Física Moderna: travagem

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Física Moderna: travagem

Mensagempor videirinha99 em Quarta Nov 09, 2011 9:21 pm

O minha prof colocou uma questão sobre física moderna na aula. Assumo que esta área não é a minha especialidade mas fiquei bastante intrigada. Alguém consegue ajudar-me a resolver o problema?
Um automóvel desloca-se segundo uma trajetória rectilínea. O seu interior existem vários balões repletos de ar atmosférico ou hélio, fixos com um fio ao tecto e ao solo, respetivamente. O que acontecerá que o veículo travar repentinamente? Porquê?
Inês Videira
videirinha99
gluão
gluão

Registado: Terça Nov 08, 2011 5:37 pm

Re: Física Moderna: travagem

Mensagempor jap em Segunda Nov 14, 2011 10:54 pm

videirinha99 Escreveu:O minha prof colocou uma questão sobre física moderna na aula. Assumo que esta área não é a minha especialidade mas fiquei bastante intrigada. Alguém consegue ajudar-me a resolver o problema?
Um automóvel desloca-se segundo uma trajetória rectilínea. O seu interior existem vários balões repletos de ar atmosférico ou hélio, fixos com um fio ao tecto e ao solo, respetivamente. O que acontecerá que o veículo travar repentinamente? Porquê?

É uma pergunta clássica...:lol:
Já há aqui algures pelo fórum a resposta, sob a forma de uma experiência:

Acelerómetro de rolha
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor tiagopeixoto em Terça Nov 15, 2011 10:51 pm

Olá,
apenas me falta duas peças do puzzle. Gostaria de saber se esta consideração está correta.
1. Quando o carro está numa trajetória rectilínea, esta é uniforme e constante, logo o corpo não possuí aceleração, o seu momento linear é constante. Se o carro desacelera, ao travar, a sua trajetória altera-se para um movimento rectilíneo uniforme variado certo?

Consideremos que o MRU do carro é sob o vetor a (da esquerda para a direita).
Qual é a direção da força exercida no carro quando este desacelera?

PS: Professor, se eu tiver algum erro, peço desculpa,pois não estudei isto na escola, apenas estou a tentar aprender uns "extras" em Física. Já agora, se o Quark é para alunos do 11º e 12º, porque é que a minha escola (Ensino Básico), tem um cartaz deste projeto?
Obrigado!
Olá, sou o Tiago e estudo Física para acertar com bolas de papel dentro dos caixotes do lixo. Cálculo vetorial rules.
tiagopeixoto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jul 17, 2011 10:39 pm

Mensagempor tiagopeixoto em Quinta Nov 17, 2011 10:17 pm

Encontrei a resposta.

O MRU do carro dá-se em relação a uma referencial, a uma referência, que é a estrada. Quando este se movimenta sob o vetor a, os balões de Hélio também se movimentam em relação ao mesmo referencial. O carro desacelera porque é puxado o travão, existindo agora um vetor b (provocado pelo travão), que é igual ao a, porém, num sentido oposto. O vetor soma destes dois vetores é um vetor nulo, por isso, o carro pára em relação à estrada.
Porém, os balões não tem travões, e segundo o princípio da inércia, o movimento rectilíneo uniforme ou repouso de um corpo é constante até que uma força o altere, logo, os balões continuarão o seu movimento segundo o vetor a até alguma força alterar este movimento, neste caso, o vidro do carro por exemplo.

Assim, se o vetor a designa um MRU da esquerda para a direita, quando o carro pára, os balões irão-se mover da esquerda para a direita. Estou certo? :D
Olá, sou o Tiago e estudo Física para acertar com bolas de papel dentro dos caixotes do lixo. Cálculo vetorial rules.
tiagopeixoto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jul 17, 2011 10:39 pm

Mensagempor manuelbrandao99 em Sexta Jun 28, 2013 8:34 pm

tiagopeixoto Escreveu:Encontrei a resposta.

O MRU do carro dá-se em relação a uma referencial, a uma referência, que é a estrada. Quando este se movimenta sob o vetor a, os balões de Hélio também se movimentam em relação ao mesmo referencial. O carro desacelera porque é puxado o travão, existindo agora um vetor b (provocado pelo travão), que é igual ao a, porém, num sentido oposto. O vetor soma destes dois vetores é um vetor nulo, por isso, o carro pára em relação à estrada.
Porém, os balões não tem travões, e segundo o princípio da inércia, o movimento rectilíneo uniforme ou repouso de um corpo é constante até que uma força o altere, logo, os balões continuarão o seu movimento segundo o vetor a até alguma força alterar este movimento, neste caso, o vidro do carro por exemplo.

Assim, se o vetor a designa um MRU da esquerda para a direita, quando o carro pára, os balões irão-se mover da esquerda para a direita. Estou certo? :D

Os balões de hélio vão se movimentar no sentido da acelaração do carro, já que o ar passa a movimentar-se no sentido oposto e o hélio é menos denso do que o ar.
Vê este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=XXpURFYgR2E
manuelbrandao99
gluão
gluão

Registado: Segunda Jan 14, 2013 12:04 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes