Relâmpagos

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Relâmpagos

Mensagempor José_Marques em Quarta Set 01, 2010 9:03 am

Olá quarkónia :D
Depois de algum tempo desaparecido por estas paragens aqui venho eu com mais uma pergunta 8) . Ontem aqui pela minha cidade, a Covilhã, houve uma enorme trovoada. Isto fez-me relembrar uma dúvida que tive há uns tempos atrás. Na altura ao ler um artigo sobre este fenómeno atmosférico fiquei a saber que cada relâmpago "liberta" uma potência eléctrica de aproximadamente 100 MW. Dizia também que esta quantidade de energia é bastante considerável e que na rede eléctrica tal valor daria para alimentar energeticamente bastantes lares. A minha questão é por isso esta: é ou será possível aproveitar tal energia? e há perspectivas de serem desenvolvidas tecnologias para o aproveitamento desta energia?

Agora que estamos quase no fim das férias, espero que tenham sido boas e desejo uma óptima rentrée a todos. :D
Bosões - vencedores da primeira edição do mítico Quark!-mate

Pħysics rules!
José_Marques
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Jun 07, 2008 9:41 pm

Re: Relâmpagos

Mensagempor Dynamis em Quarta Set 01, 2010 10:37 am

É curioso. Já vi um projecto de aproveitamento de energia eléctrica desse tipo, mas não sei se é viável.

Em primeiro lugar, os relâmpagos nem sempre se formam no mesmo ponto geográfico, apesar de ser possível "estimulá-los"; em segundo lugar, a quantidade de energia não é muito significativa, pois, apesar da sua enorme potência (caudal) e voltagem, a energia (volume) é reduzida, visto que o tempo é mínimo (volume = caudal x tempo , ou seja, energia = potência x tempo).

Na Wikipedia até diz que a energia contida num relâmpago (média) é de 500MJ, ou seja, nem chega a 140kWh, o equivalente à energia mínima necessária para deslocar um automóvel normal, a uma velocidade normal, de Lisboa a Coimbra (200km). Tinham de se formar relâmpagos a todo o momento para que o aproveitamento energético fosse significativo. Só a barragem do Alqueva terá capacidade para uma potência máxima, em 2011, de 500MW (contínuos). Se um relâmpago desenvolver 100MW (?), isso dura apenas uma fracção de tempo mínima.
Dynamis
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 21, 2008 8:41 pm

Mensagempor José_Marques em Quarta Set 01, 2010 11:17 am

Desde já obrigado pela resposta :D

Sim eu também já tinha visto que a duração de um relâmpago é bastante curta logo a energia de um único relâmpago é pequena (E=Pxt). No entanto normalmente uma trovoada traz consigo bastantes relâmpagos e não apenas um e além disso em todo o mundo ocorrem inúmeras trovoadas todos os dias. Não começaria assim a ser viável o aproveitamento? (btw os aerogeradores de grande potência em Portugal têm uma potência máxima de 1MW embora claro seja contínuo) Quanto à questão da dispersão geográfica dos vários relâmpagos, não seria possível criar uma espécie de "super pára-raios" com elevado potencial eléctrico de modo a "obrigar" quase todos os relâmpagos até uma dada distância a descarregarem ali?

Esta questão deixa-me bastante interessado porque sou um grande adepto das energias renováveis e sempre que ouço falar de uma nova possibilidade de aproveitamento energético como este que ainda não está a ser explorado fico bastante curioso sobre se será realmente possível aproveitar estes fenómenos naturais na produção energética. :D

Pħysics rules!
José_Marques
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Jun 07, 2008 9:41 pm

Mensagempor hexphreak em Quarta Set 01, 2010 1:06 pm

Há alguma investigação nesta área, como disse o Dynamis, já desde há vários anos. Aliás, podes considerar que a primeira experiência que tentou capturar energia de um relâmpago foi idealizada (embora provavelmente não concretizada) por Benjamin Franklin, que teria atado um pára-raios a um papagaio (não o animal, obviamente) com um fio condutor ligado a uma garrafa de Leiden, um dos primeiros modelos de condensador, em terra.

Não sei, no entanto, até que ponto é viável, principalmente devido aos factores referidos pelo Dynamis. Como não conheço em detalhe nenhum projecto destes, o melhor será procurares no Google (o Scholar deve ter alguns resultados interessantes) por artigos da área e discussões sobre a sua viabilidade.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor José_Marques em Quarta Set 01, 2010 7:18 pm

Obrigado Henrique :D

Pħysics rules!
José_Marques
bottom-Quark!
bottom-Quark!