Saltos bola de ping pong

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Re: Saltos bola de ping pong

Mensagempor Bruno Oliveira em Terça Jan 17, 2012 9:09 pm

Sempre ao dispor :P

Como já te disse, aqui no fórum está tudo mesmo, é só vasculhar :wink:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor filipematos em Terça Jan 17, 2012 9:13 pm

Eu acho que resolvi o problema utilizando as energias!!! E acho que me dava só e^2, mas tenho que voltar a fazer porque perdi a resolução :s
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Mensagempor ruifm em Quarta Jan 18, 2012 5:45 pm

filipematos Escreveu:Eu acho que resolvi o problema utilizando as energias!!! E acho que me dava só e^2, mas tenho que voltar a fazer porque perdi a resolução :s

ya ta certo. que estupidez eu no ultimo passo cortei mal os gs. dá apenas e^2 e não \frac{e^2}{g}
E sim realmente pelas energias é tão mais simples. Faz-se em 2 passos com 2 equações. Estou tão habituado a usar equações do movimento que já não quero outra coisa xD.
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor filipematos em Quarta Jan 18, 2012 8:20 pm

Eu dantes também ia sempre pelas equações, mas a minha stora resolvia sempre pelas energias, até que me fartei de complicar sempre demais... Agora quando as energias dão é sempre melhor!!! Mas gosto mais de resolver com as equações :)
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Mensagempor jonal3000 em Sexta Fev 17, 2012 9:01 pm

Saltos de bola de Ping-pong!
O que vai passar-se é isto, suponho:
Pressupostos fundamentais : Há dissipação de energia no choque da bola com o chão, mas no movimento ascendente e descendente de cada ressalto, verifica-se conservação de energia mecânica. Não há portanto qualquer dissipação no movimento do ressalto própriamente dito.
Considerando que a bola tem massa mb e o coeficiente de restituição é e, então, caindo de 2 m, e dado que ΔEc=ΔEp ,
1/2 *mb *V1^2 = mb *g*h1 e a bola atingirá o solo na 1ª queda com velocidade V1=√(2gh1 ). Teremos para V1 um valor 6.26 m/s >0.
Sendo, neste cawso, e definido por e=V2/V1 e, pelos considerandos anteriores, teremos que a velocidade inicial e final do 2º ressalto será V2= e*V1
Para o 3º ressalto teremos, semelhantemente: V3=e*V2………..V3=e^2*V1
Para o n-ésimo ressalto teremos: Vn = e^(n-1)*V1.
Se considerarmos bola parada como bola animada de velocidade vertical V=0 então, sendo V1>0 e e<0 tal só se verifica para n = ∞.
O problema ou tem esta “solução” ou carece de sentido se não tivermos parâmetros que definam quando é que a bola pode ser considerada parada.???
Consideremos, por curiosidade, um valor de e = 0.8. Qual a velocidade (inicial= final) no 5º ressalto?
Vn = e^(n-1)*V1…………..V5= 0.8^4*6.26 ……….. V5 = 2.56 m/s
A altura atingida no n-ésimo ressalto será hn=√((Vn^2)/g)
Portanto no 5º ressalto teremos: hn=√((Vn^2)/g) = √(〖2.56〗^2/9.8)=0.818 m

Será que estou correcto?????

jonal
jonal3000
gluão
gluão

Registado: Segunda Fev 13, 2012 6:05 pm

Anterior

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes