Balões e simulações

Problemas de difícil resolução por métodos convencionais, mas que admitem uma solução simples e elegante.

Balões e simulações

Mensagempor miguel_amaral em Quinta Nov 11, 2010 8:53 pm

N balões do mesmo tipo estão presos, igualmente espaçados, a uma corda cujas pontas estão presas ao solo (as pontas não têm balões).
1)Que pârametros determinam a disposição espacial dos balões e de que modo?
2)(para quem sabe algo de cálculo) Para balões infinitos (i.e. uma corda flutuante) que equação diferencial para a curva da corda?
( 3- resolvam-na; eu não sei)
Participem e inscrevam-se numa experiência de convívio entre físicos e de ciência de topo única!
ENEF 2011 -> http://algol.fis.uc.pt/quark/viewtopic.php?f=4&t=2093&p=25810#p25810
miguel_amaral
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Jul 27, 2010 10:33 pm

Re: Balões e simulações

Mensagempor hexphreak em Terça Nov 16, 2010 12:51 pm

A resposta à segunda/terceira alínea é, muito provavelmente, uma catenária (a curva formada por uma corda suspensa entre dois pontos). A situação pode ser modelada como existindo uma gravidade efectiva que aponta para cima, devida à impulsão nos balões.

P.S.: Miguel, ainda não fizeste a tua apresentação :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Re: Balões e simulações

Mensagempor miguel_amaral em Quarta Nov 17, 2010 6:50 pm

Sim, mas essa catenária tem uma equação e a ideia é deduzi-la. (realmente essa corda sobre tensão torna a minha 3ª pergunta um bocado trivial para quem sabe qual é a forma). Mas falta o resto!
Participem e inscrevam-se numa experiência de convívio entre físicos e de ciência de topo única!
ENEF 2011 -> http://algol.fis.uc.pt/quark/viewtopic.php?f=4&t=2093&p=25810#p25810
miguel_amaral
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Jul 27, 2010 10:33 pm

Voltar para Problemas tricky

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante