Equação de foguete de Tsiolkovsky e Equação do Movimento

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Equação de foguete de Tsiolkovsky e Equação do Movimento

Mensagempor gonced8 em Quarta Dez 18, 2013 12:19 am

Olá quarkianos, venho aqui expor uma dúvida que já mostrei ao meu professor de FQ mas ele não soube responder de uma forma clara e exata (ele é formado em Química e, por isso, há certas coisas "extra" de física que ele não sabe responder).
A dúvida é a seguinte:
Nós conhecemos a equação do movimento que é -> y(t)=y0+v0*t+a/2*t^2
A equação de foguete de Tsiolkovsky permite calcular a variação de velocidade que um foguete consegue proporcionar através da sua massa inicial, final e da velocidade eficaz da exaustão -> Imagem
A minha questão é: se considerarmos que o foguete está a levantar voo e que não há resistência do ar, podemos substituir o valor da velocidade inicial na equação do movimento pelo dv obtido através da equação de foguete e obter assim a altura máxima que o foguete alcançará?
A dúvida surge porque na verdade o movimento não é uniformemente retardado mas sim acelerado (enquanto tem combustível) e, portanto, o foguete ganha velocidade gradualmente.
Eu penso que podemos associar as duas equações e substituir a velocidade inicial pelo dv obtido, pois a velocidade inicial corresponde ao dv que o foguete possui (penso eu).
Gostava que me pudessem esclarecer nesta dúvida e agradeço já o vosso tempo e atenção :)
Gonçalo Raposo
Antigo quarkiano (edições de 2014 e 2015)
-Constants and variables-
gonced8
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Dez 17, 2013 11:06 pm

Re: Equação de foguete de Tsiolkovsky e Equação do Movimento

Mensagempor antonio_carneiro em Segunda Abr 14, 2014 11:47 pm

Eu acho que o movimento nao e uniformemente acelrado,mas sim somente acelerado, uma vez que a massa varia, mas nao sei se poderias substituir os valores :s
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:57 pm

Mensagempor gonced8 em Terça Abr 15, 2014 12:34 am

Tens razão, a massa varia. Provavelmente teríamos que integrar mais uma vez a equação do movimento para considerarmos uma aceleração que vai variando ao longo do trajeto devido à variação da massa
Gonçalo Raposo
Antigo quarkiano (edições de 2014 e 2015)
-Constants and variables-
gonced8
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Dez 17, 2013 11:06 pm

Mensagempor antonio_carneiro em Terça Abr 15, 2014 5:27 pm

Sim, terias de integrar novamente para descobrir a equaçao do movimento. Mas como queres saber a altura maxima terias que acrecentar um termo extra à equação da velocidade, devido à ação do peso, que penso que seria -gt.
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:57 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes