Conservação do momento angular

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Conservação do momento angular

Mensagempor antonio_carneiro em Segunda Abr 07, 2014 5:01 pm

Boas malta! Considerem só esta situação, que me está a fazer confusão: temos uma particula a andar em linha reta , na nossa sala, por exemplo, e temos o nosso referencial fixo num dos cantos da sala. Ela anda com velocidade constante, logo p é constante. Sendo L=prsina, r varia, logo L varia também. No entanto, não atuam torques externos e ainda o referencial da sala é inercial. Como se explica então que o momento angular varie? :?
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:57 pm

Re: Conservação do momento angular

Mensagempor ajcoelho em Segunda Abr 07, 2014 5:46 pm

Se a partícula está a andar em linha reta, o prduto vetorial de p x r é nulo porque se trata do seno de 0º... Logo, o momento angular da partícula é zero
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Mensagempor antonio_carneiro em Segunda Abr 07, 2014 6:02 pm

Sim, mas não tem que estar obrigatoriamente a andar segundo a direçao do vetor posição. :)
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor ajcoelho em Segunda Abr 07, 2014 6:19 pm

antonio_carneiro Escreveu:Sim, mas não tem que estar obrigatoriamente a andar segundo a direçao do vetor posição. :)

Ah entao nesse caso, tu tens o módulo de r a aumentar (supondo que a partícula se esta a afastar) mas o seno do ângulo vai diminuindo e assim L mantém-se sempre constante. Has de ver este desenho que deve ajudar. Eu penso que será isto...
Anexos
Sem título.jpg
Sem título.jpg (7.57 KiB) Visualizado 1445 vezes
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Mensagempor antonio_carneiro em Segunda Abr 07, 2014 7:03 pm

Ah, exatamente, não tinha pensado nisso :) então, o que importa é, digamos, a distância à linha de ação da força, como no torque, que neste caso é rsin a. Obrigado António :)
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor antonio_carneiro em Terça Abr 08, 2014 8:40 am

Já agora, tenho outra dúvida relacionada com este assunto. Se estamos sentados numa plataforma giratória, e temos uma roda de bicicleta a girar counterclockwise num plano perpendicular ao chão e a nós. Quando nos mudamos a posição da roda para ela girar num plano paralelo ao chão, nos começamos a rodar para conservar o momento angular. Mas assim, o momento angular no inicio era um vetor que apontava para cima, e no final, é a soma do nosso momento angular com o da roda, e como são vetores perpendiculares, dá algo oblíquo. Porquê?
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Terça Abr 08, 2014 1:42 pm

antonio_carneiro Escreveu:Se estamos sentados numa plataforma giratória, e temos uma roda de bicicleta a girar counterclockwise num plano perpendicular ao chão e a nós. Quando nos mudamos a posição da roda para ela girar num plano paralelo ao chão, nos começamos a rodar para conservar o momento angular. Mas assim, o momento angular no inicio era um vetor que apontava para cima, e no final, é a soma do nosso momento angular com o da roda, e como são vetores perpendiculares, dá algo oblíquo.

Desculpa, mas eu não estou a perceber bem a situação… Não podes mostrar uma ilustração, ou algo do género, por favor?
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Mensagempor antonio_carneiro em Terça Abr 08, 2014 7:29 pm

Por exemplo, vê o Exercise A da pg 337. Não é bem a minha dúvida mas ja é grande parte dela :)
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes