Espelho circular

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Espelho circular

Mensagempor rigillescherrer em Quinta Jan 19, 2012 3:08 pm

Estive pensando, se pegássemos um espelho que fosse uma semicircunferência (considerando um caso de duas dimensões) e apontássemos um feixe de luz tal como está no anexo (sempre perpendicular a tangente do ponto K), e assim fossemos aproximando o feixe até o ponto A o máximo possível sem tira-lo do espelho (como se fosse\displaystyle\lim_{reta\rightarrow A} ou alguma coisa assim) qual seria a trajetória dele? (Só espero que isso não acabe sendo igual a um daqueles problemas malucos que eu postava)
Anexos
reflexões.png
reflexões.png (223.9 KiB) Visualizado 1084 vezes
Imagem \huge = \int
rigillescherrer
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Set 05, 2010 8:56 am

Re: Espelho circular

Mensagempor ruifm em Quinta Jan 19, 2012 11:47 pm

numa primeira analise, se o feixe conseguisse de facto incidir no ponto A:
Hipotese 1: pela lei da reflexão, o angulo.incidencia=angulo.reflexao=90º. Como não existe nenhum ponto do espelho onde reincidiria o feixe reflectido, ele simplesmente desaparecia?
Hipotese 2: observamos que a angulos de incidencia cada vez maiores, o raio reflectido vai atingir um ponto cada vez mais proximo de A, chamemo lhe de A'. então:
$\underset{\theta \to \frac{\pi }{2}}{\mathop{\lim }}\,d(A;A^{\prime})=0$
Assim como todos os raios reflectidos subsequentemente. Logo, na situação mencionada o feixe percorreria todo o espelho, porque ocorreriam infinitas reflexões deste tipo, em todos os pontos do espelho (perfeitamente polido):
Sugestão: testar as 2 hipoteses com laser altamente preciso e um espelho muito bem polido, e ver se rebemos um feixe vindo do ponto x=-A
Anexos
New Bitmap Image.jpg
New Bitmap Image.jpg (7.68 KiB) Visualizado 1051 vezes
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor smeneses em Sexta Jan 20, 2012 4:48 pm

Eu concordo com o Rui quanto à hipótese 2.

Para ser mais fácil de visualizar, podemos imaginar que o espelho é uma parede semicircular perfeitamente polida e o feixe de luz é a trajectória de uma bola ou qualquer corpo ideal que nela deslize. Experimentalmente, se jogarmos a bola nas condições mencionadas, verificamos que esta desliza ao longo da parede.

Não sei sei até que ponto esta analogia é válida, mas parece-me uma justificação lógica.

Visto de outra forma, quando o feixe de luz é enviado tal que passe pelo ponto K, sofrerá uma reflexão, mas à medida que nos aproximamos do ponto A, sofrerá 2, 3, etc, parecendo que quando se aproxima do ponto A, o número de reflexões se aproxime do infinito. Assim, o feixe luminoso "deslizará" pelo espelho tal como a bola desliza pela parede.
E=mc^2
Energy equals Milk Chocolate square
smeneses
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Nov 05, 2011 5:21 pm

Mensagempor ruifm em Sexta Jan 20, 2012 4:54 pm

smeneses Escreveu:Eu concordo com o Rui quanto à hipótese 2.

Para ser mais fácil de visualizar, podemos imaginar que o espelho é uma parede semicircular perfeitamente polida e o feixe de luz é a trajectória de uma bola ou qualquer corpo ideal que nela deslize. Experimentalmente, se jogarmos a bola nas condições mencionadas, verificamos que esta desliza ao longo da parede.

Não sei sei até que ponto esta analogia é válida, mas parece-me uma justificação lógica.

Visto de outra forma, quando o feixe de luz é enviado tal que passe pelo ponto K, sofrerá uma reflexão, mas à medida que nos aproximamos do ponto A, sofrerá 2, 3, etc, parecendo que quando se aproxima do ponto A, o número de reflexões se aproxime do infinito. Assim, o feixe luminoso "deslizará" pelo espelho tal como a bola desliza pela parede.

Boa analogia! Seria interessante conserguirmos comprovar experimentalmente a hipotese em Coimbra, por exemplo. Basta pensarmos em bolas como fotoes, e vemos que o fenonemo é identido. Alias a reflexão da bola numa parede curva segue as mesmas leis da reflexão que um feixe de luz.
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante