Física III / Termodinâmica

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Física III / Termodinâmica

Mensagempor lveiga_slb em Terça Nov 02, 2010 12:20 am

Boas,

Estou a iniciar este tópico no ambito de conseguir responder a duas das três perguntas que vou em baixo citar, e que me deixam :

Resposta Obrigatória:
"Explique porque as pessoas que não estão habituadas aos países quentes e húmidos, quando os visitam sentem-se desconfortáveis."

Facultativas (isto é, tenho de escolher uma e responder):
"Dê a sua opinião: Quero exportar azeite para a Austrália. Consegui um comprador que encomenda 200.000 toneladas. Para ter mais lucro vou tentar atestar o navio até ao máximo da sua capacidade, evitando ter que fretar mais navios"

"Dê a sua opinião: A gasolina e o gasóleo que é comercializado deveria ser vendida como os gases, ou seja, pagamos pelo peso e nao pelo volume."
(Nesta ultima eu acho que é falso mas tenho de argumentar, nao sei...)

Se puderem ajudar agradeço....
lveiga_slb
gluão
gluão

Registado: Segunda Nov 01, 2010 2:39 pm

Re: Física III / Termodinâmica

Mensagempor lveiga_slb em Terça Nov 02, 2010 1:23 pm

Ah, em virtude das regras do forum passo a dizer que nao se trata de TPC's ou questões de avaliação... O prof mandou pesquisar acerca disto e eu como n encontro nada em especial recorri a este forum, portanto n estou a violar nenhuma regra por vós imposta...
Cumprimentos
lveiga_slb
gluão
gluão

Registado: Segunda Nov 01, 2010 2:39 pm

Re: Física III / Termodinâmica

Mensagempor Dynamis em Terça Nov 02, 2010 11:40 pm

A questão da gasolina e do diesel é interessante... São ambos vendidos à unidade de volume (€/l) e não de massa (€/kg), mas os seus valores de massa específica (kg/m^3) são diferentes, superior no caso do diesel. A densidade energética por volume (kWh/l) do diesel também é superior (daí a sua maior eficiência energética nos motores de combustão interna), mas a mesma já é inferior por massa (kWh/kg). Penso que o facto da formação dos preços ser feita tendo como referência o volume se deve sobretudo, a montante no processo produtivo, ao facto da unidade de petróleo ser o barril (aprox. 158 ou 159 litros consoante o sistema de unidades).

Diesel:
http://hypertextbook.com/facts/2006/Tat ... lova.shtml

Gasolina:
http://hypertextbook.com/facts/2003/ArthurGolnik.shtml
Dynamis
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 21, 2008 8:41 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes