Viagem pela Criatividade

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Viagem pela Criatividade

Mensagempor c3dr1c em Terça Maio 21, 2013 10:52 pm

Boas.

Conhecendo este forum desde o meu 12º ano (devido a área de projecto) e agora depois de concluir a minha lincenciatura, senti a necessidade de o começar a frequentar de modo a poder comunicar com as mais variadas pessoas interessadas pela fisica. E claro, escutar as suas opiniões!

Ah cerca de um ano e pouco o meu interesse na fisica foi crescendo exponencialmente, principalmente devido aos temas mais exoticos e misteriosos que têm eclodido na nossa era. A astrofisica é um tema do meu interesse e estou muito inclinado em me inscrever num mestrado que aborde esta área.

Começando aqui a minha participação, proponho a cada um de voçes a realizarem uma viagem pela vossa creatividade (inspirem-se no Carl Sagan :D ) e exteriorizarem as vossas ideias sobre em que tipo de organismo vivemos nós.

Começo eu :P

Quando abordo este tipo de raciocinio gosto sempre de experimentar fazer uma analogia deste organismo em que vivemos, com o corpo humando a escala microscopia, talvez por ser uma abordagem mais simplicista. Imaginando por exemplo que o nosso universo é uma célula no meio de muitas outras, que habitam um ser vivo gigante que tanto pode ser um organismo parecido com o homem, como pode ser uma montanha de gelatina viva. Ou uma hemacia viajando numa das artérias desse organismo ao lado de outras iguais :P

E que raio de função teriamos nós neste organismo? Talvez converter dioxido de carbono em oxigénio, ja que o fazemos tão naturalmente. :lol:

Tambem gosto de idealizar os planetas e estrelas como electrões e nucleos atomicos, apesar de as suas leis fisicas serem distintas.

Tal e qual como os electroes, neutroes, protoes se juntam para formarem atómos com caracteristicas interessantes, que são uteis para o sere humano, qual seria a utilidade de um universo para um organismo milhares de vezes maior que nós? E esta matéria em que estado se encontrava? Gasoso? Qual a função desse universo?

E as galaxias qual a sua função dentro do nosso universo? Será que as estrelas têm como função aquecer esse organismo tal e qual como o homem regula a sua temperatura interna? :lol:

Mas pronto isto foi so para dar inicio a uma bela discussão, que pode ser um tanto idiota, como uma ponte para outro tipo de raciocinio livre de preconceitos evidenciando uma postura de mente aberta mas consciente, algo que considero muitissimo importante para a evolução da ciencia hoje em dia. Bem como nós proprios.

Cumprimentos
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein

“O cerébro é como um para-quedas. Só funciona quando está aberto.”
Sir James Dewar
c3dr1c
gluão
gluão

Registado: Quarta Nov 14, 2007 2:12 pm

Re: Viagem pela Criatividade

Mensagempor e_samarta em Quarta Maio 22, 2013 3:06 pm

Aqui está algo que dá que pensar:

É claro que isto pode não corresponder em nada à realidade, mas é interessante pensarmos no universo como um átomo ou qualquer outra partícula ínfima de outro universo muito, muito maior, que, por sua vez, é parte de algo muito mais vasto e assim sucessivamente... :shock: O que significaria que cada átomo que constitui a matéria à nossa volta é também ele próprio um universo, não?

Não sei se esta minha resposta se enquadra suficientemente no tópico que iniciaste, mas, de qualquer forma, aqui fica esta pequena nota...
e_samarta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Abr 20, 2013 7:52 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes