Aquecer gelo

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Aquecer gelo

Mensagempor Bernardo em Quinta Fev 04, 2010 7:40 pm

Boa noite,

Se tivermos dois cubos de gelo com a mesma massa, volume e temperatura e os mergulhar-mos simultaneamente em dois recipientes, A e B, com água à temperatura ambiente e água a 90ºC, respectivamente, qual chega primeiro a uma temperatura 1ºC inferior à temperatura de equilíbrio da água do recipiente A com o gelo?

Obrigado desde já.
Bernardo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Out 27, 2008 9:53 pm

Re: Aquecer gelo

Mensagempor Ângela Guerra em Sábado Fev 06, 2010 3:01 pm

Talvez queiras reformular o teu post, pois viewtopic.php?f=7&t=459
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Mensagempor Bernardo em Sábado Fev 06, 2010 5:47 pm

:oops: A pergunta não é trabalho de casa nem nada do género. No outro dia, o meu irmão disse-me que ele e uns colegas discutiram, ignorando as complicações bioquímicas, se era mais rápido descongelar carne congelada com água fria ou água quente. Eu disse-lhe que, na minha opinião, considerava que até uma certa temperatura, a temperatura aproximada do equilíbrio térmico da água fria e da carne, era igual, porque embora a água quente tenha partículas mais energéticas, tem menos partículas por volume, portanto a transferência de calor deve ser algo semelhante à água fria, porque esta tem mais partículas a colidir com a carne, apesar de serem menos energéticas. Uns dias depois comecei a sentir que a minha explicação era ridícula e que a água quente, intuitivamente, devia aquecer a carne mais rápido, portanto decidi vir aqui perguntar xD...
Bernardo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor Ângela Guerra em Sábado Fev 06, 2010 8:35 pm

Ok, desculpa, o enunciado era meio confuso e nem pensei nele. Os líquidos são pouco compressíveis, o que significa que as alterações de temperatura não alteram significativamente a distância entre as partículas. Portanto, não me parece que em água fria haja muitas mais moléculas que no mesmo volume de água quente... Logo, ignorando que estarias a cozer a carne, xD, ela descongela mais rapidamente em água quente...
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Mensagempor Bernardo em Sábado Fev 06, 2010 8:46 pm

Ok, muito obrigado pela resposta :wink:
Bernardo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Voltar para Questões sobre Física