Efeito de Casimir explica a permitividade do vazio?

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Efeito de Casimir explica a permitividade do vazio?

Mensagempor joaofrme em Quinta Abr 10, 2014 7:31 pm

Boas pessoal.
No Electromagnetismo houve um conceito que sempre me intrigou, a permitividade eléctrica do vazio (e a permeabilidade magnética, as conclusões acabam por ser semelhantes). Faz sentido falar da permitividade eléctrica de um dielétrico porque ele vai alinhar-se com o campo eléctrico presente e "resistir" a esse campo (daí a proporcionalidade inversa), contudo para o vazio não me faz muito sentido que isso aconteça assim. Se é vazio não deveria ter uma resistência de qualquer tipo. Até que tive uma ideia que vos queria perguntar se fazia algum sentido (e se não fizer, alguma explicação).
O efeito de Casimir (devido ao Princípio da Incerteza de Heisenberg) prevê que hajam partículas virtuais (nomeadamente fotões) que apareçam e desapareçam em tempos muito pequenos. Isso causa um valor de energia constante ao longo do Universo maior do que seria previsto apenas considerando os vários campos presentes. Agora a minha ideia era que esses fotões iam "interferir" com qualquer campo elétrico presente causando a tal resistência, que seria não nula mesmo no vazio. Faz sentido que esse valor seja constante porque o efeito é uniforme ao longo do Universo.
Será que isto faz algum sentido?
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes