Teoria da Relatividade

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Teoria da Relatividade

Mensagempor chicoalmeida em Domingo Abr 08, 2012 5:35 pm

Olá a todos! :D
Noutro dia reparei que, depois de ter comido a fruta num prato :lol: , quando aproximava o garfo das bolhas de ar que se encontravam sobre o líquido da fruta, elas aproximavam-se do garfo. Mais tarde, experimentei com bolhas de sabão, de tamanho suficientemente pequeno, sobre uma camada muito fina de líquido e, ao aproximar o garfo e outros objetos, sem tocar nas bolhas, verifiquei, como era de esperar, a mesmo situação. Pensei sobre o assunto e reparei que o garfo provocava uma deformação no líquido, quando se encontrava em contacto com ele (não sei se estou a ser esclarecer bem a imagem). Esta deformação pareceu-me semelhante à curvatura do espaço-tempo provocada pela matéria.
É esta uma analogia da curvatura do espaço-tempo? As bolhas aproximam-se do garfo devido à "deformação" provocada pelo garfo no líquido -pela mesma razão que uma bola se aproxima de outra maior num lençol que não toca o chão (o famoso exemplo do lençol)- ou há outro fenómeno que me está a passar ao lado? Não me dei ao trabalho de calcular as forças entre os corpos, usando massas hipotéticas, claro, porque acho que não são suficientes para se atraírem. Admito que fui preguiçoso em não confirmar :lol:
Obrigado desde já :D
chicoalmeida
gluão
gluão

Registado: Domingo Mar 04, 2012 11:51 am

Re: Teoria da Relatividade

Mensagempor tiagopeixoto em Segunda Abr 09, 2012 9:37 am

Eu já tinha reparado num fenómeno parecido quando, numa grande malga de leite, disponho os cereais dos lados e, quando coloco a ponta da colher no meio, os cereais aproximam-se desta.
Olá, sou o Tiago e estudo Física para acertar com bolas de papel dentro dos caixotes do lixo. Cálculo vetorial rules.
tiagopeixoto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jul 17, 2011 10:39 pm

Mensagempor smeneses em Segunda Abr 09, 2012 10:51 am

Penso que isso terá a ver com a tensão superficial desse líquido. Se tiveres um copo com água, consegues ver que a água tenta "subir" as superfícies interiores do copo, ou seja fica mais ou menos com uma forma de U. Se puseres um papelinho lá dentro, este vai fazer a mesma coisa e vai dirigir-se em direcção às paredes do copo como que movido por uma força invisível que não passa da tensão superficial. Penso que isto pode explicar esse fenómeno.

Um fenómeno interessante é causado pela adição de uma gota de sabão. O sabão faz diminuir a tensão superficial da água.
E=mc^2
Energy equals Milk Chocolate square
smeneses
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Nov 05, 2011 5:21 pm

Mensagempor chicoalmeida em Segunda Abr 09, 2012 5:06 pm

A tensão superficial deverá ser responsável pela forma em U ou semelhante, ao que eu chamei "deformação" :lol: , causada pelo objeto. Mas as bolhas aproximam-se do objeto, no meu caso o garfo :XD , por deslizarem nessa forma até ao objeto ou não?
E no caso do papel, este é "atraído" para as paredes porque é menos denso do que a água e ,como nas paredes a água "está mais acima", os papéis vão para lá. No caso que observei, as bolhas vão para pontos mais baixos :roll:
chicoalmeida
gluão
gluão

Mensagempor smeneses em Segunda Abr 09, 2012 5:48 pm

A densidade não é um factor importante. Um clip é muito mais denso do que a água e verifica-se o mesmo comportamento. A minha teoria é que a forma em U causa um desnivelamento. Este desnivelamento significa que um dos lados do objecto terá um nível de água mais alto, e esse lado será "puxado" pela tensão superficial da água nesse lado, e irá nesse sentido.
E=mc^2
smeneses
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor chicoalmeida em Terça Abr 10, 2012 9:16 pm

O clip vai ao fundo se não o colocares com cuidado. E quando se mantem à superfície, basta um movimento mais brusco na água e ele cai logo, precisamente por ser mais denso.
chicoalmeida
gluão
gluão

Mensagempor smeneses em Terça Abr 10, 2012 10:59 pm

Digo para a explicação do fenómeno. De facto, quanto mais denso e menor área tiver, mais difícil será pô-lo como queremos. :P
E=mc^2
smeneses
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor van_drack em Segunda Abr 16, 2012 1:58 pm

Podemos dizer que a parte de leite que está em contacto com o ar, age como uma membrana, assim, quando pomos a colher lá em cima, a membrana estica-se ficando a parte central mais em baixo, e por isso os cereais caiem até à colher (centro).
.: Um gato atómico tem 18 meias vidas? :.
van_drack
gluão
gluão

Registado: Segunda Abr 09, 2012 2:38 pm

Mensagempor rigillescherrer em Quarta Abr 18, 2012 7:27 pm

Creio que este fenômeno se chama efeito cheerios, acho que em um outro tópico também tinha perguntado sobre ele
Imagem \huge = \int
rigillescherrer
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Set 05, 2010 8:56 am

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante