Pressão e relatividade Galileana

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Pressão e relatividade Galileana

Mensagempor antonio_carneiro em Quarta Jul 30, 2014 8:35 pm

No outro dia estava a pensar e ocorreu me este dilema: imaginemos que estamos a andar de carro, que normalmente tem ar lá dentro. Se nos colocarmos no referencial do carro, o ar no exterior é que se está a mover com uma certa velocidade em relação a nós, logo a pressão é menor no exterior do carro, por conseguinte, há uma força de dentro para fora do carro (as coisas são sugadas para fora do carro xD). Se estivermos no referencial da estrada, o ar do carro é que se está a movimentar com certa velocidade relativamente ao exterior, logo a pressão seria maior no exterior, e as coisas seriam "empurradas" para dentro do carro devido à força. O que está aqui errado para as forças terem sentidos diferentes, sendo a mesma situação mas em referenciais diferentes? :s
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:57 pm

Re: Pressão e relatividade Galileana

Mensagempor joaofrme em Quinta Jul 31, 2014 1:57 pm

É assim, em primeiro lugar não sei se o princípio de bernoulli se aplica aqui porque há viscosidade. Mas em qualquer caso o facto de o carro se estar a mover a uma certa velocidade não cria uma corrente de ar dentro do carro. O ar continua parado, é como se fosse um corpo rígido, apenas um constituinte do carro. Então a pressão transforma-se numa força de resistência do ar? Não sei.
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor antonio_carneiro em Sábado Ago 02, 2014 9:13 pm

Acho que o facto de haver viscosidade não impede a aplicabilidade de Bernoulli. Eu percebo que não cria uma corrente, mas é de facto, uma porção do fluido a deslocar - se a certa velocidade :S
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor joaofrme em Sábado Ago 02, 2014 9:44 pm

Não sei é que a equação de bernoulli deixa de ser válida e o princípio é uma consequência direta dessa equação
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor antonio_carneiro em Domingo Ago 03, 2014 10:10 pm

Eu posso estar errado, mas acho que a equação de Bernoulli não deixa de ser válida, senão os aviões não voavam :o
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor joaofrme em Segunda Ago 04, 2014 11:35 am

Mas o prof. Fernando Nogueira disse que os aviões eram um caso especial, porque com viscosidade a equação deixa de ser válida e na realidade o prof. não respondeu à questão dos aviões
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor antonio_carneiro em Segunda Ago 04, 2014 1:25 pm

Não me lembro disso :s até pode não se descrever exatamente como se tivesse na ausência da viscosidade, mas o facto de a pressão ser maior onde a velocidade é menor não se altera penso eu :s Mas já estamos a fugir um pouco à minha dúvida, que continuo sem a perceber xd
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante