Difração Macroscópica (?)

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Re: Difração Macroscópica (?)

Mensagempor duarte.magano em Segunda Abr 07, 2014 7:22 pm

joaofrme Escreveu:Eu não sei muito bem como funciona o princípio da incerteza de Heisenberg mas se só se aplicar a ondas tens a tua resposta

O princípio de incerteza, nesta formulação,:

(\delta x)(\delta p) \geq \dfrac{h}{2\pi}

refere-se a partículas. Mas está presente no comportamento ondulatório da matéria. Se a função de probabilidade de encontrar partícula - {\mid\Psi\mid}^2 - for uma sinusóide de amplitude constate no domínio de menos a mais infinito, então é porque a incerteza na posição é infinita. Ora, esta é a solução da equação de Schrodinger quando temos zero de incerteza no momento da partícula.
última vez editado por duarte.magano s Segunda Abr 07, 2014 10:56 pm, editado 1 vez no total
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Mensagempor duarte.magano em Segunda Abr 07, 2014 7:24 pm

Ocorreu-me uma possível explicação para isto através da equação de Schrodinger no caso de uma partícula in a infinitely deep square weell potencial! (desculpem que não sei traduzir para português)
Eu posto uma explicação disto mais logo…
última vez editado por duarte.magano s Quarta Abr 09, 2014 3:41 pm, editado 1 vez no total
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor joaofrme em Terça Abr 08, 2014 3:37 pm

Obrigado pela clarificação, assim sendo o que eu disse não está muito correcto. Mas realmente só temos duas hipóteses, ou existe difração e não a conseguimos detetar, ou não existe difração porque de alguma forma não nos comportamos como ondas neste aspecto.
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor xpt0x em Quarta Abr 09, 2014 11:03 am

Eu acho que o problema aqui é muito mais simples - estamos a considerar situacoes pouco realistas. A velocidade tender para 0 na realidade é impossível porque estamos a uma certa temperatura corporal. Ainda que tenhamos uma velocidade extremamente reduzida, sei lá, da ordem dos 10^-20 m/s, o comprimento de onda ao qual ficas associado é infimo, por causa do ordem de grandeza da constante de plank. Se nao me engano nas contas, está na ordem dos 10^-16 m.
"A pencil and a dream can take you anywhere." - Joyce A. Myers
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Mar 18, 2012 10:39 pm

Mensagempor joaofrme em Quarta Abr 09, 2014 3:09 pm

Bem isso realmente faz sentido
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Quarta Abr 09, 2014 3:34 pm

Rui, isso faz sentido, obrigado.

Eu tinha uma explicação diferente, mas relacionada.

Considerem que uma partícula está confinada a uma "barreira de potencial infinito", como na imagem:
ParticleInABox.GIF
ParticleInABox.GIF (2.42 KiB) Visualizado 1749 vezes

Pela equação de Schrodinger (time-independent) - -\dfrac{\hslash^2}{2m}\dfrac{d^2\Psi}{dx^2} + U(x)\Psi(x) = E\Psi(x), sabemos que:
\Psi (x)= 0 para x \leq 0 e x \geq L, porque U(x) = \infty
e
\Psi (x)= Asin(kx) + Bcos(kx), k=\sqrt{\dfrac{2mE}{\hslash^2}}, porque é a solução para \dfrac{d^2\Psi}{dx^2} + \dfrac{2mE}{\hslash^2}\Psi = 0

Impondo as condições de fronteira - \Psi(0) = 0 e \Psi(L) = 0, vamos concluir que a função de onda é a mesma que para ondas estacionárias numa corda, com k=\dfrac{n\pi}{L}.
Então, vamos ter a energia quantizada:
\sqrt{\dfrac{2mE}{\hslash^2}}=\dfrac{n\pi}{L}
\implies
E_n=n^2\dfrac{\hslash^2}{8mL^2}

Isto foi muito rápido, mas está bem explicado no Giancoli.
O meu objetivo era apenas mostrar que, dado que a energia está quantizada, e L nunca será, na realidade, infinito (a barreira de potencial também não será infinita, mas para casos finitos chega-se à mesma conclusão, mas com contas mais complicadas), então, também a velocidade da partícula está quantizada e será sempre maior que zero.
Isto vai de encontro ao que o o Rui disse, na medida em que mostra que, nem nos 0K, a velocidade vai ser nula.
última vez editado por duarte.magano s Quarta Abr 09, 2014 3:38 pm, editado 1 vez no total
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Quarta Abr 09, 2014 3:36 pm

O problema com isto tudo é que, para um corpo com muitas partículas, a velocidade média do conjunto de partículas vai ser zero... :( Não é? Isso deita por terra as nossas hipóteses?
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor xpt0x em Quarta Abr 09, 2014 9:57 pm

Penso que se considerarmos o centro de massa do corpo em vez de cada partícula individual, este, apesar de ser um ponto ideal, representa um conjunto de partículas físicas, pelo que acho que também vai estar subordinado ao impedimento da sua velocidade ser nula. Se isto for verdade, chegamos às mesmas conclusões. :)
Não tenho é a certeza que assim seja. :lol:
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor joaofrme em Sábado Abr 12, 2014 5:11 pm

Também temos outra situação, se a tua velocidade for 0 não és uma onda. Uma onda tem de ter velocidade (senão é uma onda estacionária, que não mostra nenhuma das propriedades que queremos estudar). Logo, nessa situação és somente uma partícula (ou um sistema). Para poderes difratar tinhas de ter uma velocidade mesmo muito pequena, a qual não consegues atingir, porque para te mexeres nem que seja um pouco já estás mais rápido do que permitido.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor xpt0x em Domingo Abr 13, 2014 8:08 pm

Isso faz bastante sentido. Acho que já temos a nossa resposta então :)
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Quinta Abr 24, 2014 11:56 pm

Este assunto vai ser abordado na sessão de Abril do Quark! - stay tuned! :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin