O que colocar aqui

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

O que colocar aqui

Mensagempor jap em Quinta Nov 22, 2007 11:50 pm

Esta secção é para discussão de questões de Física, de índole variada, particularmente de índole conceptual.

Atenção!

Não é legítimo postar neste fórum questões "escolares" que os alunos devem resolver sozinhos (estilo TPC - trabalhos para casa) e peço aos quarkianos que não respondam a este tipo de solicitações. Podemos e estamos dispostos a esclarecer aqui qualquer questão de Física, legítima, simples ou complicada, deste que se perceba que o postante pensou sobre o assunto e tem uma dúvida pertinente resultante da sua reflexão sobre o problema. :wink:

Questões do estilo "como é que eu respondo a isto" que me foi passado como TPC, ou resolvam-me os problemas a), b) e c) do livro X que tenho de entregar amanhã e não tive tempo de fazer no fim-de-semana não são aceitáveis.

Uma simples transcrição, sem mais, de um problema/questão de um livro de estudo não deverá ter resposta, a menos que seja uma questão deveras interessante ou tricky.

Já poderá ser aceitável algo do estilo - "Puseram-me este problema que me solicitou a seguinte questão: se aplicar a lei X obtenho como resultado Y, mas acho que o resultado não é fisicamente aceitável porque viola a lei Z, ou porque a ordem de grandeza do resultado é absurda. Será que estou a pensar bem, ou há algo que me escapa?"

Também são aceitáveis questões do género "No meu livro de texto está explicado este assunto X da seguinte forma, mas há um detalhe que me está a fazer confusão porque acho que deveria ser Y em vez de Z. Será que estou certo?"

Porém, não são aceitáveis solicitações do género "Passaram-me estes problemas, vejam lá se a minha resolução está certa antes de entregar ao prof."

Peço a compreensão de todos para o respeito desta "política" que permitirá manter elevado o nível deste fórum. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: O que colocar aqui

Mensagempor paulo1jc em Quinta Maio 14, 2009 9:36 pm

Boa noite, venho por este meio mostrar o quanto fico descontente com a vossa atitude, tipica do ser humano, 1º desconfiar, acusar e sim talvez ajudar.....
O meu nome é Paulo Espirito Santo, tenho 32 anos e o exercicio em questao faz parte da prova de acesso dos M23 do ISEL (instituto Superior de Engenharia de Lisboa), para os interessados em ajudar, e acreditem tou um pouco preocupado em nao conseguir chegar aos resultados que me foram dados.
No caso em questao, faço um somatorio das forças em causa, o peso da viga e do homem depois, da- me 950( 800+150N), de seguida faço 0rb+5ra= 3*800+2.5*150, a partir daqui a situçao começa a complicar porque entra o angulo de 60º a que a escada esta do pavimento e a resoluçao apresentada pelo ISEL é RA= 320N e RB=1003N, como é que isto é possivel quando o somatorio das forças dá 950N
Obrigado pela atençao dispendida, peço a vossa ajuda....Obrigado.....
paulo1jc

Registado: Terça Maio 12, 2009 11:31 pm

Mensagempor jap em Quinta Maio 14, 2009 10:47 pm

Olá Paulo,

O erro no teu cálculo resulta de não teres considerado correctamente o "braço" das forças no cálculo dos momentos.

Então aqui vai a resolução correcta.

Decompor a reacção em B nas componentes horinzontal e vertical, R_B_x e R_B_y.
A reacção em A, que não tem apoio, é perpendicular à parede, ou seja apenas horizontal.

A componente segundo y da resultande das forças envolvidas tem de ser nula, resultando imediatamente que

R_B_y =\rm  (150 + 800) = 950~N

De igual forma, do equilíbrio das forças na horizontal,

R_B_x = RA.

Quanto aos momentos, calculados em relação ao ponto B (onde o momento das forças aplicadas em B é nulo) obtemos a seguinte equação:

R_A\times 5\times \sin 60 -800\times 3 \times \cos 60 -150 \times 2.5 \times \cos 60 = 0

de onde se obtém

R_A = \rm 320~N

e portantoR_B_x = R_A =\rm  1387.5~N

O módulo da reacção em B é pois R_B = \sqrt{R_B^2_x + R_B^2_y} =\rm \sqrt{320^2 + 950^2} = 1002~N.

Deu para perceber? :roll:

Abraço e boa sorte para a prova M23! :D
jap
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor paulo1jc em Sexta Maio 15, 2009 12:57 pm

Boa tarde, desde já agradeço a disponibilidade, foram de grande ajuda para a resoluçao...Obrigado
paulo1jc

Registado: Terça Maio 12, 2009 11:31 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Yahoo [Bot] e 2 visitantes