Dimensões, tempo, etc.

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Dimensões, tempo, etc.

Mensagempor van_drack em Domingo Abr 15, 2012 11:52 pm

Ora boas.. Pela primeira vez vou postar aqui algumas questões que gostava de ver debatidas por várias pessoas..

Antes de postar tentei procurar, e acho que não vi nenhum tópico a perguntar algo do género, se procurei mal, peço logo desculpas.

Já experimentei perguntar algo parecido à minha malta do costume, mas desde que não meta equipas de futebol, gajas, ou marcas de vinhos e outras bebidas alcoólicas, parece que não me safo.

Portanto aqui vai:

Já todos ouvimos por aí várias teorias de tudo e mais alguma coisa.. Muitas delas vão umas contra as outras, o que gostaria de saber, e ver aqui debatido é, em quais delas acreditam ou em quais delas apostam.
Quantas dimensões? Quantos espaços temporais? Existem mesmo as cordas (string theory) depois dos quark's? E onde cabe o principio da incerteza de Heisenberg no meio disso tudo? (tou a falar da interpretação de Copenhaga, o paradoxo do gato, ou a experiência dos photons), e depois desta mixórdia toda junta, ainda acreditam na teoria de Evolução de Darwin (não para dizer que é Deus ou os Ancient-Aliens, mas duvido muito desta teoria, depois alargo mais este pensamento) ??

Aguardo respostas. E depois, lanço também as minhas opiniões.

PS: Ah, já me esquecia, não tem muito haver com isto mas.. Porque raio é que o universo, para além da Terra, se parece mover a 2d? (Queria largar logo esta questão antes de me esquecer dela)
.: Um gato atómico tem 18 meias vidas? :.
van_drack
gluão
gluão

Registado: Segunda Abr 09, 2012 2:38 pm

Re: Dimensões, tempo, etc.

Mensagempor xpt0x em Segunda Abr 16, 2012 11:27 am

Eu, pessoalmente, aposto na M-theory, que é uma espécie de unificação das teorias de cordas, embora possa parecer um bocado cliché :lol: acho que embora possa parecer meia rebuscada, é ao mesmo tempo elegante e por se ter aguentado tanto tempo é capaz de vir a dar frutos num futuro mais ou menos próximo; ainda que a teoria não esteja correta, ganha-se sempre conhecimento a refutá-la :D
Segundo esta teoria, existem 11 dimensões no total.
Não é possível (ainda) saber se existem deveras as cordas porque elas são demasiado pequenas para serem encontradas com os instrumentos de que dispomos atualmente :D

O princípio da incerteza de Heisenberg (provavelmente, porque não estudei teoria de cordas para o saber, sou só um estudante do 10º ano xD) está intimamente ligado com a teoria de cordas e a teoria-M, pois ambas se baseiam no mundo quântico, onde o princípio da incerteza é um grande factor :P
Quanto à teoria de Evolução, também é uma que me parece ser correta pela simplicidade e elegância que tem, e é capaz de explicar praticamente todos os fenómenos de evolução e desenvolvimento da vida, mas isto já não é bem do domínio da Física. :D

O que queres dizer com o universo se mover a 2d? :roll: Acho que não entendi bem a questão.

Btw: desculpem se cometi algum erro científico, ainda sou verdinho :lol:
"A pencil and a dream can take you anywhere." - Joyce A. Myers
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Mar 18, 2012 10:39 pm

Mensagempor van_drack em Segunda Abr 16, 2012 1:54 pm

Sim, vim para aqui falar do darwin e tal, mas isso já diverge muito.. Mas ando com essa ideia, e aproveitei para falar aqui, muito pela interpretação de Copenhaga.

Imaginemos, a consciência tem um papel importante em tudo, se uma mente consciente não estiver a assistir parece que acontecem várias realidades simultaneamente até que apareça um espectador. Se isso é mesmo verdade, então temos de pensar que talvez a mente consciente tem um papel importantíssimo no universo, de tal importância que o cérebro humano é o melhor exemplo que temos de quantic entanglement.

Já ouvi falar da M-theory, um bocado complicada, e sinceramente não a entendo a 100%, se bem que pelo que sei, está bem pensada, mas infelizmente quase impossível de provar a existência de outras dimensões fisicamente.
van_drack
gluão
gluão

Mensagempor xpt0x em Terça Abr 17, 2012 8:23 pm

van_drack Escreveu:Sim, vim para aqui falar do darwin e tal, mas isso já diverge muito.. Mas ando com essa ideia, e aproveitei para falar aqui, muito pela interpretação de Copenhaga.

Imaginemos, a consciência tem um papel importante em tudo, se uma mente consciente não estiver a assistir parece que acontecem várias realidades simultaneamente até que apareça um espectador. Se isso é mesmo verdade, então temos de pensar que talvez a mente consciente tem um papel importantíssimo no universo, de tal importância que o cérebro humano é o melhor exemplo que temos de quantic entanglement.

Já ouvi falar da M-theory, um bocado complicada, e sinceramente não a entendo a 100%, se bem que pelo que sei, está bem pensada, mas infelizmente quase impossível de provar a existência de outras dimensões fisicamente.

Também acho o fenómeno do quantic entanglement bastante interessante e curioso, mas a nível microscópio é tudo incrivelmente estranho e novo :lol:

Há por aí uma espécie de série divida em três episódios, bastante boa por sinal, que dá umas noções do que a M-theory é e o que ela representa, entre outras coisas. Não me recordo bem, pois já a vi há algum tempo, mas acho que se chamava qualquer coisa do tipo de Elegant Universe. É dos (senão O) documentário(s) que mais gostei até hoje :D

A questão da existência de um número superior de dimensões às 4 nas quais estamos habituados a navegar é realmente difícil de se atacar, mas não diria impossível porque o impossível de ontem é o trivia de amanhã :lol:
Mas se é fiável (matematicamente falando), é uma hipótese a levar a sério :D
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor van_drack em Terça Abr 17, 2012 8:49 pm

Eu ADORO o "Trough the Wormhole" apresentado pelo Morgan Freeman, e fala em muitas dessas coisas..

Mas tenho de ver onde posso arranjar esse do "Elegant Universe". Obrigado pla dica.. ;)
van_drack
gluão
gluão

Mensagempor xpt0x em Terça Abr 17, 2012 9:38 pm

Também vejo o Through the Wormhole sempre que posso, também o acho muito interessante :D
Gosto do estilo de questões abordadas na série, mais profundas e complexas :D
Cheguei a fazer o download das 3 temporadas, só que nunca vi os episódios todos por falta de tempo :lol:

Isso não é dificil de arranjar aí num sitezito qualquer de *cough* torrentz *cough* :mrgreen:
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor van_drack em Terça Maio 01, 2012 8:55 pm

Já vi o "Elegant Universe". Gostei bastante.. Mas nem explicaram como raio é que chegaram à meta das 11 dimensões, apenas disseram que era uma teoria do "tudo" e que para ela "funcionar" o universo tinha de ter 11 dimensões.. WoW, assim ainda alimentaram mais o meu scepticism, mas mesmo assim gostei, e vou ler mais sobre a M-theory.

Se alguém souber mais sobre esta teoria, gostaria de ler os vossos pensamentos.
Cumps
van_drack
gluão
gluão

Mensagempor tiagopeixoto em Quinta Maio 03, 2012 7:45 pm

A Teoria-M é, em termos de conceitos, talvez a mais elegante sobre o nosso Universo, embora eu ache que a Teoria da Relatividade é a mais brilhante, do ponto de vista humano, visto que foi desenvolvida não com o poder do LHC, mas sim com o poder da mente humana, o que é fascinante. :D

Já agora, porque é que pões em causa a Teoria da Evolução de Darwin? (não querendo desviar-me da Física, mas fiquei um pouco intrigado quando li o que escreveste).
Olá, sou o Tiago e estudo Física para acertar com bolas de papel dentro dos caixotes do lixo. Cálculo vetorial rules.
tiagopeixoto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jul 17, 2011 10:39 pm

Mensagempor van_drack em Domingo Maio 06, 2012 11:56 am

Acho que a Consciência humana tem um papel demasiado importante no nosso meio para termos evoluído "das pedras".

Um bom exemplo disto é a interpretação de Copenhaga.

Há quem diga que evoluímos do "Ape" (chimpanzés, gorilas etc), mas eu sou da opinião que o "Ape" actual é o resultado de uma linhagem evolutiva paralela, que é similar/parecida aos humanos.

O facto de uma espécie evoluir de outra, não significa que a espécie anterior tenha que deixar de existir. Caso contrário, não deveriam existir anfíbios, répteis nem invertebrados em geral.
van_drack
gluão
gluão

Mensagempor tiagopeixoto em Domingo Maio 06, 2012 2:00 pm

Quanto à segunda afirmação, baseada na Interpretação de Copenhaga, estou de acordo contigo.
Quanto à primeira, deixa-me fazer-te uma pergunta: já alguma vez leste "O Erro de Descartes" de António Damásio?
Olá, sou o Tiago e estudo Física para acertar com bolas de papel dentro dos caixotes do lixo. Cálculo vetorial rules.
tiagopeixoto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor van_drack em Segunda Maio 07, 2012 1:21 pm

Nunca li.. É aconselhado?

Agradeço que expliques, se der, se não der depois de ler falamos! :P

PS: Pelo que li nalgumas páginas na web (uma procura rápida agora à pressa) parece ter algo haver com a "Consciência Global", certo? Ainda tenho de estudar mais esse tema, pois é algo que me "intriga".
van_drack
gluão
gluão

Mensagempor tiagopeixoto em Segunda Maio 07, 2012 4:12 pm

Sim, aconselho-o a toda a gente, e então se a pessoa tiver curiosidade como tu, é uma leitura obrigatória quase. :D
O livro é excelente, não só do ponto de vista científico, como também filosófico e até sociológico. Apresenta uma teoria desenvolvida pelo próprio Damásio que explica a influência das emoções na razão e na decisão humana, relatando os seus próprios casos clínicos (é Neurologista na Califórnia,se não me engano). No entanto, dá-nos uma grande visão sobre a evolução do nosso cérebro, e ajuda a conciliar a Teoria de Darwin com a nossa complexa consciência.

Se quiseres, podemos discutir mais profundamente o assunto, mas não me parece que o Quark seja o local mais apropriado, visto que não se trata de Física. Podes-me contactar por mensagem pessoal ou e-mail.

Boa leitura.
tiagopeixoto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor wilton em Terça Jul 10, 2012 1:23 am

Falando um pouco sobre o tema do tópico:

- 'Contar tempo' significa contar ciclos energéticos (como o spin da Terra).

- Não existe nenhuma 'dimensão espacial'. Isto é invenção do homem para poder quadricular e 'cubar' o mundo de forma a poder manipulá-lo melhor.

- Nada existe que seja uni ou bidimensional, tudo o que existe é 'tridimensional' (ou não existe).

Dúvidas?
wilton

Registado: Sábado Jul 07, 2012 12:02 am

Mensagempor van_drack em Quarta Jul 11, 2012 12:07 am

Não há nem pode haver.. ;)
van_drack
gluão
gluão

Mensagempor ajcoelho em Quinta Jul 12, 2012 5:46 pm

Estão a falar de algum destes documentários?

http://www.youtube.com/watch?v=yKcbOBTDC7Y

http://www.youtube.com/watch?v=kxraG_20yjE

Fiquei com curiosidade relativamente à teoria M e fui pesquisar e achei estes dois docs. Vale a pena ver?
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Próximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes