Como calcular a esfera de influência de um astro?

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Re: Como calcular a esfera de influência de um astro?

Mensagempor carloscouto em Domingo Jan 05, 2014 9:54 am

gonced8 Escreveu:Fui confirmar os cálculos e tinha um erro. Enganei-me a introduzir os dados e deu um resultado errado. Aqui está o correto:

\large F_{g Lua-Sol}=\frac{GM_{S}m_{L}}{r_{LS}^{2}}=\frac{6.67384*10^{-11}*1.9891*10^{30}*7.349*10^{22}}{(147098290000-405696000)^2}=\large 4.534*10^{20}N

Por isso, a minha teoria vai por água abaixo...
Mas agora tenho mais dúvidas:
- Porque é que a fórmula não funciona?
- Como é possível o Sol exercer (segundo os cálculos) uma força gravítica na Lua maior do que a Terra? Sendo assim não faz muito sentido a Lua continuar a orbitar a Terra...

Deves ter razão quando dizes que devemos estar a "negligenciar algo" :(

Não te consigo responder à 1ª pergunta porém, à segunda sim, a resposta é simples e pode parecer um bocado absurda, mas se o Sol não exercesse uma força gravítica superior à que a Terra exerce a lua não orbitaria o Sol tal como a Terra faz, o que acontece é que neste caso não podes também ignorar a Força Gravítica da Terra-Lua, já que é da mesma ordem de grandeza que a do Sol-Lua, e é esta Força Gravítica da Terra-Lua que causa pequenas variações na órbita da Lua em redor do Sol e que faz com que a Lua orbite a Terra também.

Podes ver isto desta maneira, o Sol exerce uma força na Terra que faz com que a Terra possua uma determinada aceleração, e o mesmo acontece com a Lua.
Ora, F = m * a logo, no caso do Sol-Terra, 4,534*10^{20} = 7,349*10^{22} * a (=) a = 0,00617 m/s^2 e no caso do Sol-Lua 3,665*10^{22} = 5,9736*10^{24} * a (=) a = 0,00614 m/s^2

Olha que curioso, as acelerações são praticamente as mesmas ;) Quer isto dizer que o Sol tanto puxa a Terra para ele como a Lua da mesma forma e como tal podes negligenciar o efeito da Força Gravítica deste na Lua!
última vez editado por carloscouto s Domingo Jan 05, 2014 1:35 pm, editado 1 vez no total
“For me, I am driven by two main philosophies: know more today about the world than I knew yesterday and lessen the suffering of others. You'd be surprised how far that gets you.” ― Neil deGrasse Tyson
carloscouto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Dez 23, 2013 7:15 pm

Mensagempor gonced8 em Domingo Jan 05, 2014 1:03 pm

Ahhhhhh, acho que já estou a perceber. O facto de o Sol "puxar" a Terra e a Lua como uma aceleração semelhante faz com que possamos "ignorar" esta força pois faz os dois objetos moverem-se ao mesmo tempo na mesma direção e sentido.
Eu também estive a "brincar" um pouco neste site e compreendi um pouco melhor http://phet.colorado.edu/sims/my-solar-system/my-solar-system_en.html :)
Gonçalo Raposo
Antigo quarkiano (edições de 2014 e 2015)
-Constants and variables-
gonced8
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Dez 17, 2013 11:06 pm

Mensagempor carloscouto em Domingo Jan 05, 2014 1:07 pm

gonced8 Escreveu:Ahhhhhh, acho que já estou a perceber. O facto de o Sol "puxar" a Terra e a Lua como uma aceleração semelhante faz com que possamos "ignorar" esta força pois faz os dois objetos moverem-se ao mesmo tempo na mesma direção e sentido.
Eu também estive a "brincar" um pouco neste site e compreendi um pouco melhor http://phet.colorado.edu/sims/my-solar-system/my-solar-system_en.html :)

Exatamente ;) Será que isso tem algo a ver com a esfera de influência ? :/

Olha, no site que puseste até dá para ver a maneira como a gravidade do planeta afeta a órbita da lua :) Vou-me divertir um pouco com isto ahah
“For me, I am driven by two main philosophies: know more today about the world than I knew yesterday and lessen the suffering of others. You'd be surprised how far that gets you.” ― Neil deGrasse Tyson
carloscouto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor gonced8 em Domingo Jan 05, 2014 1:20 pm

Tem de certeza a ver com a esfera de influência! :lol:
Gonçalo Raposo
gonced8
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor carloscouto em Domingo Jan 05, 2014 1:39 pm

gonced8 Escreveu:Tem de certeza a ver com a esfera de influência! :lol:

O problema agora é relacionar isso com o nosso racíocinio atrás ... :|
carloscouto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor gonced8 em Domingo Jan 05, 2014 2:06 pm

Mas já temos 2 fórmulas que relacionam. As duas que tu indicaste :)
Gonçalo Raposo
gonced8
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor carloscouto em Domingo Jan 05, 2014 2:08 pm

Mas seria interessante saber a forma de as deduzir ! Talvez algum aluno ou professor consiga dar luz a este problema :mock:
carloscouto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor gonced8 em Domingo Jan 05, 2014 3:14 pm

Isso seria excelente!! :mock:
Mas aqui está uma derivação aproximada: http://en.wikipedia.org/wiki/Hill_sphere#Derivation
Gonçalo Raposo
gonced8
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor carloscouto em Domingo Jan 05, 2014 3:31 pm

Já tinha lido essa derivação mas não compreendo o porquê de se igualar as duas velocidades angulares :?
carloscouto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor gonced8 em Domingo Jan 05, 2014 3:55 pm

Eu penso que é assim:
Imagina que a Lua em torno da Terra tinha a mesma velocidade angular que a Terra em torno do Sol. E, se a Lua estivesse entre o Sol e a Terra, ia eventualmente começar a afastar-se da Terra porque estaria sujeita a uma força gravítica maior e não teria velocidade suficiente para manter uma órbita circular.
Penso que é por isso que não podem ter a mesma velocidade angular :?
Gonçalo Raposo
gonced8
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor carloscouto em Domingo Jan 05, 2014 4:18 pm

gonced8 Escreveu:Penso que é por isso que não podem ter a mesma velocidade angular :?

o problema é que têm de ter a mesma velocidade angular xD
carloscouto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor gonced8 em Domingo Jan 05, 2014 4:22 pm

Como assim? A distância em que têm a mesma velocidade angular é quando "acaba" a esfera de influência :wink:
Gonçalo Raposo
gonced8
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor carloscouto em Domingo Jan 05, 2014 4:54 pm

Está certo ! Sim xD

Tenho que ver se revejo melhor isso, ainda não estou a perceber muito bem isso :mock:
carloscouto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor gonced8 em Domingo Jan 05, 2014 4:58 pm

É complicado e eu nem próprio tenho a certeza se o meu raciocínio está certo :mock:
Gonçalo Raposo
gonced8
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Anterior

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes