Incerteza

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Incerteza

Mensagempor emanuel em Quarta Maio 18, 2011 8:47 pm

Geralmente na escola quando escrevemos a incerteza associada aos aparelhos analógicos, dizemos que é metade da menor divisão e que nos resultados obtidos podemos estimar um algarismo incerto. Tenho visto algumas resoluções experimentais, nas quais se considera a menor divisão da escala como a incerteza (dos aparelhos analógicos), qual o correcto?
emanuel
gluão
gluão
 
Mensagens: 10
Registado: Quinta Jan 14, 2010 11:13 pm

Re: Incerteza

Mensagempor tomegouveia em Quarta Maio 18, 2011 11:29 pm

Nos aparelhos analógicos, a incerteza é metade da menor divisão da escala. Nos aparelhos digitais, a incerteza é A menor divisão da escala.
"If I have seen further it is only by standing on the shoulders of giants."



FÍSICO QUÂNTICO:Um homem cego num quarto escuro, à procura de um gato negro que não está lá.
Avatar do utilizador
tomegouveia
down-Quark!
down-Quark!
 
Mensagens: 116
Registado: Quinta Jan 13, 2011 1:05 am
Localização: Braga/Minho

Re: Incerteza

Mensagempor hexphreak em Quinta Maio 19, 2011 8:20 pm

O Tomé tem razão. Nos instrumentos analógicos, a leitura é feita através de um mostrador que varia de forma contínua sobre uma escala. Quando o valor lido se encontra entre dois valores possíveis da escala, uma pessoa consegue em geral dizer se está razoavelmente mais perto de um ou outro; assume-se que esse arredondamento foi feito e que, portanto, no pior dos casos o valor escrito desvia-se do valor real por metade da menor divisão da escala. Nos instrumentos digitais, a incerteza é sempre a menor divisão utilizada, devido ao processo de quantização interna do instrumento (que não faz arredondamentos).

No entanto, é importante realçar que muitas vezes na prática não há uma diferença significativa entre uma incerteza de meia divisão e de uma divisão completa. Não está errado dizer que a incerteza de um aparelho analógico é uma divisão, simplesmente não é a incerteza mais restritiva possível. Para um cálculo rápido das incertezas de um resultado muitas vezes é suficiente.
Avatar do utilizador
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!
 
Mensagens: 1959
Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm
Localização: Maia/Porto


Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron