Mas afinal quantos estados da matéria existem?

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Mas afinal quantos estados da matéria existem?

Mensagempor inescarolina em Quinta Jul 15, 2010 9:29 pm

Existem diversas discussões sobre quantos são afinal os estados da matérias. São vulgarmente conhecidos 3 (sólido, líquido e gasoso), mas existem discussões que referem por exemplo 4 (sólido, líquido, gasoso e plasma) ou 15 ( sólido, sólido amorfo, líquido, gasoso, plasma, superfluido, supersólido, matéria degenerada, neutrónio, matéria fortemente simétrica, matéria fracamente simétrica, plasma quark-guón, condensado fermiónico, condesado de Bose-Einstein e matéria estranha).

O que me dizem destas discussões? E afinal quantos são os estados da matéria? :?
inescarolina
gluão
gluão

Registado: Quarta Jul 07, 2010 11:07 pm

Re: Mas afinal quantos estados da matéria existem?

Mensagempor jap em Quinta Jul 15, 2010 9:35 pm

Depende do que considerares ser "estado da matéria". Este conceito não está bem definido (os inglesesz disem ill-defined). Do ponto de vista da linguagem rigorosa da Termodinâmica (ramo da física que trata destes assuntos), "estado da matéria" é um termo que tende a ser evitado...

Por exemplo, em linguagem rigorosa da termodinâmica diríamos: no ponto triplo da água coexistem as três fases (líquida, sólida e gasosa).

Como o termo "estado da matéria" é mal definido, tando podemos dizer que existem 4 estados distintos ou 15! :lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Mas afinal quantos estados da matéria existem?

Mensagempor inescarolina em Quinta Jul 15, 2010 9:48 pm

Obrigada *
Já posso afirmar que existem 15 estados da matéria desde que justifique . Uma justificação do género ''Sim, existem 15 estados da matéria. Apenas depende do que consideras um estado da matéria, visto que este ainda não foi defenido..'' Assim já sinto que não estou a dizer asneira :)
inescarolina
gluão
gluão

Registado: Quarta Jul 07, 2010 11:07 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes