Calculo d força de atrito

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Calculo d força de atrito

Mensagempor sesergio em Sábado Fev 22, 2014 3:12 am

Boa noite,

Sou estudante no 11º ano e precisava da vossa ajuda para resolver este exercício. Se me conseguir :roll:

Uma caixa é ao longo de uma superfície horizontal com atrito, por ação de uma força F de intensidade 100N e que faz um ângulo de 60º com a vertical. Num deslocamento com 12 metros a variação da energia mecânica foi 2000J
Calcule a intensidade da força de atrito.

Obrigado.
sesergio

Registado: Domingo Fev 16, 2014 1:52 pm

Re: Calculo d força de atrito

Mensagempor joaofrme em Domingo Fev 23, 2014 10:12 pm

Como eles apenas dão a energia tu tens de calcular a dissipação de energia que é igual à energia mecânica e depois igualas isso ao trabalho realizado pela força de atrito e resolves a equação
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor biarlopes1997 em Segunda Fev 24, 2014 11:37 pm

Sim, é basicamente o que o João disse :) mas se quiseres a resolução mesmo está aqui (digam-me se eu tiver feito alguma coisa mal sff):

biarlopes1997
gluão
gluão

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:36 pm

Mensagempor sesergio em Terça Fev 25, 2014 3:38 pm

Obrigdo :D
Já tinha resolvido o exercício com as indicações do joaofrme. Ficou a faltar alguns pormenor de dizer que a variação da Epg é zero. Muito obrigado mais uma vez.
sesergio

Registado: Domingo Fev 16, 2014 1:52 pm

Mensagempor joaofrme em Terça Fev 25, 2014 6:33 pm

Sim, tinha-me esquecido de referir esse pormenor
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor gonced8 em Terça Fev 25, 2014 6:48 pm

Há uma coisa que eu não compreendo, mas se calhar sou eu que estou a compreender mal.