Malabarismo espacial!

Problemas de difícil resolução por métodos convencionais, mas que admitem uma solução simples e elegante.

Malabarismo espacial!

Mensagempor Ivo_Timóteo em Sexta Fev 17, 2012 10:06 pm

Olá Quarkianos!

Muitos de vocês não me conhecem mas para quem ainda se lembra de mim queria-vos dizer que estou neste momento em Edinburgh a investigar no Forum of informatics - quite nice place, if I am allowed to say :)

Hoje à tarde assisti a uma palestra curiosa dada por Colin Wright com o título The Mathematics of Juggling sobre malabarismo, matemática e/ou até mesmo sobre a construção de um modelo. Se estiverem interessados podem encontrar um sumário aqui.

Embora a palestra tenha sido interessante (e eu gosto de malabarismo!) o que me chamou mais à atenção foi uma coisa que ele disse sem explicar: "Se forem um astronauta em órbita e estiverem, por exemplo, do lado de fora da estação espacial e lançarem uma bola sem grande velocidade inicial (suponho que perpendicular à gravidade terrestre) ela ficará a oscilar sendo que vocês serão o ponto central. Inclusivamente acrescentou qual seria o período (que eu não vou dizer :)).

A pergunta que deixo aqui, até porque já estou bastante enferrujado, é se será verdade e a ser, porque é que o é.

Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Re: Malabarismo espacial!

Mensagempor jap em Terça Fev 21, 2012 9:07 pm

Olá Ivo!

Que bom ter notícias tuas! :friends: Obrigado pelo post! :D

Que tal Edimburgo? :roll:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Ivo_Timóteo em Quarta Fev 29, 2012 10:35 pm

Está tudo a correr bem, obrigado!

Parece que o Tom Hales vem visitar o fórum dia 19 de Março e dar uma palestra :hands:
Vou tentar participar também na secção pitónica :twisted:
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor manuelbrandao99 em Terça Set 02, 2014 4:13 pm

Se o astronauta está em órbita, então não há força gravítica sobre as bolas. Desde que atire as bolas com uma velocidade pequena (menor que a velocidade de escapa em relação ao astronauta) então as bolas ficam em órbita à volta dele, já que a força gravítica é apenas infimamente maior do que a força centrífuga.
Será isto, ou não faz sentido?
manuelbrandao99
gluão
gluão

Registado: Segunda Jan 14, 2013 12:04 pm

Voltar para Problemas tricky

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante