Propagaçao de erros

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Propagaçao de erros

Mensagempor jos_moreira em Segunda Fev 27, 2012 4:47 pm

Tenho uma dúvida que diz respeito ao tratamento de dados experimentais:

Vou fazer uma experiencia para a determinaçao experimental dos circuitos equivalentes de thevenin e norton.
Vou ligar um circuito linear incognito a uma dada resistencia medir o potencial nos terminais da resistencia e a corrente que por ela passa.
As minhas questoes sao as seguintes:

Vou ter que usar duas resistencias diferentes para tirar dois pontos diferentes e assim poder calcular Rth e Vth fazendo os calculos chego as formulas para Rth e Vth:

seja V1 a ddp nos terminais da resistencia1, I1 a corrente que passa por ela
seja V2 a ddp nos terminais da resistencia2, I2 a corrente que passa por ela

Rth=(V1-V2)/(I1-I2)

Vth=V1+I1Rth

Agora para calcular os desvios padroes das medidas bem como a média de Rth Vth devo usar as equaçoes de propagaçao de incertezas.(admitindo que erros tem distribuiçao normal em torno do valor médio das mediçoes etc...)

A minha primeira questao é: Tenho alguma razao para acreditar que a covariancia do conjunto de quaisquer duas destas variaveis(V1;V2;I1;I2) deve ser zero?

Como devo calcular as covariancias ? usando a formula por ex cov(V1,I1)=E((V1-E(V1))(I1-E(I1))) calculando (V1-E(V1))(I1-E(I1)) para todas as combinaçoes de pontos (V1,I1) e fazendo a média disto?

Posso para Rth criar duas variaveis A=V1-V2 e B=I1-I2 e calcular E(A) e E(B) var(A) e var(B) pelas equaçoes de propagacao de incertezas e fazer o mesmo para Rth agora usando a formula Rth=A/B ?
Ou desta formula vou perder precisao nas estimativas uma vez que as eq de propagaçao de incertezas sao aproximaçoes e desta forma farei duas aproximaçoes em vez de uma.

Obrigado desde ja pela ajuda.

Jose Moreira
jos_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Abr 21, 2009 4:25 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes