A influência dos sismos no eixo da Terra

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

A influência dos sismos no eixo da Terra

Mensagempor Dynamis em Terça Mar 02, 2010 10:09 pm

NASA: "Chilean Quake May Have Shortened Earth Days"
http://www.nasa.gov/topics/earth/featur ... 00301.html

Cá está uma informação interessante do ponto de vista científico. Depois deste terramoto, o dia na Terra terá sido encurtado em 1,26 microsegundos! Ou seja, a esta taxa, daqui a cerca de 2 mil anos, o dia terá menos cerca de 1 segundo.

Uma pergunta de curiosidade pura:

Como se vai calibrar no futuro a duração de 1 dia? Só daqui a aproximadamente 7 milhões de anos é que o dia encurtaria 1 hora, de 24h para 23h, se se mantivesse a forma de medir a unidade de tempo (segundo) e a correspondência 1 dia=24h | 1hora=3600s. No SI, a definição de segundo é "the duration of 9,192,631,770 periods of the radiation corresponding to the transition between the two hyperfine levels of the ground state of the caesium 133 atom." (fonte: wikipedia).

O que acham que se fará para calibrar a duração de 1 dia?
Avatar do utilizador
Dynamis
bottom-Quark!
bottom-Quark!
 
Mensagens: 76
Registado: Quinta Fev 21, 2008 8:41 pm

Re: A influência dos sismos no eixo da Terra

Mensagempor jcarlos em Quarta Mar 03, 2010 9:54 am

O planeta Terra não é um relógio tão rigoroso como um relógio atómico :D Por isso é preciso fazer várias correcções, não só na duração do ano (como a existência dos anos bisextos) como na duração dos dias :shock: São assim, quando necessário, introduzidos os chamados "saltos de segundos" para que tudo bata certinho e não haja desfasamentos entre o dia solar e o "dia atómico". Uma explicação simples está em: http://en.wikipedia.org/wiki/Leap_second
A ideia é que a rotação da terra e o relógio atómico estejam certos a menos de 0,9 segundo. Não é nada mau :wink: A medição do tempo é um assunto fascinante :D
Avatar do utilizador
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!
 
Mensagens: 131
Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm

Re: A influência dos sismos no eixo da Terra

Mensagempor carlos.andre em Quarta Mar 03, 2010 11:11 pm

Interessante também será os efeitos que essas alterações ao eixo da Terra provocados por sismos possam ter no clima por exemplo ao fazem variar os ângulos de incidência da radiação solar ( ao longo de milhares de anos e de sismos claro) , como defende esta "Astronomical Theory of Climate Change" http://www.ncdc.noaa.gov/paleo/milankovitch.html :

Changes in the "tilt" of the earth can change the severity of the seasons - more "tilt" means more severe seasons - warmer summers and colder winters; less "tilt" means less severe seasons - cooler summers and milder winters.



A relação contrária também se encontra descrita em alguns sítios: http://www.newscientist.com/article/dn17657-global-warming-could-change-earths-tilt.html
Avatar do utilizador
carlos.andre
gluão
gluão
 
Mensagens: 14
Registado: Quinta Dez 31, 2009 7:08 pm

Re: A influência dos sismos no eixo da Terra

Mensagempor jcarlos em Quinta Mar 04, 2010 10:22 am

Quanto mais inclinado for o eixo da Terra mais extremas serão as estações do ano! Se ele não estivesse inclinado não existirão estações :o Assim qualquer variação dessa inclinação tem consequências sobre o clima.
Avatar do utilizador
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!
 
Mensagens: 131
Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm


Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron