solução, já que a altura máxima da água aumenta com o aumento da velocidade angular do recipiente (como se observa no video) e intuitivamente sabemos que é inversamente proporcional a g.

Este vídeo ilustra a questão e é (acho Laughing ) inspirador de uma boa solução!

Espero que sim! :D
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 3:35 pm

Mensagempor Real em Sexta Nov 17, 2006 8:05 pm

É exactamente essa a solução!! Muito bem!! :D
Como se mostra no video, a resultante das forças que actuam na partícula é apenas a componente centrípeta, que faz com que a bola rode (ela não sobe nem desce!).
Chamo só a atenção aos leitores que na resolução n representa a força de reacção exercida pelo líquido na partícula, que é perpendicular à tangente no ponto!
Diogo Fernandes
(IPhO 2005 - Salamanca)
Real
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor pmp em Sexta Nov 17, 2006 8:10 pm

Isso mesmo. :D :D
Obrigado Real!!!!

Nunca pensei chegar à solução, mas depois segui o tua sugestão de representar as forças, arranjar um ângulo e depois foi-se tudo encaminhando para a solução.
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Sexta Nov 17, 2006 8:14 pm

Parabéns Pedro!

Encontraste a solução :D :D

Mas a questão ainda não está fechada :shock: ; desafio os outros olímpicos a encontrar uma solução radicalmente alternativa, quiçás mais elegante :roll:

Any ideas? :wink:

Abraço,
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Nuno_Monteiro em Sábado Nov 18, 2006 12:05 am

pmp,
Tive agora a analisar a tua resposta. E só tenho duas coisas a dizer-te:
1. a dedução final que fazes, relaccionando a tangente nesse ponto com a derivada da função é realmente formidavel (a mim não me passou tal ideia pela cabeça) :)
2. na resolução que fizes-te em pdf cometes um pequeno erro por distracção pois, quando mandas substituir (1) em (2) o seno fica em cima e o coseno fica em baixo(colocas-te ao contrário), porque se fosse como tens seria co-tangente e não tangente. :(
Mas de qualquer forma tenho que te dar os parabéns pela resolução
Nuno_Monteiro
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 9:39 pm

Mensagempor jap em Sábado Nov 18, 2006 12:15 am

Ainda sobre o desafio que lancei da solução elegante alternativa à encontrada pelo pedro (boa!), aqui vai uma dica:

é possível encontrar a equação da parábola com uma expressão que cabe numa linha e nem sequer envolve vectores, nem projecções dos ditos :shock:

eh,eh
Alguém tem uma :idea: ?
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Real em Sábado Nov 18, 2006 3:33 pm

Hmmm. Com essa dica só pode ser conservação da energia! E de facto funciona! (façam as contas, é fácil!)
Contudo, gosto mais da solução do Pedro! :P É preciso haver um certo grau de "iluminação" ao relacionar a tangente do ângulo com o declive e a derivada!

Deixo só aqui uma reflexão: (geralmente) todos os problemas de mecânica podem ser resolvidos atrás da conservação da energia e (geralmente) é mais fácil por esse modo! [os osciladores são uma das excepções!] Basta reparar que quando se usa F=ma, a aceleração é a segunda derivada da posição e, por isso, temos uma equação diferencial de segunda ordem pela frente! Por outro lado, na energia aparece o quadrado da velocidade na energia cinética, fazendo com que a equação diferencial seja de primeira ordem (geralmente mais fácil de resolver).
Para complementar estas ideias, aconselho vivamente (a quem já tenha alguns conhecimentos de matemática) a leitura do primeiro capítulo da Mecânica, do Landau. Lá demonstra-se que a conservação da energia é consequência da homogeneidade do tempo e que a conservação do momento angular é consequência da isotropia do espaço! (é lindo de morrer!) Por outro lado, também demonstra que a conservação da energia é intrínseca a toda a mecânica Newtoniana (e daí o meu comentário anterior). Se não encontrarem o Landau, falem comigo que eu posso arranjar um link com o pdf.
Diogo Fernandes
(IPhO 2005 - Salamanca)
Real
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor pmp em Sábado Nov 18, 2006 4:06 pm

Nuno_Monteiro Escreveu:pmp,
1. a dedução final que fazes, relaccionando a tangente nesse ponto com a derivada da função é realmente formidavel (a mim não me passou tal ideia pela cabeça) :)
2. na resolução que fizes-te em pdf cometes um pequeno erro por distracção pois, quando mandas substituir (1) em (2) o seno fica em cima e o coseno fica em baixo(colocas-te ao contrário), porque se fosse como tens seria co-tangente e não tangente. :(

Acredita que foi daqueles momentos em que se faz luz, em que sentimos um friozinho. Porque fiquei um bom bocado a pensar como sair dali. :D
Obrigado pelo teu alerta para o erro, mas como resolvi no papel e depois passei no mathtype, o traço de fracção deve ter-me tramado. :)

Real Escreveu:Hmmm. Com essa dica só pode ser conservação da energia! E de facto funciona! (façam as contas, é fácil!)

De facto, sinto-me ridiculo quando perdi uma tarde quando havia essa forma mais simples. :) E acho que as soluções mais simples são as mais belas.

Durante a noite pensei num método semelhante ao da conservação da energia, pois relacionei a forma da superfície parabólica com um lançamento de projécteis, mas não consigo fundamentá-lo segundo os princípios físicos. É o seguinte:

Consideremos uma particula que se encontre no plano horizontal que contem o vértice da parábola. Ela é projectada na vertical com uma velocidade v. Essa velocidade v é igual a w*x. A altura máxima atingida seria v^2/(2g) (a demonstração é simples pela cinemática ou pela conservação da energia (acabo de perceber que foi o mesmo método )) = w^2*x^2/(2g). A equação da nossa parábola. O que não compreendo é como a velocidade ascensional da particula está relacionada com a velocidade angular. Isto é, a particula devia ter uma velocidade tangencial num movimento circular e não ascencional num movimento vertical. Certo?
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor manuelmarque em Sábado Nov 18, 2006 4:36 pm

pmp Escreveu:
Nuno_Monteiro Escreveu:pmp,

Acredita que foi daqueles momentos em que se faz luz, em que sentimos um friozinho. Porque fiquei um bom bocado a pensar como sair dali. :D
Obrigado pelo teu alerta para o erro, mas como resolvi no papel e depois passei no mathtype, o traço de fracção deve ter-me tramado. :)

Real Escreveu:Hmmm. Com essa dica só pode ser conservação da energia! E de facto funciona! (façam as contas, é fácil!)

De facto, sinto-me ridiculo quando perdi uma tarde quando havia essa forma mais simples. :) E acho que as soluções mais simples são as mais belas.

Durante a noite pensei num método semelhante ao da conservação da energia, pois relacionei a forma da superfície parabólica com um lançamento de projécteis, mas não consigo fundamentá-lo segundo os princípios físicos. É o seguinte:

Consideremos uma particula que se encontre no plano horizontal que contem o vértice da parábola. Ela é projectada na vertical com uma velocidade v. Essa velocidade v é igual a w*x. A altura máxima atingida seria v^2/(2g) (a demonstração é simples pela cinemática ou pela conservação da energia (acabo de perceber que foi o mesmo método )) = w^2*x^2/(2g). A equação da nossa parábola. O que não compreendo é como a velocidade ascensional da particula está relacionada com a velocidade angular. Isto é, a particula devia ter uma velocidade tangencial num movimento circular e não ascencional num movimento vertical. Certo?

Sim, mas estamos a falar da água... temos de entrar com princípios da mecânica de fluidos, acho eu...

Não creio conseguir explicar-te, dado que ainda nem abordei essa temática... mas à partida se fosse uma partícula sólida (ie um berlinde dentro do recipiente) deveria demonstrar esse tipo de comportamento. Agora a água... como estão todas ligadas, há uma viscosidade associada... o comportamento conjunto deve ser esse. Atenção que isto são apenas conjecturas! Eu não investiguei nada! :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Sábado Nov 18, 2006 5:55 pm

Stay tuned :wink:

A minha explicação elegante envolve energia (obviamente, não é Diogo? :wink:) , e está (um pouco) baseada num princípio básico da Relatividade Geral :shock: :shock: :shock: que faz parte do programa do 12º ano :shock:

Prometo "postar" essa solução amanhã, se ninguém a encontrar até lá (suspeito que haverá quem consiga lá chegar...estão muito perto...e então se consultarem o Landau...).

Abraço :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor manuelmarque em Domingo Nov 19, 2006 10:16 am

Tentei fazer a resolução pelas leis da conservação de energia - penso que consegui, apesar de ter cometido um erro pelo caminho que não consegui explicar, e por isso a parábola ficou virada de "cabeça para baixo" :roll:

Deu-me o resultado do pmp, mas com um menos atrás... anexo a minha resolução (que está um pouco confusa, é certo, mas eu já dediquei demasiado tempo à Física, tenho teste de Biologia esta semana e ainda não estudei nada... :? ) aqui.

No final percebi que r era o x... pelo que substitui, isso não está evidente na resolução.
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Próximo

Voltar para Problemas resolvidos

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante