Electromotriz induzida numa central elétrica

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Electromotriz induzida numa central elétrica

Mensagempor gonced8 em Terça Jan 14, 2014 11:01 pm

Olá quarkianos! :D
Eu estive a ler o livro de Física e Química e está lá uma fórmula que me levantou uma dúvida.
A fórmula traduz a força electromotriz induzida numa central eléctrica: \large E_{i}=constante \times sin(\omega t)
O que é que é esta constante?
Eu suponho que seja a força electromotriz induzida máxima.
Através da Lei de Faraday \large \left | E_{i} \right |=\left | \frac{\Delta \Phi }{\Delta t} \right | sabemos que o módulo da força electromotriz induzida depende da variação do fluxo magnético.
Ora, a função que relaciona o fluxo magnético com o tempo é sinusoidal, pois a espira estaria a rodar de uma forma constante. A função seria a seguinte: \large \Phi(t)= B\times A\times cos(\omega t)
Se derivarmos desta função, obtemos uma função que relaciona a força electromotriz induzida com o tempo: \large E_{i}(t)=-B\times A\times \omega \times sin(\omega t) - não tenho a certeza que esteja bem pois ainda não treinei muito derivadas.
Sendo assim, \large \left | constante \right |=B\times A\times \omega
Isto está certo, ou nem de perto? :lol:
Gonçalo Raposo
Antigo quarkiano (edições de 2014 e 2015)
-Constants and variables-
gonced8
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Dez 17, 2013 11:06 pm

Re: Electromotriz induzida numa central elétrica

Mensagempor joaofrme em Quarta Jan 15, 2014 4:30 pm

A constante é definitivamente a amplitude do gráfico, mas de resto não tenho a certeza, embora me faça sentido
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Re: Electromotriz induzida numa central elétrica

Mensagempor jap em Quarta Jan 29, 2014 11:45 pm

gonced8 Escreveu:Olá quarkianos! :D
Eu estive a ler o livro de Física e Química e está lá uma fórmula que me levantou uma dúvida.
A fórmula traduz a força electromotriz induzida numa central eléctrica: \large E_{i}=constante \times sin(\omega t)
O que é que é esta constante?
Eu suponho que seja a força electromotriz induzida máxima.
Através da Lei de Faraday \large \left | E_{i} \right |=\left | \frac{\Delta \Phi }{\Delta t} \right | sabemos que o módulo da força electromotriz induzida depende da variação do fluxo magnético.
Ora, a função que relaciona o fluxo magnético com o tempo é sinusoidal, pois a espira estaria a rodar de uma forma constante. A função seria a seguinte: \large \Phi(t)= B\times A\times cos(\omega t)
Se derivarmos desta função, obtemos uma função que relaciona a força electromotriz induzida com o tempo: \large E_{i}(t)=-B\times A\times \omega \times sin(\omega t) - não tenho a certeza que esteja bem pois ainda não treinei muito derivadas.
Sendo assim, \large \left | constante \right |=B\times A\times \omega
Isto está certo, ou nem de perto? :lol:

Está certo, sim. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante