Dimensões, tempo, etc.

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Re: Dimensões, tempo, etc.

Mensagempor jmfgscp em Sábado Jan 12, 2013 1:44 pm

Isto é realmente um tema de nos por a bater com a cabeça na parede.

A minha duvida é mesmo essa, como vão demonstrar a existência de outras dimensões?Se imaginarmos um mundo a duas dimensões espaciais ( plano) em que uma prisão é por exemplo uma circunferência, sabemos que a maneira de escapar da prisão é atingir a 3 dimensão espacial ( altura), que nos tornaria uma espécie de "Deus" nesse mundo bidimensional. Agora pegando nisso e ajustando á nossa realidade de 3 dimensões espaciais, como podemos provar/atingir outras, de forma a escaparmos desta "prisão" de dúvidas que nos rodeia?

Outro problema é, como já disse, o que é o tudo, pois agora grande parte da comunidade cientifica acredita no multiverso, e acredita que na origem do tempo, cada uma das 4 forças fundamentais eram uma só, mas que com o passar do tempo se manifestaram de maneiras diferentes em cada um dos universos. E por isso, por esta possível diferença de interacções das forças fundamentais de universo para universo, que fico um pouco céptico quanto á teoria de tudo, apesar de achar que podemos encontrar um conjunto de equações e formulas que descrevam como tudo acontece, mas acho que ainda vai demorar.

Até lá, entretemo-nos a falar sobre isto :mrgreen:
jmfgscp
gluão
gluão

Registado: Terça Jan 08, 2013 11:29 pm

Mensagempor cr72004 em Sábado Jan 12, 2013 5:55 pm

é mesmo, temos de nos entreter a falar disto até à sua descoberta ... estou de acordo contigo, deve haver outros universos (como diz a teoria do Multiverso) e explicar as 11 dimensões em que se baseiam as 'cordas' não será fácil ... estaremos nós a marcar passo num outro universo paralelo, numa realidade paralela ... se existem outros universos, eles com certeza devem reger-se pelas mesmas leis, pois tiveram origem num ancestral (é como relacionar com o DNA - a cadeia original gera novas cadeias idênticas à original e assim sucessivamente). tal deve ter acontecido num estado primordial e sendo assim, será o universo um irmão gémeo dos outros universos ??? fica aqui a questão :wall:

este assunto dá que falar pois os seres humanos têm mentalidades diferentes e cada um dá a sua opinião ... uma coisa que temos que considerar é que não estamos sós neste universo :roll:, este universo não deverá ser infinito e conhecemos apenas um grão de areia numa praia imensa ... existem buracos de verme ?-Não sabemos, há apenas suposições!; existe algo que se propaga mais depressa que a luz? - até agora não se sabe de nada mais rápido( embora possa haver); se nós viemos do 'nada', o que é o próprio 'nada'=? xD
:wall: :wall:
cr72004
gluão
gluão

Registado: Quinta Jan 03, 2013 3:16 pm

Mensagempor jmfgscp em Sábado Jan 12, 2013 7:47 pm

Concordo com o que dizes, especialmente quando levantas a questão sobre se estamos sozinhos ou não, pois o que aconteceu na terra pode ter acontecido em qualquer parte deste ou de outro universo.

Percebo também quando dizes que se o nosso universo foi "criado " noutro deverá ter as mesmas características que este, e seguindo essa ideia. igual ao inicio de tudo. Porém, existe também a ideia de que os universos "brotam" de outro e sofrem uma enorme inflação, não passando isto de um evento quântico que pode acontecer em qualquer parte. Por isso, devido á incerteza quântica deste evento, coloca-se em causa o que surge daí, ou seja, sobre que leis assenta esse novo universo criado a partir de nada mais do que um evento quântico de probabilidade infinitesimal.

Quanto ás outras hipóteses que deixaste, só espero que o crescimento exponencial do conhecimento consiga decifrar esse enigmas, e de preferência, enquanto eu for lúcido o suficiente para ter opiniões sobre ele :D
jmfgscp
gluão
gluão

Mensagempor cr72004 em Domingo Jan 13, 2013 12:41 pm

existe também a ideia de que os universos "brotam" de outro e sofrem uma enorme inflação, não passando isto de um evento quântico que pode acontecer em qualquer parte

essa teoria da inflação é correcta e só tenho de concordar também com o que dizes e é como disseste:«quero estar lúcido para presenciar essa descoberta». Ter a percepção dos factos é fabuloso e descobrir este tema na sua integridade total seria fantástico enquanto cá estivéssemos .. até lá, só suposições, como a minha e a tua, como a das outras pessoas interessadas no tema e vamos vivendo assim, alimentando o nosso espírito crítico ...

