Sobre a energia do campo gravítico

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Sobre a energia do campo gravítico

Mensagempor bosco em Sábado Jan 29, 2011 7:16 pm

Eu suponho que a matéria prima do universo seja apenas campo gravítico. A partir dele se constrói a matéria nos locais de sua maior intensidade, e o espaço nas situações onde este campo é relativamente menos intenso. Penso portanto que: Tudo é Campo, campo gravítico.

Eu posso apresentar aqui vários argumentos que favorecem ou concordam com este raciocínio:

1- O campo gravítico é o único atributo físico diretamente proporcional à massa (inércia), mas não tem nenhuma relação com os outros aspectos materiais apresentados por esta massa.
2- A correspondência entre massa e energia em: E=mc²
3- A Lei de Gravitação Universal, é muito mais uma lei de campo, assim como a sua imagem e semelhança, a equação do campo elétrico, do que simplesmente uma relação entre força e matéria (massa), conforme inadivertidamente sugere (embora super correta) a segunda lei de Newton, onde F=m.a.
4- A equivalência plena entre massa inercial e massa gravítica.

Se estou certo, então a energia E=mc², é a energia total do campo gravítico, cuja inércia vale m. Se você não concorda, por favor me diga:

Qual é a energia necessária para se produzir um campo gravítico idêntico àquele encontrado numa massa m?
bosco
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jul 12, 2009 3:15 pm

Re: Sobre a energia do campo gravítico

Mensagempor Simbelmyne em Sábado Jan 29, 2011 9:23 pm

bosco Escreveu:3- A Lei de Gravitação Universal, é muito mais uma lei de campo, assim como a sua imagem e semelhança, a equação do campo elétrico, do que simplesmente uma relação entre força e matéria (massa), conforme inadivertidamente sugere (embora super correta) a segunda lei de Newton, onde F=m.a.

Tanto a lei da gravitação de Newton como a lei de Coulomb estão erradas. Funcionam à escala de tempo, distância e velocidade "normais", só. Mesma coisa para a segunda lei de Newton.
Simbelmyne
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Jan 09, 2008 7:58 pm

Re: Sobre a energia do campo gravítico

Mensagempor bosco em Domingo Jan 30, 2011 1:31 am

Simbelmyne Escreveu:Tanto a lei da gravitação de Newton como a lei de Coulomb estão erradas. Funcionam à escala de tempo, distância e velocidade "normais", só. Mesma coisa para a segunda lei de Newton.

Ser válido para escalas de tempo, distância e velocidade ditos "normais" já é um grande acerto. Melhor ainda que foram devidamente complementadas posteriormente.
O Raio de Schwarzschild: r= 2Gm/c², pelo aspecto de suas variáveis e constantes, até parece clássico. Nos dá a impressão de que dependeu totalmente de Newton, embora sua origem seja outra. A forma clássica de se determinar velocidade de escape coincidente com a velocidade c, surpreendentemente fornece o mesmo raio que o Raio de Schwarzschild fornece. São fatos tão atuais como este, que demonstram o poder de fogo daquelas leis "obsoletas". Até quando precisaremos delas?
Mariana, você tem demonstrado ser muito capaz, não disse isto para te contrariar, mas apenas para enaltecer oportunamente os aspectos clássicos da física. Tenho recebido muito bem todos os seu comentários. Eles me têm sido muito bons.
Finalmente para concluir, perceba que em meu raciocínio (tudo é campo), me utilizo do fato de que em ambas as leis (Coulomb e Gravitação Universal), existe como semelhança maior, um campo que as justifica. E que portanto, a massa que aparece numa delas, pode significar tão somente, a inércia que este campo oferece como resistência à variação da sua quantidade de movimento. Esta massa pode não ter nenhuma relação com os aspectos "materiais" ou de "substância", apresentados pela matéria. Estou substituindo a matéria, por campo gravítico, cuja inércia tem valor m.
bosco
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jul 12, 2009 3:15 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes