Relação de dependência entre gravidade e eletromagnetismo

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Relação de dependência entre gravidade e eletromagnetismo

Mensagempor bosco em Quinta Nov 25, 2010 10:18 pm

Eu percebo que existe uma forte e estreita relação de dependência entre os campos gravitacionais e eletromagnéticos, que ocorre da seguinte forma:
Suponha que uma estrela solitária, subitamente passe a emitir luz muito mais intensa que aquela que emitia anteriormente.
Esse acréscimo na emissão de luz, promove uma perda conseqüente e imediata de energia da estrela que redunda em perda maior de massa própria. Esta perda de massa resulta na diminuição proporcional da força gravitacional.
Isto significa que o fóton emitido pela estrela ou qualquer objeto, sempre encontra à sua frente o campo gravitacional (originado pela estrela ou objeto), ligeiramente mais intenso do que aquele imediatamente atrás de si, fazendo perceber que a passagem do fóton coincide com a transição ou mudança de intensidade do campo gravitacional, de mais intenso para menos intenso, ao longo do tempo.
Tudo funciona como se a onda eletromagnética fosse sempre acompanhada de forma simultânea, por uma onda gravitacional de mesma intensidade.
Pode-se observar também que neste caso a energia capaz de realizar algum trabalho, e que está sempre associada ao fóton, impede que a onda gravitacional simultãnea reivindicada por mim, possa carregar qualquer energia.
Podemos reforçar este ponto de vista, considerando que este fóton ao ser absorvido por um objeto qualquer, resultará neste corpo, um consequente aumento de energia, expresso em aumento de massa e campo gravitacional, e que por conta disto, emitirá para o espaço à sua volta, uma onda gravitacional que informa a correção do valor original do campo gravitacional, anteriormente menos intenso.
Neste caso também (de absorção do fóton), a onda gravitacional respectiva não pode realizar trabalho, pois o aumento de energia deste corpo só se refere ao fóton recebido.
Dá para ver claramente nestes exemplos que uma onda eletromagnética sempre exige uma onda gravitacional simultânea, coincidente e de mesma intensidade, mas que pode existir onda gravitacional (que resulta da absorção de luz), que se desloca independente de uma onda eletromagnética. Este aspecto torna as onda gravitacionais mais fundamentais que as eletromagnéticas.
Me parece por conta disto que: "As ondas eletromagnéticas sempre são ondas gravitacionais"
Mas me parece também que: "Uma onda gravitacional nem sempre é uma onda eletromagnética"

Gostaria muito de conhecer a opnião do prezado leitor.
bosco
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jul 12, 2009 3:15 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes