Resistência do ar e área

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Resistência do ar e área

Mensagempor cdmfernandes em Terça Dez 11, 2012 11:15 pm

Estive a ver no livro me foi mandado e na internet o efeito da resistência do ar num corpo em queda,diz que a intensidade da resistência do ar é diretamente proporcional a uma "área" desse corpo.
Não percebi bem que área é essa. Sei que não é a área da superfície total do corpo, mas sim de uma secção que seja perpendicular à velocidade desse corpo em relação ao ar. O meu problema e saber qual é a secção que devemos ter em conta visto que um corpo pode ter um infinidade de secções com áreas diferentes que sejam perpendiculares a um dada direção.

Obrigado desde já pela ajuda.
cdmfernandes
gluão
gluão

Registado: Quinta Out 18, 2012 6:53 pm

Re: Resistência do ar e área

Mensagempor filipematos em Sábado Dez 22, 2012 4:58 pm

Um corpo cai em queda livra com uma determinada direção. Se traçares uma plano que seja prependicular ao vector direção e somares todos os pontos do corpo que intersectem esse plano durante o movimento obtens essa área
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Mensagempor smeneses em Quinta Dez 27, 2012 3:29 pm

Se o corpo estiver em queda livre, e tu estiveres por baixo desse corpo, a área é basicamente o que tu vês desse corpo. Para uma esfera, essa área seria a área de um circulo com o raio dessa esfera.
E=mc^2
Energy equals Milk Chocolate square
smeneses
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Nov 05, 2011 5:21 pm

Mensagempor cdmfernandes em Quinta Dez 27, 2012 11:07 pm

Obrigado por prestárem-se a esclarecer esta dúvida mas já me responderam a esta dúvida por PM e posso dizer que fiquei esclarecido.
Pedi a quem me enviou esta mensagem que a postasse, mas como essa pessoa ainda não o fez vou tomar a liberdade de colocar aqui essa mensagem para o caso de alguem ter a mesma dúvida.

garridinho Escreveu:Na maioria dos casos pode-se considerar a projecção ortogonal (num plano perpendicular à direcção do movimento) do corpo que estamos a considerar (o que faz sentido já que a força de resistência irá ser sentida em todos os pontos do corpo).
Há outros casos onde a área a ser considerada é diferente. Por exemplo: as asas de um avião usam como área de referência o quadrado da corda média ou o avião em si que usa a raiz cúbica do quadrado do volume do avião como área de referência.
Mas podes encontrar tudo isto muito bem explicado em: http://en.wikipedia.org/wiki/Drag_coefficient (ou/e http://en.wikipedia.org/wiki/Drag_equation)
cdmfernandes
gluão
gluão

Registado: Quinta Out 18, 2012 6:53 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes