Transições átomo de hidrogénio

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Transições átomo de hidrogénio

Mensagempor ajcoelho em Quinta Jun 19, 2014 9:41 pm

Aproveitando uma questao do exame de fisica e quimica deste ano, vou expôr as minhas duvidas (que sempre as tive e nunca as entendi) em relação a transições entre níveis de energia do eletrao do átomo de hidrogenio.

Hao-de consultar a prova no sitio que vocês sabem e no grupo V na pergunta 2.2:

Eu nunca percebi porque é que no átomo de hidrogénio o eletrão só transita se a energia que incidir sobre ele for EXATAMENTE igual à variação das energias entre 2 níveis. Isto quer dizer que se eu incidir uma DÉCIMA A MAIS de energia, ele simplesmente já não transita?? Em termos clássicos, parece-me a mim, que isto é absurdo. Tão eu dou energia ao gajo e ele faz o quê com ela? Como é que a mec quantica responde a isto?
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Re: Transições átomo de hidrogénio

Mensagempor duarte.magano em Sexta Jun 20, 2014 10:10 am

Podemos explicar isso através da hipótese de quantização de Bohr. Ela prevê que só são possíveis órbitas com com níveis discretos de raio (como fizemos no primeiro problema da PDF) e, portanto, também de energia. Se eu desse energia a mais ao eletrão ele iria transitar para um nível de energia que não é permitido, logo, simplesmente isso não acontece, ele não absorve essa energia. No caso da radiação, as frequências com energia diferente das que que são "permitidas" passam pelo átomo sem ser absorvidas (produzindo o famoso espectro atómico).

Em relação à "décima a mais", bem, isso já é mais subtil. Pela teoria, prevemos órbitas com um valor exato de energia. Mas o que é um valor exato na natureza? Assim, há uma "tolerância", que tem estará relacionada com o princípio de incerteza de Heisenberg, penso eu. E essa incerteza é bem mais pequena do que a décima :wink: .

Ajudei alguma cosia?
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Mensagempor joaofrme em Sexta Jun 20, 2014 10:46 am

Sim, e também podes pensar "como é que o eletrão sabe que não pode absorver este tipo de radiação?". E a resposta a essa pergunta é que ele até pode absorver a radiação mas a órbita não é estável e rapidamente decai para a órbita anterior emitindo radiação igual (o efeito é como se a radiação passasse sem ser perturbada, ou se for refletida)
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor ajcoelho em Sexta Jun 20, 2014 2:14 pm

Então mas e o que acontece à energia? Dissipa-se?

Isto é mesmo muito estranho, a questão da DÉCIMA, então, não me convence :x
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Mensagempor joaofrme em Sexta Jun 20, 2014 5:57 pm

a energia conserva-se, e a incerteza é só do Princípio de Heisenberg
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor duarte.magano em Domingo Jun 22, 2014 5:36 pm

ajcoelho Escreveu:Então mas e o que acontece à energia? Dissipa-se?

Não estou a perceber bem a tua dúvida… Ou é absorvida pelo eletrão, e depois é reemitida, ou não, e nesse caso passa sem interferências. Em qualquer dos casos, há conservação de energia.
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes