Velocidade Terminal

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Velocidade Terminal

Mensagempor pedromanuelt em Domingo Dez 12, 2010 3:06 pm

Olá

Tenho uma dúvida no primeiro problema que apareceu na fase regional do ano passado.
http://olimpiadas.fis.uc.pt/docs/2010/teorica_B_reg.pdf
Eu sei que muitos de vocês o acharão fácil mas de qualquer das maneiras

O problema diz que são atirados três objectos esféricos de raios 10cm, 3 cm e 3mm a uma altura de 273m. O problema também diz que, visto a resistência do ar não ser desprezavél, após algum tempo, quando esta se iguala à força gravítica, o corpo atinge uma velocidade constante, estando em movimento uniforme (tipo o salto do paraquedista). Finalmente, é-nos dada uma expressão para calcular a velocidade terminal dos corpos sabendo o seu raio, e tendo em conta que só é válida para aqueles com densidades semelhantes à da água (1g/cm3). O problema pergunta quais dos corpos chegarão ao solo, tendo em conta que os tecidos dos frutos apenas aguentam uma aceleração de 450m/s2 durante 30ms.

A minha dúvida está em como relacionar a expressão com os corpos, pois naõ percebi como isso poderá ter a ver com a densidade da água? cheguei até mesmo a pensar que como são frutos, os seus tecidos são constituidos por água mas mesmo assim fiquei na mesma. Será que alguem me poderia ajuda? :D
Electrons tend to get Bohr'ed when they feel they are getting lost
pedromanuelt
gluão
gluão

Registado: Domingo Nov 14, 2010 9:50 pm

Re: Velocidade Terminal

Mensagempor imo73 em Domingo Dez 12, 2010 11:29 pm

No que transcreveste aí do enunciado ocultaste informação, como a equação da velocidade terminal em função do raio.
A densidade do corpo interessa pois essa equação só é válida para corpos com densidade próxima da água.
Tendo a velociadade terminal do corpo, e sabendo o tempo que demora o seu embate com o solo, calcula-se a "desaceleração" sofrida pelo corpo nesse intervalo de tempo, e depois vê-se se o fruto consegue ou não resistir ao embate.
Desintegrar é a mesma coisa que derivar?!
imo73
gluão
gluão

Registado: Terça Jun 22, 2010 8:11 pm

Mensagempor pedromanuelt em Quinta Dez 16, 2010 8:48 pm

Certo eu omiti a equação pois não percebi como a poderia relacionar com os corpos visto que ela era so ser valida para aqueles com densidades proximas da água. E atenção, eu posso estar errado mas eu acho que o tempo indicado não é o tempo de queda (mas mais uma vez não tenho a certeza). E já agora não percebi a parte da desaceleração xD
EDIT: afinal o tempo de queda é mesmo 30ms...não sei como é que me passou ao lado xd..mesmo assim continuo a não sair do sitio
Electrons tend to get Bohr'ed when they feel they are getting lost
pedromanuelt
gluão
gluão

Registado: Domingo Nov 14, 2010 9:50 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Dez 17, 2010 12:37 pm

pedromanuelt Escreveu:Certo eu omiti a equação pois não percebi como a poderia relacionar com os corpos visto que ela era so ser valida para aqueles com densidades proximas da água. E atenção, eu posso estar errado mas eu acho que o tempo indicado não é o tempo de queda (mas mais uma vez não tenho a certeza). E já agora não percebi a parte da desaceleração xD
EDIT: afinal o tempo de queda é mesmo 30ms...não sei como é que me passou ao lado xd..mesmo assim continuo a não sair do sitio

Em boa aproximação, frutas e vegetais são constituidas em grande parte, por água...

E acho que, se eles dão a expressão e os raios médios, está mesmo a pedir para ser usada...

Depois acho que é fácil, uma vez tendo a velocidade, basta dividi-la pelo tempo de queda para saber a aceleração e comparar com os 450m/s^2... Se for maior que esse valor o fruto desfaz-se, caso contrário fica intacto...

Por outro lado, até se pode fazer uma previsão sobre qual dos 3 corpos se irá safar (em principio), baseando-nos apenas nos raios...
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante