Intensidade de corrente

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Intensidade de corrente

Mensagempor jos_moreira em Quinta Maio 13, 2010 8:38 am

na resolução de um problema aparentemente simples surgiu me uma duvida que tenho alguma dificuldade em resolver, a o problema é o seguinte tem se um fio condutor de um dado comprimento e espessura, solda-se esse mesmo fio a outro de menor espessura e maior comprimento, depois entre outras coisas pergunta qual a intensidade da corrente no fio mais estreito sabendo que a corrente no de maior espessura e um dado valor.
bem, admitindo um condutor filiforme em que o vector densidade de corrente é paralelo ao campo I=JS onde J é intensidade de corrente, a minha questão é: na passagem de um fio o que se mantem? será I ou J isto é: a velocidade de "drift" dos electrões será a mesma nos dois fios? Baseando no facto de que a resistencia é inversamente proporsional a area de secção recta do tubo parece-me que como neste caso V=RI entao I varia de um fio para o outro porém caso isto esteja correcto o que é que isto quer dizer? visto que os portadores de carga não sentem uma variação da velocidade o que lhes acontece circularam mais juntos uns dos outros?
jos_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Abr 21, 2009 4:25 pm

Re: Intensidade de corrente

Mensagempor jcarlos em Quinta Maio 13, 2010 10:34 am

O que se conserva sempre é a carga eléctrica, ou seja, a corrente eléctrica (a carga que passa por unidade de tempo numa determinada secção de fio). Se acrescentamos um fio em série estamos a aumentar a resistência do sistema e então temos de aumentar a diferença de potencial para manter a corrente constante, ou a diferença de potencial mantem-se constante e a corrente eléctrica vai diminuir. :x
Como pela conservação da carga a corrente eléctrica é constante então se a secção do fio diminui a densidade de corrente J tem de aumentar. Se os dois fios são do mesmo material o campo eléctrico também irá aumentar no fio mais fino. :shock:
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm

Mensagempor jos_moreira em Quinta Maio 13, 2010 11:30 am

bem eu penso q o problema diz q a intensidade da corrente no fio grosso depois de montado o circuito com o fio mais fino é tal...qual é a corrente que atravessa o fio mais fino, será portanto a mesma que no fio grosso será isso?
jos_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Abr 21, 2009 4:25 pm

Mensagempor jcarlos em Quinta Maio 13, 2010 12:37 pm

Sim, é isso, a corrente (a carga elécrica) não pode desaparecer para o nada ou ser criada a partir do nada. :)
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm

Mensagempor jap em Quinta Maio 13, 2010 7:39 pm

Em resumo: a intensidade de corrente I mantém-se constante ao passar de um fio para o outro, não a densidade de corrente J.

Porquê? Imagina a corrente eléctrica como um fluido incompressível. A corrente que passa por unidade de tempo em qualquer secção do circuito eléctrico constituído pelos dois fios de secção distinta ligados em série mantém-se constante, para não haver acumulação de carga em qualquer ponto. Dito isto, é evidente que sendo I constante, no fio de maior secção a densidade de corrente J = I/S é menor.
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes