na resolução de um problema aparentemente simples surgiu me uma duvida que tenho alguma dificuldade em resolver, a o problema é o seguinte tem se um fio condutor de um dado comprimento e espessura, solda-se esse mesmo fio a outro de menor espessura e maior comprimento, depois entre outras coisas pergunta qual a intensidade da corrente no fio mais estreito sabendo que a corrente no de maior espessura e um dado valor.
bem, admitindo um condutor filiforme em que o vector densidade de corrente é paralelo ao campo I=JS onde J é intensidade de corrente, a minha questão é: na passagem de um fio o que se mantem? será I ou J isto é: a velocidade de "drift" dos electrões será a mesma nos dois fios? Baseando no facto de que a resistencia é inversamente proporsional a area de secção recta do tubo parece-me que como neste caso V=RI entao I varia de um fio para o outro porém caso isto esteja correcto o que é que isto quer dizer? visto que os portadores de carga não sentem uma variação da velocidade o que lhes acontece circularam mais juntos uns dos outros?