Electromagnetismo - Trabalho prático

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Electromagnetismo - Trabalho prático

Mensagempor totallacc em Domingo Set 29, 2013 1:31 pm

Tenho um trabalho prático para elaborar um pré-relatório sobre força magnética.

O trabalho consiste em estudar a Força magnética a que um fio, percorrido por uma corrent, fica sujeito na presença de um campo de induçãomagnética.

Usa-se uma balança de alta precisão, unidade de suporte de fios de corrente, 6 placas de circuito impresso com fios de corrente de diferentes comprimentos. Só para terem uma ideia do que estou a falar.

As minhas dúvidas são nas fórmulas que nos são dadas...

Força magnética infinitesimal é: \vec{dF} = I \vec{dl} \wedge \vec{B}

onde I é a intensidade da corrente, e \vec{B} é o campo de indução magnética e onde o segmento orientado vec{dl} tem direcção e sentido da corrente.

A força magnética total, sobre o fio, obtém.-se integrando para todo o comprimento do fio, L, a expressão anterior:

\vec{F} = \int_{L} I \vec{dl} \wedge \vec{B}

Para um fio rectilíneo tem-se:

\vec{F} = ILB \sin{ \theta} \left ( \hat{I} \wedge \hat{B} \right )

onde teta é o menor ângulo fromado entre \vec{dl} e \vc{B}, \hat{I} é o versor tangente ao fio, comsentido de corrente e \hat{B} o versor do campo de indução magnética vec{B}.

Se o fio de corrente formar um ângulo de 90º com a direcção do campo de indução magnética, \sin \theta = 1 e o módulo da força fica:

F = ILB

O trabalho depois consiste obeervar a variação da força magnética com a corrente, variação da força magnética com o número de magnetes e ainda a variação da força magnética com o cpmrimento do fio.

No pré-relatório temos que preencher várias informações previamente sem termos ainda acesso aos dispositivos e instrumentos do trabalho prático.

Os únicos dados que temos são a intensidade da corrente, o número de magnetes, a massa e o comprimento dos fios...

A primeira questão é:

Qual é a relação entre a massa medida na balança e a força a que fica sujeito o fio de corrent mais comprido.

Os valores dados são:

comprimento do fio - 0.084m
nº de magnetes - 6
intensidade - 5A
massa - 3.7g

E eu não sei que fórmula usar para descobrir a relação pedida ou se é apenas uma questão teórica...
totallacc

Registado: Terça Fev 05, 2013 11:13 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes