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Resistência do ar e área

MensagemEnviado: Terça Dez 11, 2012 11:15 pm
por cdmfernandes
Estive a ver no livro me foi mandado e na internet o efeito da resistência do ar num corpo em queda,diz que a intensidade da resistência do ar é diretamente proporcional a uma "área" desse corpo.
Não percebi bem que área é essa. Sei que não é a área da superfície total do corpo, mas sim de uma secção que seja perpendicular à velocidade desse corpo em relação ao ar. O meu problema e saber qual é a secção que devemos ter em conta visto que um corpo pode ter um infinidade de secções com áreas diferentes que sejam perpendiculares a um dada direção.

Obrigado desde já pela ajuda.

Re: Resistência do ar e área

MensagemEnviado: Sábado Dez 22, 2012 4:58 pm
por filipematos
Um corpo cai em queda livra com uma determinada direção. Se traçares uma plano que seja prependicular ao vector direção e somares todos os pontos do corpo que intersectem esse plano durante o movimento obtens essa área

Re: Resistência do ar e área

MensagemEnviado: Quinta Dez 27, 2012 3:29 pm
por smeneses
Se o corpo estiver em queda livre, e tu estiveres por baixo desse corpo, a área é basicamente o que tu vês desse corpo. Para uma esfera, essa área seria a área de um circulo com o raio dessa esfera.

Re: Resistência do ar e área

MensagemEnviado: Quinta Dez 27, 2012 11:07 pm
por cdmfernandes
Obrigado por prestárem-se a esclarecer esta dúvida mas já me responderam a esta dúvida por PM e posso dizer que fiquei esclarecido.
Pedi a quem me enviou esta mensagem que a postasse, mas como essa pessoa ainda não o fez vou tomar a liberdade de colocar aqui essa mensagem para o caso de alguem ter a mesma dúvida.

garridinho Escreveu:Na maioria dos casos pode-se considerar a projecção ortogonal (num plano perpendicular à direcção do movimento) do corpo que estamos a considerar (o que faz sentido já que a força de resistência irá ser sentida em todos os pontos do corpo).
Há outros casos onde a área a ser considerada é diferente. Por exemplo: as asas de um avião usam como área de referência o quadrado da corda média ou o avião em si que usa a raiz cúbica do quadrado do volume do avião como área de referência.
Mas podes encontrar tudo isto muito bem explicado em: http://en.wikipedia.org/wiki/Drag_coefficient (ou/e http://en.wikipedia.org/wiki/Drag_equation)