Tal como Armstrong disse, «um grande salto» ... digo mesmo que isso supera qualquer descoberta da Lua, mal ele sabia o que viríamos a saber no futuro (ou talvez não) ... ainda assim provou-se a ideia de Galileu na Lua (dois corpos, independentemente da sua massa e forma, caem ao mesmo tempo se forem largados de uma altura inicial igual, na Lua).

Queres opinar acerca de um buraco negro primordial que está no centro da nossa galáxia?
cr72004
gluão
gluão

Mensagempor jmfgscp em Domingo Jan 13, 2013 2:59 pm

Sim, faz falta que existam estes debates e trocas de opiniões. porque muito provavelmente será alguém da nossa geração a decifrar alguns desse enigmas, ( ou algum quarkiano quem sabe :mrgreen: ).

Quanto aos buracos negros, apesar de serem invisíveis existem provas bastante conclusivas de que povoam o centro das galáxias, incluindo a nossa. Os buracos negros rodam a velocidades estonteantes (alguns foram cronometrados pelo Hubble com velocidades a rondar os 1.6 milhões de km/h ) o que cria á sua volta o chamado disco de acreção ( algo similar ao disco primitivo do sistema solar há 4.6 mil milhões de anos, que depois formou os planetas. Fica aqui o link de uma noticia desse caso, para os mais curiosos ( http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2011/11/8_quasar_lente_gravitacional.htm )

Acho que com esta e outras provas a comunidade não tem grandes duvidas quanto a existência de buracos negros, mas os mistérios que estes encerram ainda vão queimar muitas pestanas :)
jmfgscp
gluão
gluão

Mensagempor cr72004 em Domingo Jan 13, 2013 9:34 pm

É MESMO!
além da velocidade de rotação estonteante, provocam uma atracção gravitacional muito elevada, fazendo com que os corpos celestes em seu redor sejam dizimados ao entrar pelo horizonte de acontecimentos ...
não há tempo num buraco negro, um vazio espacial onde não se pode aplicar as leis da física. Nem a própria luz escapa, sendo que alguns raios luminosos sofrem desvio e são atraídos infinitamente, como um ladrão a fugir de um polícia!(embora o ladrão corra o mais que pode, o polícia fica sempre no seu encalço) ... imagina uma pessoa a entrar num buraco negro :shock: :shock: ; não há tempo lá dentro e nós, como seres sensíveis ao tempo, íamos estranhar muito - lentamente, o amontoado de partículas que nos constitui seria desfeito -iríamos ser reciclados !, «reciclagem de matéria» ... além dos BG, o big bang é outra singularidade e o que me entusiasma é saber que o universo pode ter a sua base num buraco negro primordial, excessivamente denso ... depois vem a lei de Hubble, da expansão e afastamento das galáxias, com um desvio para o vermelho, não é? - isto sem nome é complicado, para já chamo-me João Pedro ... se quiseres dizes o teu nome para ser mais fácil comunicar xD :F
cr72004
gluão
gluão

Mensagempor jmfgscp em Domingo Jan 13, 2013 9:50 pm

Sim isto sem um nome para associar fica estranho, sou o José Miguel , mas podes chamar-me Zé xD.

O Horizonte de eventos é também algo fascinante, tanto pela paragem do tempo como pela possibilidade incerta de existir algo para lá desse horizonte ( no caso as pontes de Einsten-Rosen ), e é aqui que fica tudo estranho e confuso, aparecendo os tão desejados buracos de verme e o outro lado, os buracos-brancos.

Quanto á expansão parece tudo fazer sentido com os dados que dispomos, e eu acredito nisso, mas li no aqui no forum algo curioso. http://algol.fis.uc.pt/quark/viewtopic.php?f=7&t=2226, toda a conversa é interessante, mas o ultimo post deixa uma ideia deveras intrigante.

No caso do buraco negro só não percebi o mecanismo que desencadearia a expansão, talvez um desequilíbrio das forças fundamentais? Qual a tua ideia??
jmfgscp
gluão
gluão

Mensagempor cr72004 em Domingo Jan 13, 2013 10:47 pm

buracos negros para a expansão é excelente. Nesta fase surgem as suposições :wall: :wall:; para mim podia ser assim: inicialmente houve a colisão matéria-antimatéria, sendo que deveria haver mais matéria para gerar algum mecanismo para a expansão - e por isso é que hoje estamos cá. Os buracos negros devem ser constituídos por matéria, embora sejam ditos como ''vazios no espaço'', desde o seu ponto inicial (ponto denso) até aos seus estados mais desenvolvidos - devem ter surgido a partir de irregularidades de um grande conjunto de partículas, tal como em biologia temos os genes mutados; depois explicaria o aparecimento de todos os outros buracos negros a partir de um BG ancestral, que se foi dividindo.

eu acho que na verdade pode não estar a haver expansão, podemos estar a ser induzidos em erro .. Edwin Hubble testemunhou esse facto mas fico a pensar se o afastamento das galáxias se deve às perturbações gravitacionais desse buraco negro primordial, para o qual nós nos dirigimos também, embora esse processo leve milhões de anos ...

AGORA DIGO UMA COISA: isto é uma suposição minha, não tenhas isto por ignorância minha no tema, foi apensas uma ideia que me surgiu agora :wall: :wall:; até podia ter alguma lógica mas isso é esquecer teorias importantes que compõem o nosso universo. Através do que eu disse poderíamos insinuar um Big Crunch ... seria de loucos :hands:
cr72004
gluão
gluão

Mensagempor jmfgscp em Domingo Jan 13, 2013 11:13 pm

Claro que não julgo a tua ideia, primeiro porque não tenho o direito de o fazer, e segundo porque corria o risco de ser como aqueles que criticaram quem defendeu que a terra gira á volta do sol. Todas as ideias são bem-vindas, e quanto mais rebuscadas melhor para me fazerem pensar sobre elas :mrgreen: .

Bem, a épica batalha entre matéria e antimatéria é algo muito discutido mas ainda ninguém sabe como foi que a matéria venceu. Pegando na tua ideia de mutações, e transportando-a para a imprevisibilidade quântica, podíamos pensar que foi um evento quântico que criou essa diferença entre matéria e anti-matéria. Se um ponto denso( o tal buraco negro) apareceu do nada graças a um evento quântico o que disseste fica explicado ( já agora, e para quem ler isto, tudo isto vem da minha imaginação fértil e da ideia do João, não me baseei em nada concreto e provado)~

A expansão pode mesmo ser afectada pela gravidade, e era exactamente isso que estava no link que mandei, por isso é que o Big Crunch é uma teoria, apesar de não ser tão famosa como a da expansão para o Big Freeze, continua a ser uma teoria em cima da mesa, e é como se diz, se não for provado errado, pode estar certo :D , e o que é certo hoje pode não ser amanhã. É mais um tema para alimentar mentes curiosas a trocar ideias!
jmfgscp
gluão
gluão

Mensagempor cr72004 em Segunda Jan 14, 2013 9:03 am

Neste momento estou na escola e escrever por telemóvel é complicado (à tarde respondo de forma mais completa). Para já tenho a dizer que será com este empenho que vamos descobrir esses mistérios e a imaginação, como disseste, que assim continue.
cr72004
gluão
gluão

Mensagempor cr72004 em Segunda Jan 14, 2013 9:44 pm

completando o que estava a dizer de manhã e voltando a concordar contigo, poderá ser na nossa geração que alguns destes mistérios podem ser resolvidos, e se assim seria fenomenal, especialmente se estivermos ligados a essas descobertas ... Seria difícil mas é um sonho meu descobrir um desses factos mas irei congratular e louvar aquele que conseguir, pois isso revela a harmonia entre nós humanos e uma boa cooperação (é o mesmo que pensar numa descoberta conjunta de um outro universo paralelo e das suas características, da minha parte e do amigo José Miguel (não sei se permite essa familiaridade)) ...
Continuando, nós sabemos das aplicações da Teoria do Caos ... fiquei agora a pensar numa coisa - se um universo pode ser gémeo de um outro, se o homem continuar a poluir o ambiente e a depositar no espaço grandes quantidades de lixo espacial, a poluição aumenta neste universo, ao redor da Terra mas o que acontece no outro Universo :wall: :wall:? - os passos que marcamos neste universo iam ficar marcados também noutros ou a partir de um dado momento os universos seguiriam rumos diferentes ... (mais ou menos desta forma: se a poluição fosse significativa, tal como é na china com o smog, podíamos ficar extintos e acabava-se a vida inteligente neste universo ( se formos egoístas pensamos que somos as únicas mentes brilhantes neste universo e pensamos que ele é infinito para amplificarmos a nossa grandeza) - acontece que nós quarkianos, penso eu, não somos pois debatemos e «navegamos» pelo tema ...

:XD eu imaginei a teoria do caos desta forma mas talvez apliques de forma diferente ... eu agora que vejo o que escrevi, noto que não disse o que queria dizer e vagueei um pouco pelos «mares nunca antes navegados».
Mais uma coisa que queria partilhar: paradoxo dos gémeos :D absolutamente brilhante, tal como o paradoxo do avô ... isto tudo para salientar o desejo de tornar as viagens do tempo realidade!! xD :hands:
cr72004
gluão
gluão

Mensagempor jmfgscp em Terça Jan 15, 2013 3:27 pm

Claro que sim, aqui somos todos amigos :P

A interpretação que faço da teoria do caos é a de que num sistema dinâmico podem acontecer efeitos muito pouco prováveis em certas circunstancias, por isso o que disseste pode acontecer. De qualquer maneira a poluição é sempre má, seja de que forma for xD. Sim, e nós aqui acho que o que mais queremos é perceber o "porquê" das coisas, mais do que atingir certos níveis de grandezas.

Quanto aos paradoxos temporais, são verdadeiros exercícios mentais daqueles que nos põem a :wall: ! Não digo que não sejam possíveis, mas acho que ainda falta muito para conseguir viajar no tempo, especialmente porque tudo se baseia em velocidades que neste momento são inatingiveis pelo ser humano e pela tecnologia que possui.

Mas a ver vamos :mrgreen:
jmfgscp
gluão
gluão

Mensagempor cr72004 em Quarta Jan 16, 2013 2:23 pm

eu tinha interpretado a teoria do caos tendo em conta que qualquer coisa que aconteça relativamente a um sistema, por seu assentimento ou acaso, pode originar várias hipóteses, ou seja, «se eu tiver que fazer amanhã um exame e faltar porque o meu carro, na minha ida de carro para a escola, vou ter de repetir esse exame mais tarde, com alunos diferentes na sala, numa sala diferente (provavelmente), com outro professor a confiscar, possivelmente outro corrector corre girá o meu exame»,entre muitas outras coisas.
Sendo assim, temos o nosso universo e outro (considerando o Multiverso)... se eles inicialmente fossem iguais ou gémeos, provenientes de um Universo ancestral, os princípios que os regem também devem ser idênticos ... tal como sabemos as leis da natureza são imutáveis, tanto aqui como noutro universo .. então se originalmente eram iguais, agora são diferentes, o que mudou ? :wall: :wall:

agora vem a minha suposição: existem as a mutações somáticas, que são adquiridas pelo indivíduo depois de ele já estar formulado geneticamente e isso não lhe faz, em caso de dar origem a outro, passar essas caraterísticas genéticas mutadas adquiridas já em vida à descendência ... se neste universo existe um planeta Terra com vida, existirá no outro universo um planeta idêntico ao nosso ?se sim, os acontecimentos ao longo do tempo foram os mesmos ? :wall: houve algo que mudou? se mudou, aplica-se aqui a teoria do caos -seguiram rumos diferentes pois, durante o processo de formação desses universos (ou seja, originaram-se por divisão de outro), pode ter havido alguma anomalia, isto é, o conteúdo que deveria ser passado foi ligeiramente alterado de um universo para outro ... :wall: rumos diferentes, teoria do caos (ligeira mudança na alteração dos princípios no começo leva a uma atualidade ligeiramente diferente)

Tinha sido nesta perspetiva amigo José Miguel que tinha evidenciado a minha opinião mas compreendo que não me explicitei bem porque estava com pressa nesse momento e não pude elaborar a resposta melhor ! :XD ´
cr72004
gluão
gluão

Mensagempor jmfgscp em Quinta Jan 17, 2013 3:59 pm

Ok, agora percebi o que querias dizer :mrgreen:

Sim tudo o que disseste parece plausível, pois basta uma pequena coisa para mudar o rumo de tudo, tendo isso em conta é possível que exista outra"terra" algures noutro lugar.
Apesar de criar um universo idêntico ( tendo em conta a ideia das mutações) e apesar da mesma origem pode ter evoluções diferentes, sendo por isso um mar de probabilidades que só terá resposta quando as conseguirmos determinar a todas.

Quanto ao que mudou, ao nível dos leis da física, pode ter acontecido que por algum motivo, num universo qualquer, as forças fundamentais continuam unificadas, ou que só uma delas se separou das outras, voltando a aparecer o mar de probabilidades.

Para mim a teoria do caos é isso mesmo, um mar infinito de probabilidades que assentam em todos o factores e variações., sendo que tudo o que disseste pode acontecer, ou não dependendo do acontecer á medida que o tempo passa.
jmfgscp
gluão
gluão

Mensagempor cr72004 em Quinta Jan 17, 2013 7:30 pm

hoje fui ver a lista dos 52 seleccionados do quark! e constatei nessa lista alguns nomes, começados por 'José Miguel' ... conseguiu entrar amigo José Miguel?

Voltando ao assunto comentado, vivemos num universo de probabilidades. É curioso ver todas estas probabilidades: no mundo quântico principalmente, na teoria do caos, na nossa existência, por vezes na origem do primeiro ser vivo, a vida nos outros planetas desconhecidos e de constituição idêntica ao nosso. Ás questiono-me que ainda irão por a 'matemática' em cheque, dado que é universal para nós mas para o restante universo o que será? é relativo falar de tudo isto ... ah, é verdade, a descoberta do bóson de Higgs é mesmo 'descoberta' ?
cr72004
gluão
gluão

AnteriorPróximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes