Se a força gravítica fosse diferente?

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Se a força gravítica fosse diferente?

Mensagempor duarte.magano em Sábado Mar 01, 2014 10:54 pm

Deixo aqui uma questão que resultou de uma divagação coletiva numa destas noites nas amarelas…

O que aconteceria se, de um momento para outro, a lei para a força gravítica (lei da gravitação universal de Newton) alterasse a sua forma. Se, em vez da conhecida:

\vec{F_g} = -\dfrac{Gm_1m_2}{r^2}\hat{e_r}

tivéssemos:

\vec{F_g} = m_1*\vec{v}*\vec{g}
\vec{g} - campo gravítico

Alguém está interessado em especular consequências disto?

Apresento alguns tópicos possíveis de debate:
- as órbitas planetárias
- o sistema rodoviário
- o crescimento das plantas
- o núcleo externo da terra
- meteorologia

Boa sorte!
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Re: Se a força gravítica fosse diferente?

Mensagempor joaofrme em Domingo Mar 02, 2014 9:39 pm

O produto entre a velocidade e o campo é externo ou interno? Se for externo basicamente é como se se comportasse como o campo magnético:
1º órbitas: os planetas curvavam para "cima" do plano de órbita. Mas continuariam a curvar, ficando em movimento circular uniforme descrevendo um plano perpendicular ao primeiro.
2º sistema rodoviário: não sei o que queres dizer por isso
3º crescimento de plantas: elas curvar-se iam, em vez de crescerem em linha reta descreveriam uma curva
4º núcleo externo da terra: não faço a menor ideia, talvez a sua rotação se alterasse mudando o campo magnético terrestre
5º meteorologia: os planos de rotação das massas de ar ficavam perpendiculares aos já existentes

Acho que é isto, será que alguém tem mais propostas?
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor ajcoelho em Terça Mar 04, 2014 6:56 pm

joaofrme Escreveu:O produto entre a velocidade e o campo é externo ou interno? Se for externo basicamente é como se se comportasse como o campo magnético:

2º sistema rodoviário: não sei o que queres dizer por isso

Os avioes nao deviam descolar sequer porque à medida que a sua velocidade aumentava a força de atraçao gravitiva tb aumentava e nao me parece que houvesse força de sustentação que a equilibrasse. Mas era giro fazer as contas :D
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Mensagempor duarte.magano em Quarta Mar 05, 2014 12:28 pm

joaofrme Escreveu:O produto entre a velocidade e o campo é externo ou interno?

Sim, é um produto externo (produto vetorial). Aí está o interesse
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Quarta Mar 05, 2014 12:34 pm

joaofrme Escreveu:O produto entre a velocidade e o campo é externo ou interno? Se for externo basicamente é como se se comportasse como o campo magnético:

Sim seria como o campo magnético, mas não necessariamente uniforme, especialmente bastante acima da superfície terrestre.

Eu acho que estás a simplificar demasiado nestes casos.
Penso que tens razão no caso das órbitas. Mas não sei se os planetas, para além de orbitarem perpendicularmente às órbitas inicias, ainda seguem um movimento pelas orbitas inicias. Quero dizer, se os planetas não fazem "duas órbitas". Ainda, como o campo não é uniforme, não sei se eles não vão descrever elicoides…

No caso da meteorologia, pensa, por exemplo, nas chuva. Em vez de cair a pique, as "gotas" ficavam a girar horizontalmente na altura das nuvens. Ou então descreviam elicoides ou para a terra ou para o espaço, conforme lhes desse.
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Quinta Mar 06, 2014 11:00 am

ajcoelho Escreveu:Os avioes nao deviam descolar sequer porque à medida que a sua velocidade aumentava a força de atraçao gravitiva tb aumentava

Sim, a força gravítica aumentaria com a velocidade dos aviões, mas a sua direção não seria vertical. A força gravítica nunca seria para cima ou para baixo...
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ajcoelho em Quinta Mar 06, 2014 7:10 pm

duarte.magano Escreveu:
ajcoelho Escreveu:Os avioes nao deviam descolar sequer porque à medida que a sua velocidade aumentava a força de atraçao gravitiva tb aumentava

Sim, a força gravítica aumentaria com a velocidade dos aviões, mas a sua direção não seria vertical. A força gravítica nunca seria para cima ou para baixo...

Pois, tb me lembrei disso quando disseste ao joao q aquilo era um produto vetorial. Entao imagina a 2d um aviao a descolar: a velocidade é oblíqua e o campo é vertical, logo a força gravitica iria apontar para dentro ou para fora desse plano. Que raio de trajetoria é que ele teria na descolagem?!
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Mensagempor joaofrme em Quinta Mar 06, 2014 9:44 pm

duarte.magano Escreveu:Penso que tens razão no caso das órbitas. Mas não sei se os planetas, para além de orbitarem perpendicularmente às órbitas inicias, ainda seguem um movimento pelas orbitas inicias. Quero dizer, se os planetas não fazem "duas órbitas". Ainda, como o campo não é uniforme, não sei se eles não vão descrever elicoides...

O meu raciocínio baseou-se no movimento de cargas elétricas num campo magnético se a sua velocidade for perpendicular ao campo. Passam a descrever um movimento circular uniforme. mas como o campo não é constante é possível que não fosse bem circular nem bem uniforme. Mas acho que não teria qualquer relação com a órbita anterior, excepto na velocidade inicial.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ritamcosta em Sábado Mar 08, 2014 1:56 pm

Olá a todos ;)

Tenho estado a acompanhar a vossa discussão. Em relação ao sistema rodoviário, é um bocadinho estranho...
Algumas hipóteses/sugestões:
- andando para a frente, os automóveis seriam desviados para a esquerda?
- em marcha atrás, eram desviados para a direita?

(acho que é praticamente impossível construir vias assim, sem colisões ente os veículos...) :?

Se assim fosse, nas rotundas não era preciso rodar o volante? Awkward... :shock:

E as trovoadas? Será, que, tal como a chuva, tínhamos relâmpagos a varrer horizontalmente as diversas camadas da atmosfera, tipo radar? Muito estranho...

Enfim, são só algumas sugestões ;)

Rita
ritamcosta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 29, 2013 7:36 pm

Mensagempor ritamcosta em Sábado Mar 08, 2014 1:59 pm

Se bem que estacionar um carro era mais fácil: supostamente, víamos o lugar na rua, andávamos um pouco mais para a frente, depois fazíamos marcha atrás, éramos empurrados para a direita e ficávamos «encaixados» no lugar de estacionamento. Lol ;)
ritamcosta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 29, 2013 7:36 pm

Mensagempor duarte.magano em Sábado Mar 08, 2014 3:59 pm

ajcoelho Escreveu:Pois, tb me lembrei disso quando disseste ao joao q aquilo era um produto vetorial. Entao imagina a 2d um aviao a descolar: a velocidade é oblíqua e o campo é vertical, logo a força gravitica iria apontar para dentro ou para fora desse plano. Que raio de trajetoria é que ele teria na descolagem?!

Sim fizeres força centrípeta:

F = m*v*g

para qualquer instante tens que:

R = \dfrac{v}{g}

Deslocando obliquamente ao chão, com velocidade constante, o avião ia descrever meia circunferência até colidir com o chão outra vez a uma distância 2\dfrac{v}{g} do local de descolagem.
Devia ser engraçado...
última vez editado por duarte.magano s Sábado Mar 08, 2014 4:35 pm, editado 1 vez no total
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Sábado Mar 08, 2014 4:11 pm

joaofrme Escreveu: O meu raciocínio baseou-se no movimento de cargas elétricas num campo magnético se a sua velocidade for perpendicular ao campo. Passam a descrever um movimento circular uniforme. mas como o campo não é constante é possível que não fosse bem circular nem bem uniforme. Mas acho que não teria qualquer relação com a órbita anterior, excepto na velocidade inicial.

Não tenho ideia de como esclarecer esta questão.
A dificuldade é que não existe nenhum caso na natureza para comparar, uma vez que conhecemos este modelo (da força como produto vetorial envolvendo a velocidade) com a força magnética, mas os campo magnéticos não se criam através de partículas pontuais ("como o Sol") - nunca se viram monopolos.

Mas penso que nenhuma "órbita" seria estável, porque o a o produto vetorial da velocidade e do campo gravítico faria um (pequeno) ângulo para fora da trajetória que hoje conhecemos. Quero dizer, o planeta afastar-se-ia sempre do Sol, descrevendo órbitas de raio cada vez maior, até ao infinito.

O português está um pouco confuso... Alguém percebeu o raciocínio? Concordam?
última vez editado por duarte.magano s Sábado Mar 08, 2014 4:32 pm, editado 1 vez no total
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Sábado Mar 08, 2014 4:24 pm

ritamcosta Escreveu:Se assim fosse, nas rotundas não era preciso rodar o volante? Awkward... :shock:

Olá, Rita. :D

Esta gravidade, realmente, só seria propícia à condução nas rotundas. Mas, para saber a velocidade a que tinhas de ir, tinhas de saber o raio da rotunda. Assim, à entrada das rotundas, tinha de haver sinalização a indicar o raio. Para estimar a velocidade, o condutor depois multiplicava esse valor por 10… :mock:

rotundas.jpg
rotundas.jpg (70.07 KiB) Visualizado 3817 vezes
última vez editado por duarte.magano s Sábado Mar 08, 2014 10:08 pm, editado 1 vez no total
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Sábado Mar 08, 2014 4:31 pm

ritamcosta Escreveu:Se bem que estacionar um carro era mais fácil: supostamente, víamos o lugar na rua, andávamos um pouco mais para a frente, depois fazíamos marcha atrás, éramos empurrados para a direita e ficávamos «encaixados» no lugar de estacionamento. Lol ;)

Bem pensado ! :XD

Alguém consegue idealizar um novo sistema rodoviário que funcionasse com esta gravidade?
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor joaofrme em Domingo Mar 09, 2014 3:27 pm

duarte.magano Escreveu:
Não tenho ideia de como esclarecer esta questão.
A dificuldade é que não existe nenhum caso na natureza para comparar, uma vez que conhecemos este modelo (da força como produto vetorial envolvendo a velocidade) com a força magnética, mas os campo magnéticos não se criam através de partículas pontuais ("como o Sol") - nunca se viram monopolos.

Mas penso que nenhuma "órbita" seria estável, porque o a o produto vetorial da velocidade e do campo gravítico faria um (pequeno) ângulo para fora da trajetória que hoje conhecemos. Quero dizer, o planeta afastar-se-ia sempre do Sol, descrevendo órbitas de raio cada vez maior, até ao infinito.

O português está um pouco confuso... Alguém percebeu o raciocínio? Concordam?

Hum... talvez tenhas razão faz sentido
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Próximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante